Master em Gestão Estratégica da Inovação
Descrição
O MASTER EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO é uma intervenção formativa avançada, de caráter imersivo e colaborativo, que tem como objetivo capacitar responsáveis e profissionais para gerir processos de inovação em organizações.
A inovação assume-se como uma estratégia fundamental de atuação, essencial para a sustentabilidade das empresas. A redução do ciclo de vida de produtos e serviços, a crescente rapidez da evolução tecnológica, o alucinante ritmo de mudança dos negócios carateriza o mercado global em constante evolução, altamente competitivo, cada vez mais imprevisível e exigente.
É, assim, fundamental dotar as empresas com competências para conceber, desenvolver e comercializar produtos e projetos inovadores. O Master emerge deste contexto de mudança com uma abordagem prática sobre as principais áreas, metodologias e ferramentas de gestão da inovação.
A nossa proposta de valor:
Os participantes aprenderão a identificar oportunidades e a desenvolver e implementar estratégias de inovação, bem como a gerir o conhecimento e integrar a inovação no planeamento estratégico da empresa.
Serão abordados temas como criatividade, design thinking, gestão de projetos, propriedade intelectual, marketing de produtos e serviços inovadores, financiamento para a inovação, entre outras áreas relevantes para a gestão da inovação.
Este curso, de caráter colaborativo e interativo, destina-se a empresários, gestores e outros profissionais, que pretendam fazer um upgrade à sua estratégia de inovação e implementar as melhores práticas internacionais para continuamente, e de forma sustentável, poderem apresentar soluções inovadoras ao mercado.
Organização: TecMinho
Objetivos
Com o Master em Gestão Estratégica da Inovação, vai ficar apto a aplicar as principais metodologias e ferramentas de gestão da inovação na sua empresa, alavancando o crescimento e a sustentabilidade dos negócios num mundo cada vez mais dinâmico e desafiador.
No final do Master, deverá ser capaz de:
- Compreender a importância de desenvolver processos criativos para a geração, avaliação e implementação de ideias;
- Conhecer estratégias para promover uma cultura de inovação no seio das organizações;
- Estruturar modelos e planos estratégicos de gestão da inovação;
- Identificar e gerir o conhecimento crítico;
- Conhecer metodologias e práticas de gestão do conhecimento;
- Integrar a transformação digital e a inovação para a sustentabilidade;
- Enquadrar a gestão de projetos como motor da operacionalização da estratégia de inovação;
- Encontrar recursos e financiamento para a inovação;
- Conhecer as vias de proteção da inovação e as modalidades da propriedade industrial;
- Alavancar a inovação e seus resultados com marketing e vendas;
- Sistematizar o processo de gestão da inovação das organizações;
- Estruturar os principais desafios no lançamento de novas unidades de negócio;
- Desenhar novos negócios com lucro e mais sustentáveis.
Conteúdos Programáticos
PROGRAMA
1. Ambiente e processos criativos | Formador: Hugo Gonçalves
- A pessoa e o seu ambiente criativo: Como criar um clima de Criatividade?
- Geração de Ideias: técnicas de criatividade individuais e em grupo
- Técnicas para avaliar e selecionar as ideias mais criativas
- Ferramentas de sistemas de informação e design thinking para apoio à inovação
- A Criatividade como estratégia competitiva das organizações
2. Gestão de interfaces e do conhecimento | Formadora: Ana Neves
- Conhecimento crítico: o que é e como identificar
- Como gerir o conhecimento crítico
- Metodologias e práticas de gestão do conhecimento
- Plataformas digitais corporativas e como podem ser usadas para a gestão do conhecimento
3. Modelos e estratégia de inovação | Formador: Filipe Soutinho
- Fundamentos e conceitos de inovação;
