e-LEARNING

Formação Pedagógica Contínua do Formador a Distância (e-formador)

Descrição

CURSO E-LEARNING - O curso de Formação a distância contínua de formadores em modalidade e-learning pretende dotar os formadores de novas competências pedagógicas e comunicacionais relacionadas com o processo de orientação, encaminhamento e monitoria dos e-formandos no âmbito dos cursos de formação a distância.
 
Este curso e-learning segue o Referencial de Formação Contínua de Especialização - Formador a Distância (e-Formador) disponibilizado pelo IEFP e concebido pela TecMinho. Inclui 6 módulos de formação de 10 horas cada, considerando, neste conjunto, um módulo zero relativo à introdução ao e-learning e ao ambiente online.
 
Prevê-se que os atuais formadores que completem cursos que sigam integralmente o Referencial do IEFP para a Formação Contínua de Especialização - Formador a Distância (e-Formador) possam, futuramente, candidatar-se à obtenção da Certificação de Competências Pedagógicas Especializadas (CCPE) de e-Formador, a emitir pelo IEFP (o acesso a esta certificação ainda não se encontra regulado para entidades formadoras que não sejam o IEFP).
 

Cronograma das sessões síncronas:

2 sessões síncronas em cada módulo (exceto o Módulo 0 com apenas uma), das 19h às 20h.

A componente assíncrona será realizada pelo formando no seu próprio horário, mediante a calendarização de cada módulo.
 

Objetivos

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
 
  • Refletir acerca das potencialidades pedagógicas e didáticas das tecnologias digitais na educação e formação;
  • Interpretar os princípios da formação a distância e das diferentes formas de organização da formação;
  • Planear cursos  e/ou  unidades  de  formação online em  função  dos  temas,  das necessidades identificadas, das características dos destinatários e dos contextos de intervenção;
  • Definir e desenhar modelos pedagógicos e didáticos para cursos de tipo colaborativo e/ou de autoformação (aprendizagem individualizada);
  • Estruturar, alojar e gerir cursos e/ou unidades de formação em plataformas digitais de aprendizagem;
  • Desenvolver e/ou adaptar conteúdos educativos com recursos a ferramentas de autor;
  • Desenhar estratégias e cenários de aprendizagem online em função da tipologia de cursos (colaborativo, individualizado ou outro);
  • Planear e implementar estratégias de dinamização de indivíduos e grupos de aprendizagem online;
  • Desenhar e implementar atividades para diferentes modelos de formação e design pedagógicos;
  • Definir e conceber sistemas de avaliação da aprendizagem e da formação online;
  • Conceber e avaliar instrumentos de apoio à aprendizagem dos formandos;
  • Avaliar criticamente o desempenho dos seus pares e do próprio.

Conteúdos Programáticos

Módulo 0 - Introdução ao e-Learning e ao Ambiente Online (10 h: 1h síncrona + 9h assíncronas)
- Uso da Plataforma como formando e como formador
- Plataformas com formador ou orientadas para autoformação
- Conceitos de ensino a distância e aprendizagem suportada em tecnologias digitais
- Modalidades e formas de organização do ensino a distância.
- Papel do e-formador e do e-formando
- Gestão do tempo e autonomia na aprendizagem
- Práticas de formação profissional e empresariais
 
Módulo 1 - Design de Cursos de Formação Online (10 h: 2h síncronas + 8h assíncronas)
- Planeamento de curso (duração, tema, resultados de aprendizagem).
- Modelo pedagógico (autoformação, moderada por e-formador, b-learning).
- Plano de conteúdos.
- Tipos de comunicação: síncrona e assíncrona, no conteúdo ou orientado pelo e-formador.
- Avaliação (no conteúdo, fora do conteúdo).
- Simulação: ferramentas da plataforma para criação de cursos (modo de edição - títulos e descrições)
 
Módulo 2 - Avaliação de Aprendizagem Online (10 h: 2h síncronas + 8h assíncronas)
- Tipos de Avaliação a distância (diagnóstica, formativa e sumativa).
- Técnicas de Avaliação: observação e inquirição, medição.
- Estratégia de avaliação: avaliação por pares, autoavaliação, hétero avaliação.
- Ferramentas de avaliação: questionários, testes (escolha múltipla, verdadeiro-falso, questões abertas curtas e de desenvolvimento, e outros), trabalhos escritos, outros.
- Utilização das Learning Analytics para avaliação da qualidade da formação.
 
