3.ª edição
Formação avançada

Master em Gestão Estratégica da Inovação

Descrição

O MASTER EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO é uma intervenção formativa avançada, de caráter imersivo e colaborativo, que tem como objetivo capacitar responsáveis e profissionais para gerir processos de inovação em organizações.
A inovação assume-se como uma estratégia fundamental de atuação, essencial para a sustentabilidade das empresas. A redução do ciclo de vida de produtos e serviços, a crescente rapidez da evolução tecnológica, o alucinante ritmo de mudança dos negócios carateriza o mercado global em constante evolução, altamente competitivo, cada vez mais imprevisível e exigente.
É, assim, fundamental dotar as empresas com competências para conceber, desenvolver e comercializar produtos e projetos inovadores. O Master emerge deste contexto de mudança com uma abordagem prática sobre as principais áreas, metodologias e ferramentas de gestão da inovação.


A nossa proposta de valor:

Os participantes aprenderão a identificar oportunidades e a desenvolver e implementar estratégias de inovação, bem como a gerir o conhecimento e integrar a inovação no planeamento estratégico da empresa.
Serão abordados temas como criatividade, design thinking, gestão de projetos, propriedade intelectual, marketing de produtos e serviços inovadores, financiamento para a inovação, entre outras áreas relevantes para a gestão da inovação.

Este curso, de caráter colaborativo e interativo, destina-se a empresários, gestores e outros profissionais, que pretendam fazer um upgrade à sua estratégia de inovação e implementar as melhores práticas internacionais para continuamente, e de forma sustentável, poderem apresentar soluções inovadoras ao mercado.


Organização: TecMinho

Apoio: Human Power Hub - Centro de Inovação Social de Braga

Objetivos

Com o Master em Gestão Estratégica da Inovação, vai ficar apto a aplicar as principais metodologias e ferramentas de gestão da inovação na sua empresa, alavancando o crescimento e a sustentabilidade dos negócios num mundo cada vez mais dinâmico e desafiador.


No final do Master, o participante deverá ser capaz de:

  • Compreender a importância de desenvolver processos criativos para a geração, avaliação e implementação de ideias;
  • Liderar equipas e pessoas para a inovação de forma mais consciente;
  • Conhecer estratégias para promover uma cultura de inovação no seio das organizações;
  • Estruturar modelos e planos estratégicos de gestão da inovação;
  • Integrar a sustentabilidade no negócio e na inovação organizacional;
  • Identificar e gerir o conhecimento crítico;
  • Conhecer metodologias e práticas de gestão do conhecimento;
  • Integrar a transformação digital e a inovação para a sustentabilidade;
  • Enquadrar a gestão de projetos como motor da operacionalização da estratégia de inovação;
  • Encontrar recursos e financiamento para a inovação;
  • Conhecer as vias de proteção da inovação e as modalidades da propriedade industrial;
  • Alavancar a inovação e seus resultados com marketing e vendas;
  • Sistematizar o processo de gestão da inovação das organizações;
  • Estruturar os principais desafios no lançamento de novas unidades de negócio;
  • Desenhar novos negócios com lucro e mais sustentáveis.

Conteúdos Programáticos

PROGRAMA


1. Ambiente e processos criativos   |   Formador: Edite Amorim

  • A pessoa e o seu ambiente criativo: Como criar um clima de Criatividade?
  • Geração de Ideias: técnicas de criatividade individuais e em grupo
  • Técnicas para avaliar e selecionar as ideias mais criativas
  • Ferramentas de sistemas de informação e design thinking para apoio à inovação
  • A Criatividade como estratégia competitiva das organizações


2. Liderança de equipas e pessoas para a Inovação   |   Formador: Paulo Silva

  • Liderar a partir da auto-liderança e da (re)configuração da cultura organizacional
  • Modelo genérico da liderança consciente
  • Construção de uma cultura de responsabilidade
  • Liderança emocional: o que fazemos com as emoções define os nossos resultados
  • Como potenciar a diversidade de perfis comportamentais da equipa em prol da inovação