- Cultura de Inovação
- Modelo de interação em cadeia
- Instrumentos de autodiagnóstico e diagnóstico de inovação
- Estratégia empreendedora
- Formular estratégias de inovação
- Roteiros de Inovação
- Metodologias para gerir a inovação
4. Transformação Digital e Inovação | Formador: Joaquim Vieira
- Transformação Digital: o que é, tecnologias, maturidade digital
- Inovar na integração da Transformação Digital, Economia Circular e Facility Management
- Negócios do futuro: Indústria e Sociedade 5.0
5. Gestão de projetos de inovação | Formador: Andrade Dias
- A operacionalização da estratégia de inovação através da Gestão de Projetos (GP)
- Estruturação de ideias como projeto
- Mudança, Gestão de Projetos e portefólios e sua monitorização para o sucesso
- Ferramentas informáticas e colaborativas de suporte à GP
- Desafios de gestão do conhecimento e inovação nos projetos
6. Instrumentos de Financiamento | Formador: Paulo Castro
- A visão dos empreendedores e a visão dos financiadores
- Instrumentos de financiamento ao longo do ciclo de vida do negócio
- Sistemas de incentivos nacionais e internacionais
7. Propriedade intelectual | Formador: Marco Sousa
- Modalidades da propriedade industrial
- As diferentes vias de proteção: âmbito e pertinência de utilização
- Pedidos de registo de propriedade intelectual, sua defesa e exploração
- Casos práticos
8. Marketing e vendas de Inovação | Formador: António Paraíso
- Pesquisa de mercados para inovação
- Como vender Inovação e explorar nichos de mercado
- Ligação e Cocriação com clientes
- A venda e a negociação de inovação
- Venda de produtos vs venda de serviços
- Etapas de construção de um plano de marketing
9. Estudos de Caso e Talks com especialistas
- Grupo Nabeiro / Delta Cafés
- Grupo José de Mello
- Grupo Nextil
- DST Group
- Human Power Hub
- ANI
10. Apresentação dos Trabalhos
Metodologias
O Master em Gestão Estratégica da Inovação está estruturado na modalidade presencial e num formato intensivo de uma semana. Numa abordagem prática, cada parte do dia é dedicada à “exploração” de uma temática da Inovação por especialistas com vasta experiência em diferentes contextos organizacionais, nacionais e internacionais.
A metodologia de aprendizagem e de trabalho em equipa integra componentes fundamentais:
- Apresentação e discussão das melhores práticas nacionais e internacionais;
- Percurso modular integrador com diferentes especialistas reconhecidos;
- Trabalho desenvolvido em grupo ou individual no final de cada dia, com mentoria do coordenador científico do curso;
- Ambiente de partilha de experiências e conhecimentos para uma mais fácil interiorização/aplicação das práticas e ferramentas nos contextos organizacionais de cada participante;
- Análise de casos reais de empresas de referência;
- Estudos de caso / talks com peritos em Inovação.
A avaliação é contínua ao longo dos 5 dias e baseada nos critérios de assiduidade, participação ativa e apresentações realizadas no último dia.
Destinatários
Direciona-se para uma nova geração de profissionais orientados para a gestão de inovação, que pretendem assumir-se como agentes dinamizadores do processo de inovação nas organizações.
Esta é uma intervenção formativa, de caráter avançado, imersivo e colaborativo, que se destina a empresários, gestores, empreendedores, quadros superiores, consultores, profissionais de investigação e desenvolvimento (I&D), que ambicionem fazer um upgrade à sua estratégia de inovação e implementar nas suas organizações as melhores práticas internacionais para continuamente, e de forma sustentável, poderem apresentar soluções inovadoras ao mercado.
Formadores
COORDENAÇÃO
Coordenador Científico: FILIPE SOUTINHO – Especialista em Inovação | Consultor | Formador
Coordenadora Técnico-Pedagógica: LILIANA GOMES - Gestora de Projetos de Formação e Desenvolvimento
EQUIPA DE FORMADORES

