APQP (3ª Edição) e Plano de Controlo (1ª Edição)
Descrição
Na recente revisão da abordagem do APQP (Planeamento Avançado da Qualidade), a AIAG-Automotive Industry Action Group) optou por atualizar o Manual APQP para uma 3ª Edição, onde se verifica a separação do Plano de Controlo para um referencial/documento específico; o Manual Plano de Controlo (numa 1ª Ed.).
No caso do Manual APQP, muitas das novas abordagens referem-se a domínios de desempenho já citados na 2ª Ed., mas que são mais detalhadamente explicados e aprofundados, quer os relativos à gestão de projetos (ex.: o Caminho Crítico, ou as Métricas APQP), quer os temas mais técnicos (ex: os Anti-erro), em anexos contendo propostas de técnicas analíticas, com vários exemplos elucidativos.
O novo Manual do Plano de Controlo - 1ª Edição, é, também, um muito importante referencial a ter em conta, com a revisão de alguns dos temas nucleares (ex: os Planos de Reação, as características especiais e/ou PTC) e incorporação de novas e importantes abordagens metodológicas (ex: Planos de Controle Família e o reforço da relação com o APQP, as “Core Tools” e com a própria IATF).
Sendo fundamental para os fabricantes de materiais e componentes do setor automóvel, interpretar estes referenciais agora atualizados, quer para uma maior eficiência e eficácia no desenvolvimento de novos produtos e processos (o APQP), quer na construção do mais importante documento estrutural das suas atividades industriais e/ou de serviços, na cadeia de valor automóvel (o Plano de Controle), este curso é dirigido aos técnicos e às chefias operacionais, sendo desenvolvido com um teor eminentemente prático e a orientação para uma rápida contextualização nos procedimentos das empresas do setor automóvel.
Objetivos
Face às atualizações vigentes, surge a necessidade de compreender as principais razões da separação em dois Manuais, atualizando o APQP para a sua 3ª Edição e criando uma 1ª Edição do Plano de Controlo.
Por outro lado, um dos objetivos deste curso é dar a conhecer as orientações, fases, atividades e requisitos do guias APQP (Plano Avançado da Qualidade 3ª Edição) e Identificar e interpretar as principais alterações e melhorias introduzidas na nova versão (APQP - 3ª Edição). É, pois, fundamental, compreender os requisitos exigíveis na construção, operacionalização e atualização do Plano de Controlo.
No final do curso, os formandos deverão estar aptos a:
- Conhecer os princípios da metodologia APQP de acordo com a versão mais atualizada do Manual AIAG-APQP (3ªEd.), e os principais requisitos PPAP.
- Conhecer as principais alterações da estrutura do Plano de Controlo de acordo com a nova versão do Manual AIAG - Plano de Controlo 1ªEd.
Conteúdos Programáticos
1. APQP 3ªEdição
- Fundamentos para a atualização do Manual AIAG-APQP 3ªEd ( nova versão )
- Objetivos de APQP e principais alterações na nova versão
- A metodologia APQP - 3ªEd. -Planeamento Avançado da Qualidade - Referencial AIAG:
0 - Atividades de iniciação (Fontes de informação, Benchmarking, CPM )
1 - Planeamento e definição do Programa-Fundamentos e regras da Gestão de Projetos
(Apoio da Liderança e dos níveis de gestão, Planeamento da Capacidade,
Gestão das Alterações, Métricas do APQP e APR e Plano de Mitigação do Risco)
2 - Conceção e Desenvolvimento do Produto
3 - Conceção e Desenvolvimento do processo
4 - Validação Produto/Processo
5 - Feedback e Ações Corretivas - Lógica PDCA
- Check-lists do APQP-Planeamento Avançado da Qualidade
- Gestão das "Portas/Milestones" de validação de fase
2. Plano de Controlo 1ª Edição
- Estrutura do novo Manual Plano de Controle 1ª Edição
- Fundamentos e propósitos da criação de um Manual específico
- Enquadramento e relação do APQP, e as “Core Tools” com o Plano de Controlo
- Metodologia do Plano de Controlo (PC), alterações ao formato e integração no SGQ
- Características do produto ( incluindo "Pass Trough"), processo ( parâmetros), e confimação/validação de Anti-Erros
- Planos Controlo Família, relação com as "Lições Aprendidas" e processos interdependentes
- Retrabalhos, reparações e alterações temporárias aos procedimentos de controlo
- Tipos de Planos de Controle e requisitos para o "Lançamento Seguro"
- Ações consistentes e detalhadas de reação na deteção de Não Conformidades na relação com o SGQ.
- Processos "Caixa negra"
- Uso efetivo do Plano de Controle e relação com outras metodologias e documentos operacionais a jusante ("reverse FMEA", software de gestão do PC, Auditorias Multinível, processos altamente automatizados, PC família, controlo do armazenamento, gestão em "modo degradado")
- Documentação de referência e de suporte da traçabilidade
- Avaliação da eficácia do PC e relação com métodos de garantia da qualidade
- Revisão e atualização dos Planos de Controlo.
Metodologias
Este curso será online, adotando uma estratégia muito semelhante à formação presencial. Teremos sessões de forma síncrona/em direto (formador e participantes estão online através de sistema de videoconferência), onde o formador abordará os conteúdos da formação e interagirá com os participantes e estes com o formador e com os restantes colegas. As sessões síncronas serão práticas e imersivas, com foco nas ferramentas apresentadas e sua integração nos diferentes contextos organizacionais presentes.
Destinatários
Gestores de projeto de engenharia produto/processo, técnicos, do design, da qualidade, da manutenção, da produção, da logística, outras áreas afins , envolvidos em projetos de novos produtos e processos.
Pré-requisitos
Conhecimentos teóricos e práticos do APQP e Plano de Controlo - 2ª Edição.
Sendo um curso online, necessitará de um computador com ligação à internet, webcam e microfone. Não são necessários conhecimentos de utilização de nenhum software ou ferramenta específica.
Formadores
Jeremim Martins - Consultor e formador sénior nas áreas do Lean Manufacturing, da Gestão de Projetos e das Ferramentas avançadas da Qualidade, tais como o AIAG-VDA-FMEA, APQP-PPAP e 8D, entre outras. Tem uma vasta experiência prática e um consolidado percurso enquanto responsável por setores produtivos industriais em várias empresas, nomeadamente no setor automóvel (Renault - Fábrica de Motores e Caixas de Velocidade, como chefe de serviço em setores produtivos, e diretor do CFT-Centro de Formação Técnica da Renault Portugal). Foi Project Manager e diretor-geral do CTIMM - Centro Tecnológico do Setor das Madeiras e Mobiliário, e Diretor Industrial da OLI - Oliveira & Irmão, SA, (prémio KAIZEN-Lean em 2012).