Coaching e PNL para a Excelência
Descrição
A excelência não é um momento. A excelência é um processo.
O Coaching é um processo estruturado que utiliza diversas ferramentas para explorar possibilidades alternativas que permitam transitar de uma situação atual para uma situação desejada.
A Programação Neurolinguística (PNL) é uma abordagem que se dedica ao estudo da estrutura da excelência humana, através de várias técnicas e ferramentas que permitem compreender como as pessoas organizam os seus pensamentos, emoções, fisiologia (corpo), linguagem e comportamento para produzir resultados. Compreender essa estrutura é a base para transformar a forma como lidamos connosco próprios e com o que nos rodeia, de modo a alcançar os resultados pretendidos.
Neste programa de formação, juntamos, então, um processo (Coaching), que utiliza várias ferramentas e técnicas, entre as quais se enquadra a PNL, para promover a excelência humana, ou seja, um conceito pessoal e subjetivo que está associado a um resultado que se pretende obter num determinado domínio, por comparação ou não a um referencial.
Parece haver 2 componentes essenciais que distinguem as pessoas que alcançam a excelência daquelas que não alcançam:
- a capacidade de visualizar e projetar o que pretendem alcançar (componente mental);
- a capacidade de agir, sem procrastinar (um objetivo sem ação é um sonho)
“A dream written down with a date becomes a goal. A goal broken down into steps becomes a plan. A plan backed by action makes your dreams come true.”
Greg Reid
Objetivos
O programa executivo “Coaching e PNL para a Excelência” tem como finalidade desenvolver competências associadas à compreensão do comportamento humano, através da PNL e do coaching, para alcançar mais e melhores resultados individuais e coletivos.
Este programa ajudará os participantes a adotar o “Mindset coaching” consigo e com outras pessoas, contribuindo, de forma mais específica para:
- Compreender os pressupostos do coaching e da programação neurolinguística;
- Observar, de forma consciente, os seus comportamentos e os comportamentos dos outros, para delinear estratégias de ação intra e interpessoal;
- Estabelecer rapport ou sintonia com diferentes tipos de interlocutores, promovendo a empatia e a compaixão como processos de eficácia no estabelecimento de relações interpessoais;
- Compreender a estrutura do comportamento humano;
- Desenvolver processos de mudança com base no modelo de alinhamento;
- Estabelecer conversas construtivas e geradoras de resultados com base nas técnicas para a formulação de perguntas poderosas;
- Definir e ajudar a definir objetivos relevantes, criando condições para a sua concretização;
- Aumentar a sua resiliência, através da tomada de decisão suportada por valores relevantes para a sua vida;
- Otimizar os seus recursos internos para alcançar os resultados desejados;
- Eliminar ou ressignificar crenças limitadoras para ser a sua melhor versão;
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos do Coaching e da PNL
- O que é e o que não é coaching
- O que é a PNL
- Breve história do Coaching e da PNL
- Pressupostos do Coaching e PNL
- Os diferentes tipos de Coaching
- O Mindset Coaching
- Os limites do Coaching
2. Observação como a base para a transformação
- Como observar sem julgar / avaliar
- Observar com todos os sentidos
- O processo inconsciente da observação com julgamento
- Escuta ativa: os 4 níveis de “ouvir”
- Backtracking e articulação
- A auto-observação (recursos internos e externos para a autoconsciência)
3. Rapport / conexão
- O que é o Rapport e a sua importância na interação humana
- Rapport verbal e não verbal
- Estratégias para o estabelecimento de rapport
- Rapport intrapessoal: autoempatia e autocompaixão.