ANA NEVES
Especialista em Gestão do Conhecimento | Consultora internacional | Palestrante | Autora
inSócia-gerente da Knowman através da qual oferece serviços de consultoria nas áreas de gestão de conhecimento, aprendizagem organizacional e plataformas digitais para colaboração, comunicação e partilha de conhecimento. Na bagagem profissional traz experiências variadas: Senior Consultant numa consultora inglesa, Knowledge Network Manager em agências do Ministério de Saúde britânico, Cultural Change Manager num grande banco inglês, etc. Em 2001 criou o KMOL, um site dedicado à gestão de conhecimento e à aprendizagem organizacional. Em 2020, lançou o podcast KMOL que já vai para a sua 5ª série. Idealizou e organizou eventos como o Cidadania 2.0, o Social Now e o Organização 2.0. Foi corresponsável pela edição dos livros “Gestão de Empresas na Era do Conhecimento” (Edições Sílabo, 2003) e “Dá Pra Fazer – Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público” (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional de São Paulo, 2014).

ANDRADE DIAS
Docente | Formador | Consultor internacional
inLicenciado em Gestão de Empresas, Pós-Graduado em Gestão de Projetos pela Universidade de Bremen, MBA pela Florida University, foi responsável pela implementação em Portugal de projetos ao abrigo do Banco Mundial e da Comissão Europeia. Iniciou a sua carreira como Gestor de Produto na AMC (UK), onde atuou igualmente como gestor de programas e projetos de transformação empresarial. De regresso a Portugal, foi diretor numa consultora internacional. Sócio fundador da Associação Portuguesa de Gestão de Projetos e ex-presidente do mesmo organismo por 3 mandatos, estando a concluir o segundo mandato como Vice-Presidente para a área de Operações e Projetos na International Project Management Association. É certificado IPMA-APOGEP, pela Green Project Management e pelo Project Management Institute e em metodologias ágeis pelo International Scrum Institute. Desenvolve atividade como docente em Universidades Portuguesas, Espanholas e Brasileiras, nomeadamente PBS, UMinho, Autónoma Academy, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Superior de Gestão, Univesitat Politècnica de València, Universidade de S. Paulo, FUNDACE e Universidade Federal do Rio de Janeiro. É partner e fundador da Pomegranate.

ANTÓNIO PARAÍSO
Formador | Consultor internacional | Palestrante
inDepois da licenciatura em Gestão na Universidade do Porto, concluiu o Diploma em International Trade and Distribution na London School of Foreign Trade, o MBA Executivo de Marketing na Porto Business School e o Programa Executivo de Dirección y Gestión Estrategica del Universo del Lujo, na IE Business School, em Madrid. Foi Gestor de Mercados Internacionais durante 19 anos. Fez negócios em quase 50 países, nos 5 continentes. Atualmente, exerce consultoria e formação executiva em marketing estratégico, desenvolvimento de marca, inovação, vendas, internacionalização e mercado de luxo. É professor convidado em alguns programas executivos de universidades e escolas de negócios e publica artigos em revistas internacionais. É orador em palestras de eventos Giorgio Armani, Loewe, Porsche, L’Oréal, Sheraton, Essilor, Vista Alegre, The Luxury Network, Deloitte, Leica, Toyota, Lexus, Allianz, Pandora, Água de Monchique, BNP Paribas, Philips, SGS, Procter & Gamble, Luxottica, Vanguard Properties, Oracle, Centrum Católica Business School Peru e muitas outras marcas, em Lisboa, Madrid, Singapura, Barcelona, Abu Dhabi, Bruxelas, Porto, Cidade da Praia, Panama City e Lima.

