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Marketing de Conteúdo com IA: Estratégias e Prática com ChatGPT

Descrição

Domine o marketing de conteúdo com inteligência artificial! Este curso online prático vai guiar, passo a passo, na criação de estratégias de conteúdo eficazes com o apoio do ChatGPT. Desde o planeamento editorial e construção de "buyer personas" até à produção de conteúdos otimizados para SEO, blogs e redes sociais, vai aprender a usar prompts inteligentes para gerar ideias, estruturar textos e maximizar o impacto digital.
Com sessões práticas e um projeto final aplicável ao mundo real, este curso é ideal para profissionais de marketing, criadores de conteúdo e empreendedores que querem elevar a sua presença online com o poder da IA.


Num cenário em que 69,1% das empresas já integraram a Inteligência Artificial A nas suas operações de marketing, segundo o Artificial Intelligence (AI) Marketing Benchmark Report de 2025, a revolução trazida pela inteligência artificial não é inevitável . Faz-se sentir na criação de conteúdos, no processo criativo, na revisão e otimização, e no desenvolvimento estratégico.

Ferramentas como o ChatGPT permitem aumentar a eficiência e escalabilidade, potenciam a quantidade produzida de conteúdo, seja no segmento B2B ou no segmento B2C, e facilitam a otimização e personalização de conteúdos. No entanto, é urgente compreender as limitações das ferramentas e descobrir o equilíbrio entre conteúdos 100% humanos e conteúdo co-produzidos. Aprenda a criar prompts eficazes e específicos, a refinar os resultados obtidos, e identificar as necessidades dos seus públicos. Este curso segue uma abordagem teórico-prática para que que, através da utilização do ChatGPT gratuito, desenvolva as suas competências críticas na utilização da inteligência artificial na produção, moderação e otimização de conteúdo, garantindo relevância, qualidade, originalidade e rapidez.

Objetivos

O curso em Marketing de Conteúdo focado nas oportunidades da Inteligência Artificial, em especial do ChatGPT, pretende desenvolver as competências dos profissionais responsáveis pela criação, moderação e otimização de conteúdo em contextos empresariais, contribuindo para estratégias e táticas que contribuem positivamente para os resultados do negócio enquanto acompanham as novas tendências e aproveitam as ferramentas disponíveis.

No final da formação, o/a formando/a deverá ser capaz de:
 
  • Entender os fundamentos do marketing de conteúdo e do planeamento estratégico no enquadramento da inteligência artificial;   
  • Utilizar o ChatGPT para SEO e criação de conteúdo otimizado;
  • Refinar o conteúdo com o apoio do ChatGPT;
  • Entender as limitações do ChatGPT na produção de conteúdos e contornar estas limitações.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao marketing de conteúdo e planeamento estratégico com IA
  • Revisão dos fundamentos do marketing de conteúdo.
  • O Impacto da inteligência artificial na produção e distribuição de conteúdos - o potencial do ChatGPT.  
  • Construção de buyer personas e calendarização editorial assistidas por IA: prompts eficientes para gerar títulos atrativos, temas e estrutura de cronogramas.
  • Sessão prática: construção de calendário editorial usa do o ChatGPT.
 
2. SEO com apoio da IA 
  • GEO é o novo SEO? Introdução a Generative Engine Optimization
  • Uso de IA para pesquisa de keywords, análise de concorrência e sugestões de melhorias on page
  • Criação de conteúdo "SEO friendly" com prompts que garantem densidade, estrutura e linguagem adequada
  • Sessão prática: prompts para criação de conteúdo otimizado, usando o ChatGPT
 
3. Content writing para websites e blogs
  • Criação de páginas, case studies e artigos otimizados com SEO, combinando prompts estruturados e edição humana
  • Produção de outlines, variações de headlines e CTAs com IA; revisão e adaptação
  • Prompts para análise de palavras chave e deteção de gaps de conteúdo
  • Sessão prática: desenvolvimento de conteúdo original e revisão de conteúdos com o ChatGPT
 
4. Copywriting para redes sociais com ChatGPT e boas práticas no uso de IA
  • Produção de diferentes copywritings para redes sociais com o ChatGPT
  • Prompts para gerar copywriting para redes sociais
  • Limitações do ChatGPT: verificação de factos e criatividade vs. reprodução
  • Transparência no uso de conteúdo gerado por IA.

Projeto Final
Criação de um plano de marketing de conteúdo com o apoio do ChatGPT com prompts, gerar peças de conteúdo e otimizar para SEO.

Metodologias

Este curso será online, adotando uma estratégia muito semelhante à formação presencial. Teremos sessões de forma síncrona/em direto (formador e participantes estão online através de sistema de videoconferência), onde o formador abordará os conteúdos da formação e interagirá com os participantes e estes com o formador e com os restantes colegas.

Pré-requisitos

Sendo uma formação online, será necessário possuir acesso à internet, câmara e microfone para poder interagir com o formador.

Formadores

RICARDO GRILO -   Formador em marketing, criatividade e comunicação. Especialista em Marketing Digital na Jscrambler. Foi coordenador de Marketing Internacional na Laskasas S.A. Licenciado em Ciências da Comunicação, especialização em Informação e Jornalismo, pela Universidade do Minho; Pós-graduado em Comunicação, Media e Justiça, pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Doutoramento em Marketing e Estratégia, pelas Universidades de Aveiro, Braga e Beira-Interior.

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