3. Gestão de interfaces e do conhecimento   |   Formador: Filipe Soutinho e Convidados

  • Conhecimento crítico: o que é e como identificar
  • Como gerir o conhecimento crítico
  • Metodologias e práticas de gestão do conhecimento
  • Plataformas digitais corporativas e como podem ser usadas para a gestão do conhecimento


4. Modelos e estratégia de inovação   |   Formador: Filipe Soutinho

  • Fundamentos e conceitos de inovação;
  • Cultura de Inovação
  • Modelo de interação em cadeia
  • Instrumentos de autodiagnóstico e diagnóstico de inovação
  • Estratégia empreendedora
  • Formular estratégias de inovação
  • Roteiros de Inovação
  • Metodologias para gerir a inovação


5. Sustentabilidade e Inovação  |   Formador: Hermano Rodrigues

  • Importância da sustentabilidade nos negócios;
  • Sustentabilidade na inovação ‘vs’ Inovação na sustentabilidade
  • Sustentabilidade na inovação de produto e serviço
  • Sustentabilidade na inovação de marketing
  • Sustentabilidade na inovação de processos e na inovação de cadeia de valor
  • Sustentabilidade na inovação organizacional


6. Gestão de projetos de inovação   |   Formador: António Andrade Dias

  • A operacionalização da estratégia de inovação através da Gestão de Projetos (GP)
  • Estruturação de ideias como projeto
  • Mudança, Gestão de Projetos e portefólios e sua monitorização para o sucesso
  • Ferramentas informáticas e colaborativas de suporte à GP
  • Desafios de gestão do conhecimento e inovação nos projetos


7. Transformação Digital e Inovação   |   Formador: Joaquim Jorge Vieira

  • Transformação Digital: o que é, tecnologias, maturidade digital
  • Inovar na integração da Transformação Digital, Economia Circular e Facility Management
  • Negócios do futuro: Indústria e Sociedade 5.0


8. Instrumentos de Financiamento   |   Formador: Pedro Almeida

  • A visão dos empreendedores e a visão dos financiadores
  • Instrumentos de financiamento ao longo do ciclo de vida do negócio
  • Sistemas de incentivos nacionais e internacionais


9. Propriedade intelectual   |   Formador: Marco Sousa

  • Modalidades da propriedade industrial
  • As diferentes vias de proteção: âmbito e pertinência de utilização
  • Pedidos de registo de propriedade intelectual, sua defesa e exploração
  • Casos práticos


10. Marketing e vendas de Inovação   |   Formador: António Paraíso

  • Pesquisa de mercados para inovação
  • Como vender Inovação e explorar nichos de mercado
  • A venda de inovação
  • Venda de produtos vs venda de serviços
  • Etapas de construção de um plano de marketing


11. Estudos de Caso e Talks com especialistas


12. Apresentação dos Trabalhos / Pitch e Feedback

Metodologias

O Master em Gestão Estratégica da Inovação está estruturado na modalidade presencial e num formato intensivo de três dias na primeira semana e três dias na segunda semana. Numa abordagem prática, cada parte do dia/Módulo é dedicada à “exploração” de uma temática da Inovação por especialistas com vasta experiência em diferentes contextos organizacionais, nacionais e internacionais.

A metodologia de aprendizagem e de trabalho em equipa integra componentes fundamentais:

  • Apresentação e discussão das melhores práticas nacionais e internacionais;
  • Percurso modular integrador com diferentes especialistas reconhecidos;
  • Trabalho desenvolvido em grupo ou individual no final de cada dia, com mentoria do coordenador científico do curso;
  • Ambiente de partilha de experiências e conhecimentos para uma mais fácil interiorização/aplicação das práticas e ferramentas nos contextos organizacionais de cada participante;
  • Análise de casos reais de empresas de referência;
  • Estudos de caso / talks com peritos em Inovação.