Módulo 3 - Dinamização da Aprendizagem Online (10 h: 2h síncronas + 8h assíncronas)
- Estratégias e situações de aprendizagem online.
- Design de atividades: da mais simples à mais complexa, tempo para realização, tipo de atividade (individual, grupo), instruções e local para entrega, critérios de avaliação.
- Tipos de atividades/ferramentas: escrita de trabalho, templates, construção de trabalho colaborativo em ferramentas wiki, diários, glossários, etc.
- Avaliação de atividades de comunicação/interação: implicações dos modelos de interação escolhidos.
- Ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona do formador com os formandos (chat e fórum, integração com ferramentas externas)
 
Módulo 4 - Criação e Utilização de Conteúdos Educativos (10 h: 2h síncronas + 8h assíncronas)
- E-Conteúdo - Temas e subtemas, visual (ler, ver, ouvir), reutilização de conteúdos.
- Tempo do e-conteúdo, ritmo, sumário, unidades/lições (início, meio e fim - fechamento do e-conteúdo).
- Ferramentas da plataforma para criação de conteúdos educativos.
- Ferramentas externas para criação de conteúdos educativos (Ferramentas de autor).
- Vantagens e inconvenientes do recurso a base de dados de conteúdos educativos.
- Estratégia de comunicação e de interação do conteúdo com o formando.
- Implementação e avaliação da qualidade dos conteúdos educativos.
 
Módulo 5 - Simulação Pedagógica (10 h: 2h síncronas + 8h assíncronas)
- Dimensões e indicadores da qualidade num projeto formativo em e-learning.
- Dinamizar o curso/unidade de aprendizagem em simulação pedagógica com formandos/colegas.
- Análise e autoanálise do desempenho de e-formador em contexto simulado.
- Autoavaliação de resultados do curso de simulação testado.
 
A duração prevista em cada módulo considera os tempos dedicados pelos formandos às atividades em modo assíncrono (trabalho autónomo, trabalho colaborativo, participação em fóruns, etc,), e às sessões síncronas. Esta duração em horas é um valor médio estimado por participante.
 

Metodologias

A formação realizar-se-á em e-learning e será implementado de acordo com os princípios de aprendizagem ativa e em Project Based Learning, sendo o processo de e-aprendizagem baseado em atividades/tarefas semanais que devem a realizar por parte dos formandos, para além de debates nos fóruns, atividades síncronas, entre outras tarefas.
Cada formando deverá desenvolver um projeto formativo em e-learning ou blended-learning (um curso ou módulo/unidade de formação de curta duração) dentro do âmbito da sua atividade, na plataforma Moodle.
A simulação pedagógica consistirá na testagem de uma unidade de aprendizagem desse curso/unidade de formação de curta duração criada na plataforma Moodle da TecMinho.
 
As sessões online assíncronas do curso decorrerão através da plataforma e-learning Moodle da TecMinho   (momentos assíncronos), e plataforma Zoom para os momentos síncronos entre formador e formandos.
 
Nos momentos assíncronos, cada formando acederá ao curso no seu próprio horário de acordo com o cronograma definido. Os momentos síncronos terão dias/horas agendadas.

Destinatários

  • Formadores e/ou especialistas da formação (detentores do Certificado de Competências Pedagógicas - CCP) que pretendem desenvolver atividades formativas em ambiente online, com recurso a  tecnologias e recursos digitais que permitam a mediação, comunicação e interação com indivíduos ou grupos, a distância, com fins educativos/formativos.  

Pré-requisitos

  • Sendo um curso online, necessitará de um computador com ligação à internet, webcam e microfone para interação.
  • Qualificação de nível superior (preferencialmente)
  • Certificado de Competências Pedagógicas (CCP)
  • 100 horas, comprovadas, de experiência formativa enquanto formador (independentemente da área de educação de base)
  • Competências digitais 

Formadores

Sérgio Gomes - Mestre em Engenharia Informática, Mestre em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança e Licenciado em Engenharia Informática. Especialista de informática no P.PORTO, Investigador do CIICESI – ESTG.IPP e formador em diversas áreas. Técnico avaliador dos processos de RVCC-For do IEFP, formador no curso de formação pedagógica inicial de formadores, em cursos TVDE, TCC e CAM e e-formador no curso Formação Pedagógica Contínua do Formador a Distância.

Filipe Rocha - Com formação em ensino de línguas e na área das técnicas e contextos para e-Learning, iniciou o seu percurso na Universidade do Minho em 2004, no âmbito do Projeto Campus Virtual. Desenvolve a sua atividade no domínio das tecnologias educativas, formando docentes, e prestando apoio técnico e pedagógico transversalmente. É, desde 2013, chefe de Divisão da Unidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação (anterior Gabinete de Apoio ao Ensino), responsável pelo Projeto de Ensino a distância da UMinho. Co-autor do Regulamento EAD UMinho.

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.