Gestão de PME
Descrição
Edifício dos Congregados da UMinho, Braga (Avenida Central, 100).
3 parcelas (início, meio e final do curso).
Objetivos
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
- Encontrar em si as características fundamentais do empreendedor/empresário
- Dominar os mecanismos de formalização de empresas
- Desenvolver um plano de negócios explorando todas as áreas associadas
- Conhecer estratégias empresariais e desenvolver o espírito crítico sobre as mesmas
- Compreender as raízes e as novas tendências de gestão de recursos humanos
- Conhecer e interrelacionar diferentes sistemas de gestão de RH
- Relacionar a importância de atrair, desenvolver e reter pessoas com o sucesso das organizações
- Conhecer e aplicar conceitos e planos de Marketing na gestão da empresa
- Desenvolver competências e conhecimentos no âmbito do Marketing 5.0
- Compreender os pressupostos gerais da contabilidade, demonstrações financeiras e fiscalidade
- Analisar os rácios da empresa avaliando os resultados.
Conteúdos Programáticos
M1. Empreendedorismo, Formalização de Empresas e o Plano de Negócios (2 sessões/8h)
O quadro de pensamento sistémico e o empreendedorismo
O processo empreendedor
A formalização de empresas e o plano de negócios
M2. Gestão e Estratégia (4 sessões/16h)
O ciclo da gestão e o processo de gestão estratégica
As diretrizes empresariais: missão, visão, valores e objetivos
Formulação, implementação e controlo da estratégia
As novas tendências económicas, sociais e tecnológicas
M3. Gestão Estratégica de Recursos Humanos (2 sessões/8h)
A função e os diversos subsistemas de gestão de recursos humanos
A liderança, os disfuncionamentos e as novas tendências da gestão de recursos humanos
M4. Gestão Estratégica de Marketing (5 sessões/20h)
O conceito de marketing e a evolução da função comercial ao longo do tempo
A estratégia de marketing
O plano de marketing e o marketing-mix
Aplicação do Marketing ao contexto do B2B para produtos e serviços
Os novos instrumentos de comunicação do marketing
M5. Contabilidade e Fiscalidade (3 sessões/12h)
A contabilidade: noções, funções e obrigações
As demonstrações financeiras
A fiscalidade
M6. Gestão Financeira da Empresa (2 sessões/8h)
Estrutura financeira da empresa
Os métodos de análise económica e financeira da empresa
Metodologias
Em todos os módulos estão previstas atividades práticas e interativas para consolidação dos conhecimentos adquiridos e para reflexão sobre a sua aplicação nos contextos reais dos formandos.
Destinatários
Formadores
Catarina Moucho - Consultora e formadora em PME e entidades do setor não lucrativo com foco na área económico-financeira. Licenciada em Gestão de Empresas pela UMinho, com pós-Graduação em Finanças Empresariais e pós-Graduação em Contabilidade Pública pela Universidade Lusíada. Mestrado (parte curricular) em Economia. Frequência do Curso de preparação para Revisores Oficiais de Contas promovido pela Ordem dos ROC.
José Milheiro Carmo – Consultor e Formador em Gestão há mais de 30 anos. Foi docente universitário até 2012 e exerceu funções de Gestão em várias empresas industriais durante cerca de 15 anos. É licenciado em Economia pela Universidade do Porto, possui pós-graduação no âmbito do Programa de Alta Direção de Empresas da Universidade de Navarra, MBA em Gestão Internacional na European University e doutoramento em Gestão e Direção de Empresas na Universidade de Vigo.
Amélia Brandão – Consultora e Formadora em Marketing há mais de 20 anos. É docente universitária desde 2004 na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, na Porto Business School e em várias universidades nacionais e internacionais. É licenciada em Economia, possui Pós-graduação em gestão de Empresas, Mestrado em Finanças e Doutoramento em Business and Management da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Testemunhos
Após participar no curso "Gestão de PME", "reestruturei todo o plano de negócios do meu recente projeto empresarial e todo o plano de marketing. Aos indecisos, diria que o curso de Gestão de PME da TecMinho é perfeito para podermos ter uma visão ampla e informada sobre áreas decisivas do negócio e da gestão, desde a vertente do planeamento, execução e controlo estratégico, do marketing e da vertente contabilística e fiscal, que nos permite reestruturar e redefinir aquelas que são as nossas aspirações na implementação ou melhoria de uma ideia de negócio. A partilha entre os colegas e os formadores é extremamente enriquecedora".
Henrique Medeiros, ex-formando do curso