A avaliação é contínua ao longo dos seis dias e baseada nos critérios de assiduidade, participação ativa e apresentações realizadas no último dia.

Destinatários

Direciona-se para uma nova geração de profissionais orientados para a gestão de inovação, que pretendem assumir-se como agentes dinamizadores do processo de inovação nas organizações.
Esta é uma intervenção formativa, de caráter avançado, imersivo e colaborativo, que se destina a empresários, gestores, empreendedores, quadros superiores, consultores, profissionais de investigação e desenvolvimento (I&D), que ambicionem fazer um upgrade à sua estratégia de inovação e implementar nas suas organizações as melhores práticas internacionais para continuamente, e de forma sustentável, poderem apresentar soluções inovadoras ao mercado.

Formadores

COORDENAÇÃO

Coordenador Científico:  FILIPE SOUTINHO – Especialista em Inovação | Consultor | Formador 


Coordenadora Técnico-Pedagógica:  LILIANA GOMES - Gestora de Projetos de Formação e Desenvolvimento


EQUIPA DE FORMADORES


Foto de Andrade Dias

ANTÓNIO ANDRADE DIAS

Docente | Formador | Consultor internacional

in

Licenciado em Gestão de Empresas, Pós-Graduado em Gestão de Projetos pela Universidade de Bremen, MBA pela Florida University, foi responsável pela implementação em Portugal de projetos ao abrigo do Banco Mundial e da Comissão Europeia. Iniciou a sua carreira como Gestor de Produto na AMC (UK), onde atuou igualmente como gestor de programas e projetos de transformação empresarial. De regresso a Portugal, foi diretor numa consultora internacional. Sócio fundador da Associação Portuguesa de Gestão de Projetos e ex-presidente do mesmo organismo por 3 mandatos, estando a concluir o segundo mandato como Vice-Presidente para a área de Operações e Projetos na International Project Management Association. É certificado IPMA-APOGEP, pela Green Project Management e pelo Project Management Institute e em metodologias ágeis pelo International Scrum Institute. Desenvolve atividade como docente em Universidades Portuguesas, Espanholas e Brasileiras, nomeadamente PBS, UMinho, Autónoma Academy, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Superior de Gestão, Univesitat Politècnica de València, Universidade de S. Paulo, FUNDACE e Universidade Federal do Rio de Janeiro. É partner e fundador da Pomegranate.


Foto de António Paraíso

ANTÓNIO PARAÍSO

Formador | Consultor internacional | Palestrante

in

Depois da licenciatura em Gestão na Universidade do Porto, concluiu o Diploma em International Trade and Distribution na London School of Foreign Trade, o MBA Executivo de Marketing na Porto Business School e o Programa Executivo de Dirección y Gestión Estrategica del Universo del Lujo, na IE Business School, em Madrid. Foi Gestor de Mercados Internacionais durante 19 anos. Fez negócios em quase 50 países, nos 5 continentes. Atualmente, exerce consultoria e formação executiva em marketing estratégico, desenvolvimento de marca, inovação, vendas, internacionalização e mercado de luxo. É professor convidado em alguns programas executivos de universidades e escolas de negócios e publica artigos em revistas internacionais. É orador em palestras de eventos Giorgio Armani, Loewe, Porsche, L’Oréal, Sheraton, Essilor, Vista Alegre, The Luxury Network, Deloitte, Leica, Toyota, Lexus, Allianz, Pandora, Água Monchique, BNP Paribas, Philips, SGS, Procter & Gamble, Luxottica, Vanguard Properties, Oracle, Centrum Católica Business School Peru e muitas outras marcas, em Lisboa, Madrid, Singapura, Barcelona, Abu Dhabi, Bruxelas, Porto, Cidade da Praia, Panama City e Lima.


