Desenvolvimento Profissional

À luz da realidade atual e do que se perspetiva para o futuro, parece que já foi noutra vida a ideia de que era relativamente normal e aceitável que as pessoas fizessem toda a sua trajetória profissional enquadradas numa determinada organização, cabendo a esta a responsabilidade pela gestão da sua carreira. Hoje, estamos perante um novo panorama. O VUCA (volatility, uncertainty, complexity, ambiguity) e o BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible) ditaram uma nova lógica para as organizações e para as pessoas, nas diferentes dimensões da sua vida, com particular destaque para a sua componente profissional.

As carreiras deixaram de ser lineares, a educação e a formação deixaram de estar associadas apenas à fase inicial antes da entrada no mercado de trabalho, passando a ser assumidas e relevantes ao longo da vida, assistindo-se à reconfiguração de trajetórias profissionais para integrar a realização profissional como uma componente essencial do bem estar das pessoas.

Atualmente (e no futuro), as pessoas assumem-se como autoras do seu projeto de vida e de carreira, no qual a componente profissional é uma de entre muitas outras que interessa equilibrar. Mais liberdade, bem estar, realização, equilíbrio são termos que já fazem parte da linguagem das pessoas quando se referem à sua carreira. O desafio é, agora, encontrar as estratégias adequadas para que tal seja uma realidade.
Sabemos que nem sempre é fácil e, por isso, a equipa da TecMinho irá apoiá-lo/a neste processo, através da nossa área de apoio ao desenvolvimento profissional:

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.