NOVO
Programa Executivo

Comunicar com Impacto

Descrição

A comunicar é que a gente se entende


A comunicação é o mecanismo que os seres humanos usam para se compreenderem ou, como sugere a etimologia da palavra, para por em comum, no sentido em que aquilo que alguém quer transmitir seja compreendido exatamente da mesma forma por quem recebe. Ora, é sabido que tal nem sempre acontece e, por isso, existem conflitos e outros resultados menos positivos decorrentes do processo de comunicação.


Um dos principais desafios da interação humana está associado ao não julgamento e à condução de um processo comunicacional construtivo e empático, valorizando e apreciando o mapa mundo das outras pessoas (forma como percecionam a realidade, tendo como referência as suas experiências, crenças, valores, competências, interesses, …), sobretudo com o que ele tem de diferente do nosso.


Neste curso, propõe-se uma abordagem à comunicação e relacionamento interpessoal, integrando 3 componentes estruturantes: 1) os diferentes perfis comportamentais; 2) a programação neurolinguística; 3) a comunicação autêntica (não violenta).


Para a abordagem aos diferentes perfis comportamentais, recorrer-se-á à abordagem DISC, com origem no trabalho de William Moulton Marston, que tipifica os perfis comportamentais em 4 estilos (direção, interação, serenidade e cumprimento), sinalizando-se os desafios e estratégias associadas à interação com os diferentes estilos.


Da programação neurolinguística (PNL), serão convocados os pressupostos associados ao comportamento humano, bem como o modelo de comunicação da PNL, que se constitui como um modelo explicativo integrado sobre o processo de comunicação intra e interpessoal.


A comunicação autêntica (não violenta), introduzida por Marshall Rosenberg, assenta na conexão e na capacidade de empatizar com o outro e consigo mesmo. Mais do que uma forma de comunicar, é uma forma de estar na vida e de construir relações, que implica entrar em contacto com as mais profundas necessidades humanas que todos partilhamos, e interagir com o outro a partir desse olhar.

Objetivos

O programa executivo “Comunicar com Impacto” tem como finalidade desenvolver competências associadas à comunicação intra e interpessoal, criando condições para gerar impacto comunicacional.

De forma mais específica, com este programa, os participantes ficarão aptos a:

  • Compreender os pressupostos associados à comunicação humana, assumindo-os como uma base validada para a estruturação de processos comunicacionais;
  • Escutar ativamente, com um nível profundo de compreensão, gerando empatia e conexão com diferentes interlocutores;
  • Compreender o modelo de comunicação da PNL, utilizando para a comunicação intra e interpessoal;
  • Utilizar estratégias comunicacionais em função do perfil comportamental de diferentes interlocutores;
  • Estabelecer uma comunicação autêntica e não violenta, baseada na empatia e no respeito por si e pelos outros, aumentando a probabilidade de alcançar o sucesso.

Conteúdos Programáticos

PROGRAMA 

1. Pressupostos associados à comunicação humana

  • Os diferentes pressupostos associados à comunicação de acordo com a programação neurolinguística
  • Autodiagnóstico sobre os pressupostos
  • Os pressupostos no dia a dia: o desafio dos pressupostos

 

2. Compreender antes de ser compreendido

  • Escuta ativa e os 4 níveis de ouvir
  • A arte de receber feedback (janela de Johari)
  • Sinais de uma escuta pouco consciente
  • Estratégias para praticar a escuta consciente

 

3. A comunicação intrapessoal

  • O modelo de comunicação da PNL
  • As representações mentais e atribuição de significado
  • A fisiologia: o corpo comunica (para fora e para dentro)
  • Estado emocional e sua relação com o comportamento
  • O modelo PSC na comunicação intrapessoal
  • Mudança de estado e o seu impacto na comunicação.

