3.ª edição
Online

FitSM Foundation - Formação em Gestão de Serviços de TI

Descrição

CURSO ONLINE - O standard FitSM® dirige-se a todas as organizações que pretendam estruturar a forma como gerem as TI, otimizando as suas atividades e dirigindo-as à efetiva entrega de serviços de TI aos clientes. Esta é uma alternativa inicial a outros standards e referenciais que pela sua complexidade se tornam difíceis de implementar.
 
Este curso é uma introdução sólida de conhecimentos no standard FitSM®, para apoiar os profissionais de tecnologias e sistemas de informação (TI/SI) na sua atividade, permitindo aqueles que o desejem, progredir no aprofundamento do conhecimento deste padrão através de dois níveis mais avançados.
 
Vantagem da implementação do standard FitSM®: 
Resultados concretos com um esforço limitado, criando as bases que facilitam a implementação de standards mais exigentes, como o ISO/IEC 20000-1, e/ou a adopção das recomendações de referências de boas práticas como o ITIL®.
 
Os participantes ficarão preparados para se candidatarem com sucesso ao exame «Certificate Foundation in IT Service Management according to FitSM®».
 
O que ganho em participar neste curso? 


O curso FitSM Foundation prepara-o para que possa contribuir de modo efetivo na sua organização para:
 
  • Dar os passos essenciais para a implementação do conjunto completo dos processos de gestão de serviços de TI.
  • Conseguir melhorias reais no fornecimento de serviços de TI na organização através da utilização de um standard ITSM conciso, simples e exequível.
  • Gerir com sucesso um conjunto específico e central de processos de ITSM.
  • Adotar e gerir com sucesso um conjunto específico e central de processos eficazes de TI, através de checklists, com ajuda de templates e dispondo de formas de avaliação objetiva da maturidade atingida em cada etapa.
  • Preparação para se candidatar com sucesso ao exame «Certificate Foundation in IT Service Management according to FitSM®», certificação internacional.

A inscrição regular inclui:
  • curso completo
  • documentação de apoio: os módulos do standard FitSM®, os handouts com os slides utilizados no curso, templates e guias de apoio, casos de estudo e outros materiais auxiliares ao estudo e compreensão da aplicação do standard FitSM®.
 
O pacote extra (facultativo) inclui:
  • inscrição no Exame internacional «Certificate Foundation in IT Service Management according to FitSM®» pela APMG, e a fee de avaliador APMG.
    Se desejar esta opção, refira-o na ficha de inscrição, na caixa "Observações".
 
Este curso é  promovido em colaboração com a Qualius, entidade acreditada pela APMG International® para formação em FitSM®.
 

Objetivos

O curso FitSM® Foundation permite aos formandos:
 
  • conhecer os conceitos e terminologia básica de ITSM, do propósito e estrutura dos módulos do standard FitSM e as suas relações com outros standards.
  • Compreender o referencial de processos subjacente ao FitSM, assim como os requisitos nele definidos.
  • Focagem nos aspetos essenciais da gestão de serviços de TI, implementando os processos FitSM®, standard e auditáveis.
 
Os participantes ficarão preparados para se candidatarem com sucesso ao exame «Certificate Foundation in IT Service Management according to FitSM®» pela APMG.

Conteúdos Programáticos

A formação será em Português, mas os slides e a documentação do curso estarão em Inglês.
As perguntas do exame de certificação internacional (por escolha múltipla) são também em Inglês.
 
  • IT Service Management: Introduction, Terms & Concepts.
  • The FitSM® Approach and Standards Family.
  • IT Service Management - General Aspects.
  • IT Service Management - Processes:
    • Objective, important terms and concepts, requirements, additional information including main outputs and/or workflows.
      • Service Level Management
      • Service Availability and Continuity Management
      • Capacity Management
      • Information Security Management
      • Incident and Service Request Management
      • Problem Management
      • Configuration Management
      • Change Management
      • Release and Deployment Management
    • Objective, important terms and concepts, and requirements.
      • Service Portfolio Management
      • Service Reporting
      • Customer Relationship Management
      • Supplier Relationship Management
      • Continual Service Improvement
  • Benefits, Risks & Challenges of Implementing IT Service Management.
  • Related Standards & Frameworks.

Metodologias

Este curso será online, adotando uma estratégia muito semelhante à formação presencial.  
 
Teremos sessões regulares do curso, de forma síncrona/em direto (formador e participantes estão online através de sistema de videoconferência), onde o formador abordará os conteúdos da formação e interagirá com os participantes e estes com o formador e com os restantes colegas (semelhante a uma sala de formação). Nestas sessões, serão discutidos casos práticos e realizadas atividades online.
 
AVALIAÇÃO:
Será feita avaliação contínua durante o curso e será realizado um exame simulado no final.
 

Destinatários

  • gestores e responsáveis de sistemas de Informação, bem como a todos aqueles que têm responsabilidade na orientação de equipas técnicas na prestação e gestão de serviços TI.
  • todos quantos estão envolvidos no planeamento, entrega, operação e controlo dos serviços de TI fornecidos numa organização.
  • quem pretenda aprofundar os seus conhecimentos nas recomendações do standard FitSM® e atingir níveis de certificação superiores - este curso constitui uma preparação para a obtenção com sucesso do «Certificate Foundation in IT Service Management according to FitSM®», um pré-requisito para a frequência dos cursos mais avançados e a obtenção dos níveis de certificação respetivos.
  • profissionais que visam ser reconhecidos como tendo as competências necessárias para a implementação de processos eficazes de gestão de serviços de TI [ITSM], de uma forma mais rápida e sem a necessidade do investimento na complexidade e detalhe de outros referenciais

Pré-requisitos

Deverá possuir:
  • familiaridade com o contexto da gestão de serviços de TI.
  • curso é lecionado em Português, mas é importante que os participantes estejam à vontade com a literatura técnica em Inglês.
Os slides e a documentação do curso estão em Inglês, e as perguntas do exame de certificação internacional (por escolha múltipla) são em Inglês.
 
Por ser um curso online, não são necessários conhecimentos de utilização de nenhum software específico.
Necessitará de um computador com ligação à internet, microfone e webcam.
 

Formadores

José Ruivo - licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e com MBA pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais (agora Escola de Gestão do Porto) da Universidade do Porto.

Certificado em FitSM, ISO/IEC 20000, ISO/IEC 27001, Lean IT e COBIT5. Possuidor das certificações máximas em ITIL®, “ITIL® Managers Certificate” (ISEB – Edimburgo), certificação “ITIL® Expert” (EXIN - Londres), certificação “ITIL® Managing Professional” (Peoplecert). Certificado em USM Foundation e acreditado como USM Coach, pela Fundação SURVUZ. É acreditado internacionalmente pela APMG como formador para USM, FitSM, ISO/IEC 20000 e Lean IT.

Exerce a sua atividade profissional há mais de 25 anos como gestor de Tecnologias e Sistemas de Informação em diversas empresas nas áreas da Banca, Mercados de Capitais e Telecomunicações. Foi responsável pelas operações e gestor de unidade de negócios de uma empresa de serviços em Tecnologias de Informação, assegurando a gestão de sistemas críticos para empresas da área da Distribuição, Telecomunicações e Indústria. Tem lecionado diversas disciplinas de licenciatura e pós-graduação em várias universidades. Criou e gere a Qualius, empresa de consultoria especializada em processos em tecnologias de informação. Enquanto consultor, gere programas de implementação de melhoria de processos em empresas.

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