NOVO
Online

LEAN GREEN - Avaliação da Eficácia e Sustentabilidade da Empresa

Descrição

Num ambiente de gestão Lean, a necessidade de resolver problemas é contínua, procurando-se constantemente soluções para os problemas identificados. Nestes contextos, a necessidade de proteção do ambiente e da saúde ao longo de todo o ciclo de vida de um produto aparece aliada à redução dos desperdícios, incluindo os ambientais.

A sinergia Lean-Green surge pela associação dos focos de ambos os paradigmas, pretendendo-se “fazer mais com menos” pelo recurso ao Lean e “criar mais com menos” pelo recurso ao Green, conduzindo as empresas no caminho de transformação para a sustentabilidade.

O objetivo deste curso é promover a avaliação integrada da eficácia do desempenho operacional e da sustentabilidade de uma empresa através de indicadores, levando as empresas a identificar a situação em que se encontram relativamente a estes indicadores e identificar oportunidades de melhoria reduzindo os seus impactos ambientais, conservando energia/recursos naturais e serem seguras, quer para os seus empregados/colaboradores, quer para as suas comunidades e consumidores.

Esta avaliação é fundamental no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o objetivo 12 de Consumo e Produção Responsável.

Objetivos

No final da formação, os participantes serão capazes de:

  • Identificar tipos de desperdícios (incluindo desperdícios ambientais) nas empresas;
  • Reconhecer atividades de valor para o cliente;
  • Mapear um processo e distinguir entre atividades que acrescentam valor e as que não acrescentam valor ao cliente;
  • Identificar indicadores de desempenho operacional e de sustentabilidade;
  • Identificar o contributo de uma empresa para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  • Avaliar, de forma integrada, a eficácia do desempenho e da sustentabilidade nas empresas usando o indicador BOPSE (“Business Overall Performance and Sustainability Effectiveness”).

Conteúdos Programáticos

  1. Introdução ao Lean Production, conceito de desperdício e tipos de desperdícios e princípios Lean Thinking
  2. Desenvolvimento sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), produção e consumo sustentável, dimensões da sustentabilidade e frameworks
  3. Relação entre Lean e sustentabilidade ambiental, desperdício ambiental, leanness e indicadores de desempenho (KPI)
  4. Ecoeficiência: conceito, medidas e seus objetivos
  5. Sinergia Lean-Green: conceito, evolução, relacionamento entre Lean, ecoeficiência e sustentabilidade na literatura e em Portugal, e contribuições para soluções Lean-Green
  6. Aplicação do indicador “Business Overall Performance and Sustainability Effectiveness” (BOPSE)

Metodologias

Adotando as metodologias de ensino aprendizagem ativas e baseadas em projetos, os formandos desenvolvem não apenas competências técnicas, mas também transversais, como capacidade de pesquisa e de autonomia na aprendizagem, capacidade de trabalhar em equipa, comunicação, capacidade de gestão de projetos e equipas, capacidade de gestão de conflitos e criatividade. 

Estas competências são essenciais na prática ou futuro profissional dos formandos. A aprendizagem do Lean-Green irá promover a criatividade e o uso de ferramentas para a avaliação simultânea e integrada, quer da eficácia do desempenho operacional, quer da eficácia da sustentabilidade de uma empresa.

Formadores

Anabela Carvalho Alves - Professora Auxiliar no Departamento de Produção e Sistemas - Escola de Engenharia da UMinho. Licenciada em Engenharia de Produção, Mestre de Produção Integrada por Computador, Doutorada em Engenharia de Produção e de Sistemas pela EEUMINHO. É membro do Centro ALGORITMI. Os seus principais interesses de investigação estão nas áreas de Projeto de Sistemas de Produção e Operação; Lean Production; Planeamento e Controlo da Produção, Gestão de Projetos e Educação em Engenharia, com particular interesse em metodologias ativas de aprendizagem, como o Project-Led Education, Project/Problem based Learning e Lean Education. É autora/coautora de mais de 200 publicações em conferências e/ou comunicações, incluindo 4 livros (3 editados), edições de 3 conferências, 21 capítulos de livros e mais de 50 artigos de revistas internacionais. Supervisionou mais de 100 dissertações de mestrado em ambiente industrial. É membro permanente da Comissão Cientifica e organizadora do International Symposium on Project Approaches in Engineering Education - PAEE. É membro do drive group do European Professors of Industrial Engineering and Management. É membro das seguintes sociedades e redes: Sociedade Portuguesa de Educação em Engenharia (SPEE); Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME); Lean Education Network Academic (LEAN) e SOCOLNET - Sociedade de Redes Colaborativas.


Maria Florentina Abreu - Professora Convidada no Departamento de Produção e Sistemas da  Escola de Engenharia da UMinho. Doutorada em Engenharia Industrial e de Sistemas pela UMinho, Pós-Graduada Executiva em Gestão Empresarial pelo Instituto Superior de Estudos Financeiros e Fiscais e licenciada em Engenharia e Gestão Industrial, pela UAveiro. Afiliada ao Centro de I&D ALGORITMI, da UMinho. Os seus principais interesses de investigação centram-se nas áreas de Produção Lean, Ecoeficiência, Sustentabilidade e Lean-Green, bem como, Aprendizagem Ativa & PBL no Ensino da Engenharia. É autora/coautora de 11 publicações com revisão por pares, incluindo artigos em conferências e revistas internacionais e capítulos de livros. Tem 15 anos de experiência empresarial, como chefe do departamento da qualidade e chefe da delegação norte, como consultora sénior e gestora de projetos, como auditora de sistemas de gestão da qualidade e como formadora. Tem vindo a pesquisar a relação Lean-Green no âmbito de seu doutoramento, com o objetivo de investigar as contribuições Lean-Green para a sustentabilidade das empresas, o que resultou na definição do modelo “Business Overall Performance and Sustainability Effectiveness” (BOPSE), que visa um KPI para medir simultaneamente o desempenho das empresas tanto a nível operacional como da sustentabilidade.


Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.