Gestão de PME

Descrição

É empresário e precisa de consolidar as suas bases de gestão para melhorar resultados?   
É empreendedor, tem ideias e quer alavancar com confiança o seu negócio?   
Formou-se recentemente, pretende ingressar no mercado de trabalho e sente necessidade de perceber de forma prática como funciona o mundo empresarial?  
 
Neste curso, encontrará alicerces sólidos para uma gestão estratégica orientada para o sucesso!
 
Auxiliado por 3 especialistas que há mais de 20 anos criam e apoiam empresas a crescer e a desenvolver-se com a estabilidade e flexibilidade necessárias, poderá esclarecer todas as suas dúvidas e aumentar o seu potencial e o do seu negócio!
 
LOCAL DE REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO:
Edifício dos Congregados da UMinho, Braga (Avenida Central, 100).
 
CONDIÇÕES ESPECIAIS DE PAGAMENTO:
3 parcelas (início, meio e final do curso).

Objetivos

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:

  • Encontrar em si as características fundamentais do empreendedor/empresário
  • Dominar os mecanismos de formalização de empresas
  • Desenvolver um plano de negócios explorando todas as áreas associadas
  • Conhecer estratégias empresariais e desenvolver o espírito crítico sobre as mesmas
  • Compreender as raízes e as novas tendências de gestão de recursos humanos
  • Conhecer e interrelacionar diferentes sistemas de gestão de RH
  • Relacionar a importância de atrair, desenvolver e reter pessoas com o sucesso das organizações
  • Conhecer e aplicar conceitos e planos de Marketing na gestão da empresa
  • Desenvolver competências e conhecimentos no âmbito do Marketing 5.0
  • Compreender os pressupostos gerais da contabilidade, demonstrações financeiras e fiscalidade
  • Analisar os rácios da empresa avaliando os resultados.

Conteúdos Programáticos

M1. Empreendedorismo, Formalização de Empresas e o Plano de Negócios (2 sessões/8h)

O quadro de pensamento sistémico e o empreendedorismo

O processo empreendedor

A formalização de empresas e o plano de negócios

 

M2. Gestão e Estratégia (4 sessões/16h)

O ciclo da gestão e o processo de gestão estratégica

As diretrizes empresariais: missão, visão, valores e objetivos

Formulação, implementação e controlo da estratégia

As novas tendências económicas, sociais e tecnológicas


M3. Gestão Estratégica de Recursos Humanos (2 sessões/8h)

A função e os diversos subsistemas de gestão de recursos humanos

A liderança, os disfuncionamentos e as novas tendências da gestão de recursos humanos

 

M4. Gestão Estratégica de Marketing (5 sessões/20h)

O conceito de marketing e a evolução da função comercial ao longo do tempo

A estratégia de marketing

O plano de marketing e o marketing-mix

Aplicação do Marketing ao contexto do B2B para produtos e serviços

Os novos instrumentos de comunicação do marketing


M5. Contabilidade e Fiscalidade (3 sessões/12h)

A contabilidade: noções, funções e obrigações

As demonstrações financeiras

A fiscalidade


M6. Gestão Financeira da Empresa (2 sessões/8h)

Estrutura financeira da empresa

Os métodos de análise económica e financeira da empresa

Metodologias

A formação será eminentemente ativa, tendo no centro o participante e os seus interesses/necessidades, moldando-se ao que cada um pretende desenvolver. 
Neste curso, os participantes poderão elaborar o primeiro projeto do seu Plano de Negócios, como atualizar o Plano da sua empresa já constituída.

Em todos os módulos estão previstas atividades práticas e interativas para consolidação dos conhecimentos adquiridos e para reflexão sobre a sua aplicação nos contextos reais dos formandos.

Destinatários

Empreendedores, empresários, dirigentes de empresas sem formação na área da Gestão, profissionais que necessitem de formação na área da Gestão.

Formadores

Catarina Moucho - Consultora e formadora em PME e entidades do setor não lucrativo com foco na área económico-financeira. Licenciada em Gestão de Empresas pela UMinho, com pós-Graduação em Finanças Empresariais e pós-Graduação em Contabilidade Pública pela Universidade Lusíada. Mestrado (parte curricular) em Economia. Frequência do Curso de preparação para Revisores Oficiais de Contas promovido pela Ordem dos ROC.


José Milheiro Carmo – Consultor e Formador em Gestão há mais de 30 anos. Foi docente universitário até 2012 e exerceu funções de Gestão em várias empresas industriais durante cerca de 15 anos. É licenciado em Economia pela Universidade do Porto, possui pós-graduação no âmbito do Programa de Alta Direção de Empresas da Universidade de Navarra, MBA em Gestão Internacional na European University e doutoramento em Gestão e Direção de Empresas na Universidade de Vigo.


Amélia Brandão – Consultora e Formadora em Marketing há mais de 20 anos. É docente universitária desde 2004 na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, na Porto Business School e em várias universidades nacionais e internacionais. É licenciada em Economia, possui Pós-graduação em gestão de Empresas, Mestrado em Finanças e Doutoramento em Business and Management da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Testemunhos

Após participar no curso "Gestão de PME", "reestruturei todo o plano de negócios do meu recente projeto empresarial e todo o plano de marketing. Aos indecisos, diria que o curso de Gestão de PME da TecMinho é perfeito para podermos ter uma visão ampla e informada sobre áreas decisivas do negócio e da gestão, desde da vertente do planeamento, execução e controlo estratégico, do marketing e da vertente contabilística e fiscal, que nos permite reestruturar e redefinir aquelas que são as nossas aspirações na implementação ou melhoria de uma ideia de negócio. A partilha entre os colegas e os formadores é extremamente enriquecedora".

Henrique Medeiros, ex-formando do curso

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.