Foto de Edite Amorim

EDITE AMORIM

Consultora | Formadora | Palestrante | Especialista em Criatividade

in

Edite Amorim nasceu no Porto em 1980. 10 anos depois subia às árvores e esmurrava os joelhos numa bicicleta branca com cestinho à frente. 20 anos depois terminava o curso de Psicologia na Universidade do Porto. 30 anos depois saía de Barcelona com um Master em Facilitação Grupal feito e inscrevia-se numa pós graduação em Design Thinking. 40 anos depois, feita muita formação internacional em Criatividade, dava à luz ao seu segundo filho na sala da sua casa e continuava a gestão da sua THINKING-BIG, através da qual dá workshops e conferências na área da Psicologia Positiva Aplicada. 43 anos depois retoma a carreira a tempo inteiro, já como mãe de dois, com muitas mais brancas e rugas, com os joelhos menos esmurrados do que a alma mas continuando a pedalar sem grandes medos.


Foto de Filipe Soutinho

FILIPE SOUTINHO

Consultor | Formador | Palestrante | Especialista em Inovação

in

Apresenta mais de 15 anos de experiência nas áreas da Inovação e I&DT enquanto consultor, formador e palestrante nas áreas do empreendedorismo, gestão estratégica, inovação, sistemas de gestão e projetos de investimento/incentivos. Doutorado na área de Engenharia foi Investigador de I&D em vários projetos na Universidade do Minho e promotor de vários projetos empresariais na área da Inovação, entre os quais: a IDT Consulting, CIMPA e SabSer. Foi Diretor Geral da TecMinho entre 2019 e 2021 e Diretor do Departamento de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo. É auditor Tecnológico e de Inovação e associado fundador da AFI - Associação para o Fomento da Inovação e da ASEE - Associação para a Sustentabilidade e Eficiência Energética. Atualmente é consultor de estratégias de inovação em várias organizações.


Foto de Hermano Rodrigues

HERMANO RODRIGUES

Consultor | Formador | Investigador | Especialista em Sustentabilidade

in

Hermano Rodrigues é Principal na EY-Parthenon. Esteve ligado à sociedade de consultores Augusto Mateus & Associados (AM&A), primeiro como consultor e depois como partner. Foi sócio fundador da Sigma Team Consulting. Acumula uma longa experiência na academia, registando ligações passadas a várias universidades da região Norte de Portugal. Possui vasto curriculum em estudos meso e microeconómicos sobre a competitividade, a inovação e a internacionalização, bem como sobre a temática da eficiência empresarial coletiva associada a processos de clusterização e de upgrading de cadeias de valor globais. No âmbito dos estudos temáticos, setoriais e da clusterização, tem vindo a coordenar trabalhos e planos estratégicos, em temas como a saúde, a construção, o turismo, o habitat, o agroalimentar, a metalomecânica, a química e farmacêutica, o papel, os resíduos, as TIC, a moda, o mar, o automóvel e a sustentabilidade. Detém larga experiência na avaliação de programas e políticas públicas, quer a nível nacional quer internacional, designadamente em matéria de ciência e tecnologia, I&D e inovação. Na sua carreira como consultor participou em diversos estudos centrados na estratégia empresarial e de otimização das opções de financiamento de projetos de investimento, bem como em avaliações de políticas públicas de promoção da competitividade e estudos prospetivos sobre a economia portuguesa no contexto europeu.


Foto de Joaquim Vieira

JOAQUIM VIEIRA

Consultor | Formador | Especialista em Transformação Digital

in

Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Automação Industrial, pela FEUP, Pós-Graduado em Digital Business Strategy pelo MIT/USA e em Indústria 4.0 pelo INESC TEC/INEGI. Possui mais de 30 anos de experiência profissional em Automação Industrial e Gestão de Ativos na Indústria em Portugal (Siemens e Riopele) e em Automação de Edifícios e Gestão de Operações em África e no Médio Oriente (AFM). Atualmente é fundador da Inovable, diretor-geral, formador certificado e consultor sénior em Transformação Digital, através da qual da presta de serviços de consultoria nas áreas de Manutenção Industrial, Gestão de Ativos Físicos, Facility Management, Transformação Digital, Economia Circular e Gestão de Projetos, cujo missão é promover, facilitar e catalisar a transformação tecnológica orientada para a prosperidade das pessoas e do planeta.