FILIPE SOUTINHO
Consultor | Formador | Palestrante | Especialista em Inovação
inApresenta mais de 15 anos de experiência nas áreas da Inovação e I&DT enquanto consultor, formador e palestrante nas áreas do empreendedorismo, gestão estratégica, inovação, sistemas de gestão e projetos de investimento/incentivos. Doutorado na área de Engenharia foi Investigador de I&D em vários projetos na Universidade do Minho e promotor de vários projetos empresariais na área da Inovação, entre os quais: a IDT Consulting, CIMPA e SabSer. Foi Diretor Geral da TecMinho entre 2019 e 2021 e Diretor do Departamento de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo. É auditor Tecnológico e de Inovação e associado fundador da AFI - Associação para o Fomento da Inovação e da ASEE - Associação para a Sustentabilidade e Eficiência Energética. Atualmente é consultor de estratégias de inovação em várias organizações.

HUGO GONÇALVES
Executive Coach | Design Thinking | Formador
inEngenheiro Eletrotécnico, pós-graduado em Gestão Industrial, com Certificação Internacional em Coaching e vários Cursos Executivos nas áreas da Liderança, Melhoria Contínua, Design Thinking, Inovação e Cultura Organizacional. Através da KNOWMAD Ventures, facilita o processo de Transformação do Potencial, Ideias e Competências em Soluções e Resultados, através de um abordagem integrativa para o Desenvolvimento de Pessoas e Organizações – Engenharia Organizacional®, identificando desafios empresariais que servem de gatilho para a geração de novas ideias ou projetos de inovação. Potencia a Transformação do Negócio, inspirado no Design Thinking, Inovação, Resolução de Problemas - Design de Propostas de Valor & Modelos de Negócio - Desenvolvimento de Clientes & Voz do Cliente - Ferramentas de Estratégia Colaborativa & Responsiva - Projetos Agile. Criou o KNOWMAD BLOG no qual, desde especulações sobre o futuro do trabalho, Pessoas e Organizações, novas abordagens, exemplos de sucesso e práticas, partilha o que poderão ser visões pertinentes para que as pessoas possam SER QUEM SÃO naquilo que FAZEM, e, com isso, proporcionar que os fluxos de trabalho, recursos, processos possam dar origem a Produtos e Serviços que criem as melhores Soluções e Impactos para o Mundo.

JOAQUIM VIEIRA
Consultor | Formador | Especialista em Transformação Digital
inMestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Automação Industrial, pela FEUP, Pós-Graduado em Digital Business Strategy pelo MIT/USA e em Indústria 4.0 pelo INESC TEC/INEGI. Possui mais de 30 anos de experiência profissional em Automação Industrial e Gestão de Ativos na Indústria em Portugal (Siemens e Riopele) e em Automação de Edifícios e Gestão de Operações em África e no Médio Oriente (AFM). Atualmente é fundador da Inovable, diretor-geral, formador certificado e consultor sénior em Transformação Digital, através da qual da presta de serviços de consultoria nas áreas de Manutenção Industrial, Gestão de Ativos Físicos, Facility Management, Transformação Digital, Economia Circular e Gestão de Projetos, cujo missão é promover, facilitar e catalisar a transformação tecnológica orientada para a prosperidade das pessoas e do planeta.

MARCO SOUSA
Formador | Especialista em Propriedade Industrial
inLicenciado em Direito, pós-graduado em Propriedade Intelectual, é detentor de um curso de especialização em "Propriedade Industrial e Gestão da Inovação" e do curso de formação de base em Direito Europeu de Patentes. É Coordenador do Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial da TecMinho/UMinho. Em 2007, foi empossado como Agente Oficial da Propriedade Industrial. Desde 2009, é árbitro no “Centro ARBITRARE - Centro de Arbitragem para a Propriedade Industrial, Nomes de Domínio, Firmas e Denominações”. Perito no âmbito do serviço “IPSCAN” disponibilizado pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO). É um dos autores de "IPEDIA - Guia da Propriedade Intelectual" e do "Manual para a proteção, gestão e valorização da Propriedade Intelectual”.