 

4. Comunicação e estilos comportamentais

  • Os 3 níveis da interação humana
  • Os diferentes estilos comportamentais de acordo com a metodologia DISC
  • Como identificar estilos comportamentais
  • A comunicação não verbal dos diferentes estilos comportamentais
  • Estratégias para a eficácia na interação com diferentes estilos comportamentais
  • Os degraus da interação com diferentes estilos comportamentais
  • Plano de ação para o desenvolvimento de estilo comunicacional

 

5. Comunicação autêntica / não violenta

  • As origens e os pressupostos da comunicação autêntica
  • O processo da comunicação autêntica
  • Observação vs avaliação no processo de comunicação
  • Como detetar emoções / sentimentos e sua importância no processo de comunicação
  • Como realizar pedidos construtivamente para a eficácia comunicacional
  • Empatia
  • Gerir relacionamentos e conflitos através da comunicação autêntica.

Metodologias

O programa executivo “Comunicar com Impacto” é uma experiência imersiva de desenvolvimento de competências. Mais do que partilhar e abordar conteúdos, este programa é uma experiência de transformação pessoal e profissional e de transformação das relações.


Serão utilizadas, entre outras, metodologias pedagógicas e técnicas de transformação pessoal, tais como:


Autorreflexão:

Analisar o seu próprio processo de comunicação intra e interpessoal. A mudança na forma como comunicamos com os outros começa na forma como comunicamos internamente. Este processo de autorreflexão será apoiado pela avaliação de perfil comportamental DISC, da qual resultará um relatório individual das principais características comportamentais, com impacto no seu processo de comunicação.

Peer learning

Aproveitar um processo de desenvolvimento de competências implica aprender com tudo e com todos. Formadores excelentes são os que colocam ao serviço do grupo as experiências de todos os participantes, no sentido em que as mesmas sejam fonte de aprendizagem e crescimento para os restantes.

Peer coaching

A capacidade de ouvir conscientemente e ajudar os outros a explorar novos caminhos para o desenvolvimento das suas competências é, por si mesmo, um processo de desenvolvimento das suas próprias competências.

Aprendizagem experiencial

Baseia-se no pressuposto de que se aprende através da experiência (“Lean by doing”). Serão desenvolvidas experiências que permitam aos participantes integrarem, de forma profunda, os processos e as ferramentas abordadas ao longo da formação.

Destinatários

  • Profissionais que desempenham funções nas quais o processo de comunicação interpessoal é relevante; 
  • Líderes de Equipas
  • Gestores de Startups e empresas de pequena e média dimensão
  • Empresários 
  • Responsáveis de áreas funcionais

  • Gestores de Projetos

Formadores

Foto de Paulo Silva
Paulo Silva

Mais de 25 anos de experiência profissional na área do desenvolvimento humano e organizacional, como consultor, formador, coach e docente do ensino superior. Coordenou e interveio enquanto investigador em projetos (nacionais e internacionais) de investigação sobre competências, perfis profissionais e formação. É autor e co-autor de publicações na área do desenvolvimento humano. Implementou, enquanto docente e formador, milhares de horas de formação, para milhares de pessoas com diferentes perfis (dirigentes, líderes de equipas, gestores de projeto, técnicos especializados, …) nas áreas da Gestão de Recursos Humanos e de Desenvolvimento Humano. Tem um mestrado em Gestão de Recursos Humanos e uma Licenciatura em Educação pela Universidade do Minho. Tem uma Certificação Internacional em Coaching pela International Coaching Communnity (ICC) e Certificação Internacional em PNL (Programação Neuro Linguística) pelo Instituto Holandês de PNL (NTI-NLP). É certificado internacionalmente como Analista de Perfil Comportamental DISC pelo InterDisc International.

Informação Extra

LOCAL DA FORMAÇÃO:
Mosteiro de Tibães, Braga
O local escolhido está em congruência com a metodologia a utilizar na implementação do programa, onde se privilegiará a dimensão prática, de contacto com o exterior e onde os participantes possam desfrutar de uma experiência de desenvolvimento de competências que está para além da abordagem de conteúdos.

PROGRAM ADVISOR:
Patrícia Sousa
psousa@tecminho.uminho.pt

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