Foto de Marco Sousa

MARCO SOUSA

Formador | Especialista em Propriedade Industrial

in

Licenciado em Direito, pós-graduado em Propriedade Intelectual, é detentor de um curso de especialização em "Propriedade Industrial e Gestão da Inovação" e do curso de formação de base em Direito Europeu de Patentes. É Coordenador do Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial da TecMinho/UMinho. Em 2007, foi empossado como Agente Oficial da Propriedade Industrial. Desde 2009, é árbitro no “Centro ARBITRARE - Centro de Arbitragem para a Propriedade Industrial, Nomes de Domínio, Firmas e Denominações”. Perito no âmbito do serviço “IPSCAN” disponibilizado pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO). É um dos autores de "IPEDIA - Guia da Propriedade Intelectual" e do "Manual para a proteção, gestão e valorização da Propriedade Intelectual”.


Foto de Paulo Silva

PAULO SILVA

Consultor | Formador | Coach | Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional

in

Mais de 25 anos de experiência profissional na área do desenvolvimento humano e organizacional, como consultor, formador, coach e docente do ensino superior. Coordenou e interveio enquanto investigador em projetos (nacionais e internacionais) de investigação sobre competências, perfis profissionais e formação. É autor e co-autor de publicações na área do desenvolvimento humano. Implementou, enquanto docente e formador, milhares de horas de formação, para milhares de pessoas com diferentes perfis (dirigentes, líderes de equipas, gestores de projeto, técnicos especializados, …) nas áreas da Gestão de Recursos Humanos e de Desenvolvimento Humano. Tem um mestrado em Gestão de Recursos Humanos e uma Licenciatura em Educação pela Universidade do Minho. Tem uma Certificação Internacional em Coaching pela International Coaching Communnity (ICC) e Certificação Internacional em PNL (Programação Neuro Linguística) pelo Instituto Holandês de PNL (NTI-NLP). É certificado internacionalmente como Analista de Perfil Comportamental DISC pelo InterDisc International


Foto de Pedro Almeida

PEDRO ALMEIDA

Consultor | Especialista na área dos incentivos financeiros e fiscais

in

Licenciou-se em Gestão e concluiu um Mestrado em Finanças pela Universidade do Minho. A sua trajetória profissional teve início na The Navigator Company, nos Países Baixos. Em 2010, ingressou na Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), enquanto responsável pela "Loja da Exportação" em Braga, num projeto em parceria com o IAPMEI. Em 2015, juntou-se à PARTNER to PARTNER – Consultores de Gestão (P2P), empresa que foi integrada na BDO. Atualmente, desempenha o cargo de manager de incentivos da BDO Portugal, onde é o responsável pela área de incentivos financeiros e fiscais da empresa.


ORADOR CONVIDADO


Foto de Carlos Santos

CARLOS SANTOS

Formador | Especialista em Inovação Social

in

Especialista em inovação social na OIJ - Organização Internacional da Juventude para a Ibero-América e coopera regularmente com o Instituto Universitário de Investigación Ortega y Gasset, em Madrid, com o INAP – Instituto Nacional de Administración Publica de España e a AECID - Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo.  Pertence a diversas redes europeias, nomeadamente na Rede EUROCITIES, Rede "Boosting Social Innovation" Rede ROOF e Rede Global Goals for Cities, do Programa URBACT III, entre outras. É formador do quadro da SALTO, formador Sénior do Programa Europeu Erasmus+, membro da Bolsa de Formadores da Agência Nacional Erasmus+ Juventude, ESC e Desporto de Portugal e Coordenador do Grupo de Trabalho Nacional da Parceria Estratégica de Agências Europeias Erasmus+ - “Digital Youth Work”. Atualmente, assume a coordenação técnica do Human Power Hub - Centro de Inovação Social de Braga, gerido pela BragaHabit E.M.


