Marketing de Conteúdo com IA: Estratégias e Prática com ChatGPT
Descrição
Com sessões práticas e um projeto final aplicável ao mundo real, este curso é ideal para profissionais de marketing, criadores de conteúdo e empreendedores que querem elevar a sua presença online com o poder da IA.
Num cenário em que 69,1 % das empresas já integraram a Inteligência Artificial A nas suas operações de marketing, segundo o Artificial Intelligence (AI) Marketing Benchmark Report de 2025, a revolução trazida pela inteligência artificial não é inevitável . Faz-se sentir na criação de conteúdos, no processo criativo, na revisão e otimização, e no desenvolvimento estratégico.
Ferramentas como o ChatGPT permitem aumentar a eficiência e escalabilidade, potenciam a quantidade produzida de conteúdo, seja no segmento B2B ou no segmento B2C, e facilitam a otimização e personalização de conteúdos. No entanto, é urgente compreender as limitações das ferramentas e descobrir o equilíbrio entre conteúdos 100% humanos e conteúdo co-produzidos. Aprenda a criar prompts eficazes e específicos, a refinar os resultados obtidos, e identificar as necessidades dos seus públicos. Este curso segue uma abordagem teórico-prática para que que, através da utilização do ChatGPT gratuito, desenvolva as suas competências críticas na utilização da inteligência artificial na produção, moderação e otimização de conteúdo, garantindo relevância, qualidade, originalidade e rapidez.
Objetivos
- Entender os fundamentos do marketing de conteúdo e do planeamento estratégico no enquadramento da inteligência artificial;
- Utilizar o ChatGPT para SEO e criação de conteúdo otimizado;
- Refinar o conteúdo com o apoio do ChatGPT;
- Entender as limitações do ChatGPT na produção de conteúdos e contornar estas limitações.
Conteúdos Programáticos
- Revisão dos fundamentos do marketing de conteúdo.
- O Impacto da inteligência artificial na produção e distribuição de conteúdos - o potencial do ChatGPT.
- Construção de buyer personas e calendarização editorial assistidas por IA: prompts eficientes para gerar títulos atrativos, temas e estrutura de cronogramas.
- Sessão prática: construção de calendário editorial usa do o ChatGPT.
- GEO é o novo SEO? Introdução a Generative Engine Optimization
- Uso de IA para pesquisa de keywords, análise de concorrência e sugestões de melhorias on page
- Criação de conteúdo "SEO friendly" com prompts que garantem densidade, estrutura e linguagem adequada
- Sessão prática: prompts para criação de conteúdo otimizado, usando o ChatGPT
- Criação de páginas, case studies e artigos otimizados com SEO, combinando prompts estruturados e edição humana
- Produção de outlines, variações de headlines e CTAs com IA; revisão e adaptação
- Prompts para análise de palavras chave e deteção de gaps de conteúdo
- Sessão prática: desenvolvimento de conteúdo original e revisão de conteúdos com o ChatGPT
- Produção de diferentes copywritings para redes sociais com o ChatGPT
- Prompts para gerar copywriting para redes sociais
- Limitações do ChatGPT: verificação de factos e criatividade vs. reprodução
- Transparência no uso de conteúdo gerado por IA.
Metodologias
Pré-requisitos
Sendo uma formação online, será necessário possuir acesso à internet, câmara e microfone para poder interagir com o formador.