2.ª edição
Programa Executivo

Inteligência Emocional

Descrição

O que fazemos com as emoções define os nossos resultados!


  • A Inteligência Emocional foi considerada o preditor mais forte de desempenho, explicando 58% do sucesso em todos os tipos atividades profissionais, de entre 34 competências essenciais no contexto de trabalho (Talent Smart)
  • A Inteligência Emocional está entre as 10 competências mais procuradas e estará pelo menos até 2025. (Fórum Económico Mundial)
  • A procura por competências de inteligência emocional crescerá 26% até 2030 (McKinsey);
  • 75% dos gestores de pessoas têm em conta a inteligência emocional para tomar decisões sobre promoções e aumento de salários dos funcionários. (Lee Hecht Harrison Penna)
  • Profissionais que têm gestores com elevada inteligência emocional apresentam 4 vezes menos intenção de sair da organização do que os que têm gestores com baixa inteligência emocional. (Gallup Institute)
  • As competências sociais e emocionais foram quatro vezes mais importantes do que o QI na determinação do sucesso profissional e prestígio (Feist & Barron, 1996)
  • Apenas 22% dos líderes têm um nível forte de inteligência emocional (Korn Ferry)
  • 71% dos empregadores valoriza mais a inteligência emocional do que o QI (CareerBuilder)
  • 75% das carreiras fracassam por motivos relacionados com competências emocionais, incluindo incapacidade de lidar com problemas interpessoais ou liderança de equipa insatisfatória em momentos de dificuldade ou conflito (The Center for Creative Leadership).


Todas as competências de inteligência emocional podem ser desenvolvidas, a qualquer momento, para atingir mais e melhores resultados, nos diferentes contextos de vida.


"Não somos máquinas de pensar, somos máquinas de sentir que pensam." 
António Damásio

Objetivos

O programa executivo em Inteligência Emocional tem como finalidade contribuir para que os participantes elevem o seu nível de inteligência emocional, através de uma abordagem que integra uma componente teórica e, sobretudo, uma componente prática, com treino de ferramentas comprovadas, para aplicação imediata nas diferentes áreas e contextos de vida.


Os participantes ficarão habilitados a:

  • Compreender o que são emoções;
  • Identificar emoções em si e nos outros, através de uma maior consciência corporal e observacional;
  • Utilizar estratégias para regular as emoções, estabelecendo relações intra e interpessoais construtivas;
  • Utilizar estratégias de motivação consigo e com os outros;
  • Estabelecer relações interpessoais empáticas, promovendo interações positivas e saudáveis;
  • Gerir conflitos de forma equilibrada, contribuindo para um ambiente humano saudável e produtivo
  • Comunicar de forma autêntica e não violenta, atendendo aos estados emocionais e necessidades próprias e das outras pessoas;
  • Influenciar positivamente as pessoas, utilizando técnicas de aproximação entre pontos de vista diferentes;
  • Estabelecer conversas difíceis com eficácia, gerando valor para todas as partes envolvidas.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER


Autoconsciência 

Quando somos capazes de observar os nossos pensamentos e emoções e nomeá-los, sem julgamento e com amor.  É a habilidade para identificar os nossos recursos e estados internos, perceber o que nos afeta ou potencia para melhor desempenho pessoal e profissional.

Autogestão emocional

A autogestão emocional preconiza sermos capazes de gerirmos as nossas emoções para fazermos melhores escolhas, deixarmos de ter atitudes impulsivas, mesmo em ambientes de hostilidade e stress.

Consciência social

É a capacidade que temos para detetar corretamente as emoções nos outros e para compreender o que se está a passar com eles, mesmo quando não estamos a sentir o mesmo. Permite-nos interagir de forma mais eficaz, conseguindo adaptar a nossa comunicação conforme a informação que recebemos.

Otimismo

Alinhar o nosso trabalho e a nossa vida, com os nossos valores e o nosso propósito. Capacidade de gerar entusiasmo, energizar e motivar-nos a nós e aos outros.

Gestão das relações

É a capacidade para usar com consciência as nossas emoções e a dos outros, e de com isso, gerar interações com sucesso. Consegui-lo assegura-nos uma comunicação clara e um tratamento eficaz nos conflitos, cultivando relações de confiança.

Influência e liderança inspiradora

Capacidade para inspirar e liderar os outros, em direção a um objetivo comum de forma fluída, eficaz e compassiva.

Conteúdos Programáticos

1. Autoconsciência emocional

  • Alfabetização emocional
  • Emoções básicas
  • Autoconsciência comportamental


2. Autogestão emocional      

  • Estratégias práticas de regulação emocional
  • Estratégias de atenção plena
  • Gerar emoções a nosso favor


3. Consciência social

  • Linguagem facial e corporal
  • Empatia e Rapport
  • Estratégias práticas de consciência social


4. Otimismo

  • Alinhamento e valores
  • Resiliência e propósito
  • Estratégias de motivação


5. Gestão das relações

  • Gestão de conflitos
  • Investimento emocional dos conflitos
  • Comunicação não violenta


6. Influência e liderança inspiradora

  • Práticas de liderança com compaixão e benevolência
  • Lidar com conversas difíceis
  • Hábitos mentais


Metodologias

O programa executivo em “Inteligência Emocional” é uma experiência imersiva de desenvolvimento de competências. Mais do que partilhar e abordar conteúdos, este programa é uma experiência de transformação pessoal e profissional e de transformação das relações

Serão utilizadas, entre outras, metodologias pedagógicas e técnicas de transformação pessoal, tais como:

Autorreflexão:

A autoconsciência é a base da inteligência emocional. Ser capaz de identificar as suas emoções e o impacto que elas têm no comportamento é o primeiro passo para a transformação pessoal. É deixar de agir em piloto automático

Peer learning

Aproveitar um processo de desenvolvimento de competências implica aprender com tudo e com todos. Formadores excelentes são os que colocam ao serviço do grupo as experiências de todos os participantes, no sentido em que as mesmas sejam fonte de aprendizagem e crescimento para os restantes.