PAULO CASTRO
Consultor
inLicenciou-se em Gestão de Empresas pela UMinho e efetuou uma Especialização em Corporate Finance pelo Centro de Investigação de Mercados e Ativos Financeiros (CEMAF) do ISCTE, instituição pela qual também é Pós-Graduado em Finanças e Controlo Empresariais. Realizou vários cursos de formação para executivos, com destaque para o “Leadership Challenges” na Católica Porto Business School e o “Driving Change” na London Business School (2019). Iniciou a seu percurso profissional em 2001 no departamento de Corporate Finance na Ernst & Young (atual EY), em Lisboa. Entre 2003 e 2004, foi analista financeiro na Tabaqueira (Philip Morris), em Sintra. Em 2005, foi cofundador da PARTNER to PARTNER – Consultores de Gestão (P2P), entidade que, em 2019, viria a ser integrada na BDO. Atualmente, é Partner da área de consultoria BDO Portugal, sendo responsável pela filial de Braga.
ORADOR CONVIDADO

CARLOS SANTOS
Formador | Especialista em Inovação Social
inEspecialista em inovação social na OIJ - Organização Internacional da Juventude para a Ibero-América e coopera regularmente com o Instituto Universitário de Investigación Ortega y Gasset, em Madrid, com o INAP – Instituto Nacional de Administración Publica de España e a AECID - Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo. Pertence a diversas redes europeias, nomeadamente na Rede EUROCITIES, Rede "Boosting Social Innovation" Rede ROOF e Rede Global Goals for Cities, do Programa URBACT III, entre outras. É formador do quadro da SALTO, formador Sénior do Programa Europeu Erasmus+, membro da Bolsa de Formadores da Agência Nacional Erasmus+ Juventude, ESC e Desporto de Portugal e Coordenador do Grupo de Trabalho Nacional da Parceria Estratégica de Agências Europeias Erasmus+ - “Digital Youth Work”. Atualmente, assume a coordenação técnica do Human Power Hub - Centro de Inovação Social de Braga, gerido pela BragaHabit E.M.
Testemunhos
“A minha experiência no “Master em Gestão Estratégica da Inovação” na TecMinho, um programa extremamente bem estruturado com uma proposta de valor muito bem concebida, revelou-se enriquecedora em diversos aspetos. Adquiri sólidos conhecimentos teóricos sobre gestão da inovação e tive a oportunidade de aprender, através de casos práticos de sucesso, além de desenvolver projetos inovadores que me proporcionaram valiosos "insights" sobre estratégias e desafios na implementação da inovação. Esta experiência permitiu-me, igualmente, manter-me atualizado acerca das últimas práticas e tendências emergentes da gestão da inovação. O networking emergiu como um aspeto fundamental, possibilitando-me estabelecer uma importante rede de contactos e expandir a minha compreensão sobre a gestão da inovação. Este facto possibilitou a abertura de portas para futuras parcerias e oportunidades de negócios. Sinto-me confiante de que estes conhecimentos e experiências terão um impacto positivo na minha carreira, contribuindo tanto para o diagnóstico e planeamento estratégico da inovação, como para a criação de valor nas organizações com as quais colaboro, através do desenvolvimento bem-sucedido de projetos de inovação”.
Júlio Delgado - CEO STEM Data Analytics & AI (formando da 1.ª edição do Master)
"Curso altamente recomendável para todos os envolvidos na temática da Inovação e da sua promoção, pela estruturação lógica e abrangência dos temas, pela preparação cuidada dos conteúdos e por uma organização profissional e atenta".
Jorge Fontes - Business Development & Management: The Light Rebar Company, Master Ferro e The BioBur Company (formando da 1.ª edição do Master)
Informação Extra
LOCAL DA FORMAÇÃO:
Esta formação será realizada em Braga, nas instalações e com o apoio do Human Power Hub – Centro de Inovação Social de Braga, o qual inclui restaurante para os almoços e parque de estacionamento gratuito.
Human Power Hub
R. de São Domingos, 94B, 2.º andar - Braga
Coordenadas GPS: 41,55592, - 8.41374