Avaliação e Controlo de Custos para Otimizar o Desempenho da Empresa
Descrição
Quem não tem necessidade de controlar os custos/gastos da sua empresa que levante a mão! Ninguém... Quem precisa de avaliar o desempenho da sua empresa que dê um passo em frente! Todos avançam!
Neste curso iremos discutir o como e o porquê devemos implementar um Sistemas de Controlo de Custos/Gastos na empresa e suas vantagens para a otimização da performance da organização.
É necessário começar por identificar os principais custos/gastos e classificá-los, para seguidamente se definir um plano, composto por medidas de controlo, em função das necessidades, do histórico e do perpetivado.
Iremos aprender técnicas para combater a ineficácia, analisando comparativamente os principais gastos com os valores de mercado e criando bases de competência para a implementação de um Sistema de Controlo de Custos/Gastos.
Local de realização do curso:
Braga (edifício dos Congregados da Universidade do Minho, Avenida Central n.º 100).
Objetivos
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar os principais custos/gastos da empresa;
- Classificar os principais custos/gastos;
- Controlar os custos/gastos da empresa em função das necessidades, do histório e do perspetivado;
- Analisar de forma comparada os principais gastos com os valores de mercado;
- Implementar um sistema de controlo de gastos/custos.
Conteúdos Programáticos
1. Identificação dos principais custos/gastos da empresa
2. Classificação dos principais custos/gastos da empresa
3. Controlo de custos/gastos da empresa em função das necessidades, do histórico e do perspetivado para combater a ineficácia
4. Análise comparada dos principais gastos com os valores de mercado
5. Implementação de um sistema de controlo de custos/gastos
Metodologias
Formação eminentemente ativa e prática, com trabalho de casos reais de empresas.
Os participantes são convidados a trazer os seus casos para análise e discussão individual ou conjunta, com vista à otimização do desempenho da sua empresa.
Destinatários
Empresários, dirigentes, gestores, responsáveis de departamento/áreas e outros profissionais com interesse em aprofundar conhecimentos sobre a implementação de um sistema de avaliação e controlo de custos, com vista à otimização da empresa.
Pré-requisitos
Os participantes deverão possuir conhecimentos financeiros e de controlo de gestão, adquiridos pela via da experiência ou pela frequência de formação na área (cursos de economia, finanças, controlo de gestão).
Formadores
Catarina Moucho - Consultora e Formadora em PMEs e Entidades do setor não lucrativo com enfoque na área económico-financeira. Licenciatura em Gestão de Empresas pela UM. Pós-Graduação em Finanças Empresarias pela Universidade Lusíada. Pós-Graduação em Contabilidade Pública pela Universidade Lusíada. Mestrado (parte curricular) em Economia. Frequência do Curso de preparação para Revisores Oficiais de Contas ROC promovido pela Ordem dos ROC.