7.ª edição
ONLINE

Web Copywriting e Jornada do Herói: do storytelling à escrita persuasiva

Descrição

Escreve para o digital? Este curso foca-se no papel do copywriter na criação de conteúdos para a web, trabalhando técnicas que permitem escrever de forma persuasiva, clara e objetiva.
 
Ao longo de sessões, serão abordados os processos de criação de textos e headlines, a definição do avatar, a relevância da jornada do herói, e os passos essenciais para escrever copys vencedores. 
 
A articulação entre bases teóricas e desafios práticos permite trabalhar a escrita e desenvolver o pensamento criativo e estratégico em web copywriting. Os exercícios aplicados em contexto de aula reforçam a aprendizagem das ferramentas de copywriting para o meio digital.

Objetivos

No final da formação, o/a formando/a deverá ser capaz de:
 
- Planear e desenvolver conteúdos adaptados para a web de acordo com a jornada do Herói.
- Criar copys e headlines em contexto digital para promoção e divulgação de marcas, produtos e serviços.
- Adaptar a escrita persuasiva e o storytelling ao copywriting.
 
Mais especificamente, vai:
- Identificar os objetivos e as vantagens do web copywriting;
- Desenhar e implementar ações estratégicas de copywriting;
- Gerir diferentes meios digitais;
- Entender a utilidade da construção de avatares para conteúdos web copywriting;   
- Pensar, criar e promover conteúdo otimizado para SEO;
- Fazer copywriting para atrair, converter e fidelizar clientes, com base no funil básico de vendas;
- Organizar e hierarquizar informação.  
 

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao Copywriting 
Conceito de copywriting
O que é o copy, quem é o copywriter
Anatomia do copy: da headline ao body
O Funil no copywriting  
 
2. Introdução à Jornada do Herói 
A Jornada do Herói
Hierarquia da informação
Características vs benefícios
Tom, estilo e personalidade  
 
3. Escrever 
O conceito e o storytelling.  
Título ou 1ª impressão
Tamanho do texto
Ritmo e Clareza
Call to action  
 
4. Afinar para a Web 
Websites
Landing pages
SEO
E-mail marketing  

As melhores ferramentas de IA para copywriting

Inteligência Artificial e SEO: como elevar a pesquisa de keywords

 

Pré-requisitos

Sendo um curso online, necessitará de um computador com ligação à internet, webcam e microfone.

Formadores

RICARDO GRILO -   Formador em marketing, criatividade e comunicação. Especialista em Marketing Digital na Jscrambler. Foi coordenador de Marketing Internacional na Laskasas S.A. Licenciado em Ciências da Comunicação, especialização em Informação e Jornalismo, pela Universidade do Minho; Pós-graduado em Comunicação, Media e Justiça, pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Doutoramento em Marketing e Estratégia, pelas Universidades de Aveiro, Braga e Beira-Interior.

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.