Testemunhos

"A formação “Master Gestão Estratégica da Inovação” permitiu-me olhar para a inovação de uma forma muito mais abrangente, percebendo toda a sua transversalidade. A heterogeneidade dos participantes, em termos de áreas profissionais, permite um enriquecimento que é muito difícil obter nas formações normalmente ministradas em cada setor de atividade".


Luís Pereira - responsável de Investigação, Desenvolvimento e Inovação na Microplásticos  (formando da 2ª edição)


"O Master em Gestão Estratégica da Inovação foi uma masterclass condensada de uma semana que aborda os pilares estratégicos da gestão da inovação seguindo os princípios e as diretrizes do Manual de Oslo, a fonte internacional mais importante para temas de inovação. O Master está organizado em sessões teóricas e práticas, apresentadas por oradores nacionais de maior relevo na área. A metodologia praticada permite uma abordagem "hands on" com o desenvolvimento de um projeto de grupo durante o Master. A qualidade do conteúdo, dos oradores, os temas abordados e o networking, fizeram desta formação um verdadeiro espaço de crescimento e enriquecimento pessoal. Aliado a isto, os momentos de brainstorming e o ambiente de criatividade tornaram esta experiência um verdadeiro oásis para as mentes inquietas que procuram inovação."

João Faria, Gestor Inovação na dstelecom (formando da 2ª edição)


"O Master em Gestão Estratégica da Inovação constitui uma excelente oportunidade para refletir e dinamizar competências sobre a temática da inovação e uma participação especialmente enriquecedora pela qualidade dos formadores, a atualidade dos conteúdos, as oportunidades de networking e a excelente organização."

Gustavo Rodrigues - CEO da Capital Experts (Participante da 2.ª edição)


“A minha experiência no “Master em Gestão Estratégica da Inovação” na TecMinho, um programa extremamente bem estruturado com uma proposta de valor muito bem concebida, revelou-se enriquecedora em diversos aspetos. Adquiri sólidos conhecimentos teóricos sobre gestão da inovação e tive a oportunidade de aprender, através de casos práticos de sucesso, além de desenvolver projetos inovadores que me proporcionaram valiosos "insights" sobre estratégias e desafios na implementação da inovação. Esta experiência permitiu-me, igualmente, manter-me atualizado acerca das últimas práticas e tendências emergentes da gestão da inovação. O networking emergiu como um aspeto fundamental, possibilitando-me estabelecer uma importante rede de contactos e expandir a minha compreensão sobre a gestão da inovação. Este facto possibilitou a abertura de portas para futuras parcerias e oportunidades de negócios. Sinto-me confiante de que estes conhecimentos e experiências terão um impacto positivo na minha carreira, contribuindo tanto para o diagnóstico e planeamento estratégico da inovação, como para a criação de valor nas organizações com as quais colaboro, através do desenvolvimento bem-sucedido de projetos de inovação”.

Júlio Delgado - CEO STEM Data Analytics & AI (formando da 1.ª edição)


"Curso altamente recomendável para todos os envolvidos na temática da Inovação e da sua promoção, pela estruturação lógica e abrangência dos temas, pela preparação cuidada dos conteúdos e por uma organização profissional e atenta".

Jorge Fontes - Business Development & Management: The Light Rebar Company, Master Ferro e The BioBur Company (formando da 1.ª edição)



Informação Extra

LOCAL DA FORMAÇÃO:
Esta formação será realizada em Braga, nas instalações e com o apoio do Human Power Hub – Centro de Inovação Social de Braga, o qual inclui restaurante para os almoços e parque de estacionamento gratuito.

Human Power Hub
R. de São Domingos, 94B, 2.º andar - Braga
Coordenadas GPS: 41,55592, - 8.41374

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.