4. A estrutura associada à geração de resultados
- O Modelo de comunicação da PNL
- O modelo de alinhamento inspirado nos níveis neurológicos
- A tomada de consciência e a utilização dos modelos para gerar resultados desejados
5. Perguntas Poderosas – a arte de questionar
- O que são perguntas poderosas e a sua importância
- Benefícios das perguntas poderosas
- Características das perguntas poderosas
- Como formular perguntas poderosas
- Scalling
6. Do estado atual ao estado desejado
- Roda da vida
- A importância dos objetivos
Como formular objetivos para serem alcançados
- Como potenciar o alcance de objetivos
7. Valores
- O que são valores e a sua importância
- Perguntas poderosas para a identificação de valores
- Técnicas e estratégias para a identificação de valores fundamentais
8. Tarefas / ações
- Dos objetivos aos resultados
- Características de uma boa tarefa / ação
- Perguntas poderosas para a definição de tarefas / ações
- Elaboração de um plano ação através da linha do tempo
9. Recursos
- Diálogo Interno
- Visualização
- A linguagem e as pistas linguísticas
- A fisiologia (postura corporal) como recurso
10. Crenças – Como eliminar barreiras ao alcance de resultados
- O que são crenças
- Crenças possibilitadoras e limitadoras
- Identificação de crenças
- Ressignificação de crenças
Metodologias
O programa executivo Coaching e PNL para a Excelência é uma experiência imersiva de desenvolvimento de competências. Mais do que partilhar e abordar conteúdos, este programa é uma experiência de transformação pessoal e profissional, assumindo-se que a transformação de uma determinada realidade ou contexto começa pelas pessoas, numa abordagem “insideout”
Serão utilizadas, entre outras, metodologias pedagógicas e técnicas de transformação pessoal, tais como:
Autorreflexão:
Tomar decisões conscientes, agir de forma congruente e planear ações que implicam ou podem implicar transformação pessoal e de outras pessoas pressupõe olhar para dentro, percebermos quem somos, quais são as nossas intenções e os nossos valores, bem como o que nos está a impedir de sermos melhores pessoas e melhores profissionais.
Peer learning
Aproveitar um processo de desenvolvimento de competências implica aprender com tudo e com todos. Formadores excelentes são os que colocam ao serviço do grupo as experiências de todos os participantes, no sentido em que as mesmas sejam fonte de aprendizagem e crescimento para os restantes.
Peer coaching
Os participantes vão ter a possibilidade de o treinar, ao longo da formação, com os seus pares, de modo a poderem transferir mais facilmente as competências para a sua realidade pessoal e profissional, seja para processos de autocoaching, seja para utilizarem o “mindset coaching” no âmbito dos seus diferentes life roles
Aprendizagem experiencial
Baseia-se no pressuposto de que se aprende através da experiência (“Lean by doing”). Serão desenvolvidas experiências que permitam aos participantes integrarem, de forma profunda, os processos e as ferramentas abordadas ao longo da formação.
Destinatários
- Líderes de Equipas
- Profissionais de diversas áreas
- Responsáveis de áreas funcionais
- Gestores de Projetos
- Pessoas em transição de carreira
- Todos os profissionais que pretendam ferramentas e processos para alcançarem mais e melhores resultados
Formadores

Paulo Silva
Mais de 25 anos de experiência profissional na área do desenvolvimento humano e organizacional, como consultor, formador, coach e docente do ensino superior. Coordenou e interveio enquanto investigador em projetos (nacionais e internacionais) de investigação sobre competências, perfis profissionais e formação. É autor e co-autor de publicações na área do desenvolvimento humano. Implementou, enquanto docente e formador, milhares de horas de formação, para milhares de pessoas com diferentes perfis (dirigentes, líderes de equipas, gestores de projeto, técnicos especializados, …) nas áreas da Gestão de Recursos Humanos e de Desenvolvimento Humano. Tem um mestrado em Gestão de Recursos Humanos e uma Licenciatura em Educação pela Universidade do Minho. Tem uma Certificação Internacional em Coaching pela International Coaching Communnity (ICC) e Certificação Internacional em PNL (Programação Neuro Linguística) pelo Instituto Holandês de PNL (NTI-NLP). É certificado internacionalmente como Analista de Perfil Comportamental DISC pelo InterDisc International.
Informação Extra
LOCAL DA FORMAÇÃO:
Mosteiro de Tibães, Braga
O local escolhido está em congruência com a metodologia a utilizar na implementação do programa, onde se privilegiará a dimensão prática, de contacto com o exterior e onde os participantes possam desfrutar de uma experiência de desenvolvimento de competências que está para além da abordagem de conteúdos.
PROGRAM ADVISOR:
Cristina Ribeiro