Peer coaching

A capacidade de ouvir conscientemente e ajudar os outros a explorar novos caminhos para o desenvolvimento das suas competências é, por si mesmo, um processo de desenvolvimento das suas próprias competências.

Aprendizagem experiencial

Baseia-se no pressuposto de que se aprende através da experiência (“Lean by doing”). Serão desenvolvidas experiências que permitam aos participantes integrarem, de forma profunda, os processos e as ferramentas abordadas ao longo da formação.

Destinatários

  • Técnicos e quadros superiores de organizações
  • Líderes de Equipas
  • Gestores de Startups e empresas de pequena e média dimensão
  • Empresários / Gestores
  • Gestores de Projetos
  • Psicólogos, médicos e terapeutas;
  • Gestores de recursos humanos;
  • Coaches e Consultores;
  • Professores, educadores e formadores;
  • Pessoas em geral (a inteligência emocional é uma área de competência relevante para todas as pessoas)

Formadores

Foto de Sílvia Cerqueira
Sílvia Cerqueira

Formadora | Consultora I Coach | Palestrante na área do desenvolvimento humano

Formadora, consultora, coach & palestrante em áreas do desenvolvimento humano, com experiência em intervenções dirigida a diversos públicos (profissionais de empresas, professores, pais e outros profissionais) em áreas como inteligência emocional, coaching, programação neurolinguística, análise de perfil comportamental, liderança, entre outras). Foi docente do ensino básico e secundário durante vários anos e formadora em escolas profissionais. Da sua licenciatura na área da Educação (Português e Alemão) veio-lhe o gosto e a consciência de que a sua missão passa por ajudar a desenvolver pessoas e, consequentemente, os contextos em que elas intervêm. Por isso, todo o seu percurso formativo subsequente está muito orientado neste sentido, nomeadamente uma Certificação Internacional em Coaching, a formação em Programação Neurolinguística, a Liderança e Inteligência Emocional (Certificação Search Inside Yourself da Google, Silva Life System, a Certificação Internacional em Análise de Perfil Comportamental, Mindfulness, Certificação em Inteligência Emocional Aplicada, entre outras). Adicionalmente, no sentido de desenvolver profissionais no domínio da Educação, fez formação na área do Coaching Educativo, bem como uma Certificação em Parentalidade / Educação Consciente, sendo membro da Academia de Parentalidade Consciente. De momento, colabora em vários projetos com a finalidade de promover o desenvolvimento de pessoas e organizações, através de processos e práticas como o coaching, a inteligência emocional e a liderança autêntica.

Foto de Paulo Silva
Paulo Silva

Formador | Consultor | Coach | Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional

Mais de 25 anos de experiência profissional na área do desenvolvimento humano e organizacional, como consultor, formador, coach e docente do ensino superior. Coordenou e interveio enquanto investigador em projetos (nacionais e internacionais) de investigação sobre competências, perfis profissionais e formação. É autor e co-autor de publicações na área do desenvolvimento humano. Implementou, enquanto docente e formador, milhares de horas de formação, para milhares de pessoas com diferentes perfis (dirigentes, líderes de equipas, gestores de projeto, técnicos especializados, …) nas áreas da Gestão de Recursos Humanos e de Desenvolvimento Humano, com particular destaque para a liderança emocional. Tem um mestrado em Gestão de Recursos Humanos e uma Licenciatura em Educação pela Universidade do Minho. Tem uma Certificação Internacional em Coaching pela International Coaching Communnity (ICC) e Certificação Internacional em PNL (Programação Neuro Linguística) pelo Instituto Holandês de PNL (NTI-NLP). É certificado internacionalmente como Analista de Perfil Comportamental DISC pelo InterDisc International.

Testemunhos

“Gratidão pela aprendizagem e pela tomada de consciência de muitas coisas.”
Gabriel Andrade (Backoffice)

“Maravilhoso. Muita aprendizagem, muita partilha, com um grupo fantástico e uma formadora fantástica.”
Sofia Oliveira (Fisioterapeuta)

“Saio daqui mais seguro e mais confiante.”
Ricardo Castro (Diretor de operações)


Informação Extra

LOCAL DA FORMAÇÃO:
Mosteiro de Tibães, Braga
O local escolhido está em congruência com a metodologia a utilizar na implementação do programa, onde se privilegiará a dimensão prática, de contacto com o exterior e onde os participantes possam desfrutar de uma experiência de desenvolvimento de competências que está para além da abordagem de conteúdos.

PROGRAM ADVISOR:
Cristina Ribeiro

cribeiro@tecminho.uminho.pt

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