2.ª edição
Programa Executivo

Coaching e PNL para a Excelência

Descrição

A excelência não é um momento. A excelência é um processo.

O Coaching é um processo estruturado que utiliza diversas ferramentas para explorar possibilidades alternativas que permitam transitar de uma situação atual para uma situação desejada.

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma abordagem que se dedica ao estudo da estrutura da excelência humana, através de várias técnicas e ferramentas que permitem compreender como as pessoas organizam os seus pensamentos, emoções, fisiologia (corpo), linguagem e comportamento para produzir resultados. Compreender essa estrutura é a base para transformar a forma como lidamos connosco próprios e com o que nos rodeia, de modo a alcançar os resultados pretendidos.


Neste programa de formação, juntamos, então, um processo (Coaching), que utiliza várias ferramentas e técnicas, entre as quais se enquadra a PNL, para promover a excelência humana, ou seja, um conceito pessoal e subjetivo que está associado a um resultado que se pretende obter num determinado domínio, por comparação ou não a um referencial.


Parece haver 2 componentes essenciais que distinguem as pessoas que alcançam a excelência daquelas que não alcançam:

  • a capacidade de visualizar e projetar o que pretendem alcançar (componente mental); 
  • a capacidade de agir, sem procrastinar (um objetivo sem ação é um sonho)


“A dream written down with a date becomes a goal. A goal broken down into steps becomes a plan. A plan backed by action makes your dreams come true.
Greg Reid

Objetivos

O programa executivo “Coaching e PNL para a Excelência” tem como finalidade desenvolver competências associadas à compreensão do comportamento humano, através da PNL e do coaching, para alcançar mais e melhores resultados individuais e coletivos.

Este programa ajudará os participantes a adotar o “Mindset coaching” consigo e com outras pessoas, contribuindo, de forma mais específica para:


  • Compreender os pressupostos do coaching e da programação neurolinguística;
  • Observar, de forma consciente, os seus comportamentos e os comportamentos dos outros, para delinear estratégias de ação intra e interpessoal;
  • Estabelecer rapport ou sintonia com diferentes tipos de interlocutores, promovendo a empatia e a compaixão como processos de eficácia no estabelecimento de relações interpessoais;
  • Compreender a estrutura do comportamento humano;
  • Desenvolver processos de mudança com base no modelo de alinhamento;
  • Estabelecer conversas construtivas e geradoras de resultados com base nas técnicas para a formulação de perguntas poderosas;
  • Definir e ajudar a definir objetivos relevantes, criando condições para a sua concretização;
  • Aumentar a sua resiliência, através da tomada de decisão suportada por valores relevantes para a sua vida;
  • Otimizar os seus recursos internos para alcançar os resultados desejados;
  • Eliminar ou ressignificar crenças limitadoras para ser a sua melhor versão;

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos do Coaching e da PNL

  • O que é e o que não é coaching
  • O que é a PNL
  • Breve história do Coaching e da PNL
  • Pressupostos do Coaching e PNL
  • Os diferentes tipos de Coaching
  • O Mindset Coaching
  • Os limites do Coaching


2. Observação como a base para a transformação

  • Como observar sem julgar / avaliar
  • Observar com todos os sentidos
  • O processo inconsciente da observação com julgamento
  • Escuta ativa: os 4 níveis de “ouvir”
  • Backtracking e articulação
  • A auto-observação (recursos internos e externos para a autoconsciência)


3. Rapport / conexão

  • O que é o Rapport e a sua importância na interação humana
  • Rapport verbal e não verbal
  • Estratégias para o estabelecimento de rapport
  • Rapport intrapessoal: autoempatia e autocompaixão.


4. A estrutura associada à geração de resultados

  • O Modelo de comunicação da PNL
  • O modelo de alinhamento inspirado nos níveis neurológicos
  • A tomada de consciência e a utilização dos modelos para gerar resultados desejados

 

5. Perguntas Poderosas – a arte de questionar

  • O que são perguntas poderosas e a sua importância
  • Benefícios das perguntas poderosas
  • Características das perguntas poderosas
  • Como formular perguntas poderosas
  • Scalling


6. Do estado atual ao estado desejado

  • Roda da vida
  • A importância dos objetivos
  • Como formular objetivos para serem alcançados

  • Como potenciar o alcance de objetivos


 7. Valores

  • O que são valores e a sua importância
  • Perguntas poderosas para a identificação de valores
  • Técnicas e estratégias para a identificação de valores fundamentais


8. Tarefas / ações

  • Dos objetivos aos resultados
  • Características de uma boa tarefa / ação
  • Perguntas poderosas para a definição de tarefas / ações
  • Elaboração de um plano ação através da linha do tempo


9. Recursos

  • Diálogo Interno
  • Visualização
  • A linguagem e as pistas linguísticas
  • A fisiologia (postura corporal) como recurso

 

10. Crenças – Como eliminar barreiras ao alcance de resultados

  • O que são crenças
  • Crenças possibilitadoras e limitadoras 
  • Identificação de crenças
  • Ressignificação de crenças

Metodologias

O programa executivo Coaching e PNL para a Excelência é uma experiência imersiva de desenvolvimento de competências. Mais do que partilhar e abordar conteúdos, este programa é uma experiência de transformação pessoal e profissional, assumindo-se que a transformação de uma determinada realidade ou contexto começa pelas pessoas, numa abordagem “insideout”

Serão utilizadas, entre outras, metodologias pedagógicas e técnicas de transformação pessoal, tais como:

Autorreflexão:

Tomar decisões conscientes, agir de forma congruente e planear ações que implicam ou podem implicar transformação pessoal e de outras pessoas pressupõe olhar para dentro, percebermos quem somos, quais são as nossas intenções e os nossos valores, bem como o que nos está a impedir de sermos melhores pessoas e melhores profissionais.

Peer learning

Aproveitar um processo de desenvolvimento de competências implica aprender com tudo e com todos. Formadores excelentes são os que colocam ao serviço do grupo as experiências de todos os participantes, no sentido em que as mesmas sejam fonte de aprendizagem e crescimento para os restantes.

Peer coaching

Os participantes vão ter a possibilidade de o treinar, ao longo da formação, com os seus pares, de modo a poderem transferir mais facilmente as competências para a sua realidade pessoal e profissional, seja para processos de autocoaching, seja para utilizarem o “mindset coaching” no âmbito dos seus diferentes life roles

Aprendizagem experiencial

Baseia-se no pressuposto de que se aprende através da experiência (“Lean by doing”). Serão desenvolvidas experiências que permitam aos participantes integrarem, de forma profunda, os processos e as ferramentas abordadas ao longo da formação.

Destinatários

  • Líderes de Equipas
  • Profissionais de diversas áreas
  • Responsáveis de áreas funcionais
  • Gestores de Projetos
  • Pessoas em transição de carreira
  • Todos os profissionais que pretendam ferramentas e processos para alcançarem mais e melhores resultados

Formadores

Foto de Paulo Silva
Paulo Silva

Mais de 25 anos de experiência profissional na área do desenvolvimento humano e organizacional, como consultor, formador, coach e docente do ensino superior. Coordenou e interveio enquanto investigador em projetos (nacionais e internacionais) de investigação sobre competências, perfis profissionais e formação. É autor e co-autor de publicações na área do desenvolvimento humano. Implementou, enquanto docente e formador, milhares de horas de formação, para milhares de pessoas com diferentes perfis (dirigentes, líderes de equipas, gestores de projeto, técnicos especializados, …) nas áreas da Gestão de Recursos Humanos e de Desenvolvimento Humano. Tem um mestrado em Gestão de Recursos Humanos e uma Licenciatura em Educação pela Universidade do Minho. Tem uma Certificação Internacional em Coaching pela International Coaching Communnity (ICC) e Certificação Internacional em PNL (Programação Neuro Linguística) pelo Instituto Holandês de PNL (NTI-NLP). É certificado internacionalmente como Analista de Perfil Comportamental DISC pelo InterDisc International.

Informação Extra

LOCAL DA FORMAÇÃO:
Mosteiro de Tibães, Braga
O local escolhido está em congruência com a metodologia a utilizar na implementação do programa, onde se privilegiará a dimensão prática, de contacto com o exterior e onde os participantes possam desfrutar de uma experiência de desenvolvimento de competências que está para além da abordagem de conteúdos.

PROGRAM ADVISOR:
Cristina Ribeiro

cribeiro@tecminho.uminho.pt



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