FitSM Foundation - Formação em Gestão de Serviços de TI
Descrição
- Dar os passos essenciais para a implementação do conjunto completo dos processos de gestão de serviços de TI.
- Conseguir melhorias reais no fornecimento de serviços de TI na organização através da utilização de um standard ITSM conciso, simples e exequível.
- Gerir com sucesso um conjunto específico e central de processos de ITSM.
- Adotar e gerir com sucesso um conjunto específico e central de processos eficazes de TI, através de checklists, com ajuda de templates e dispondo de formas de avaliação objetiva da maturidade atingida em cada etapa.
- Preparação para se candidatar com sucesso ao exame «Certificate Foundation in IT Service Management according to FitSM®», certificação internacional.
- curso completo
- documentação de apoio: os módulos do standard FitSM®, os handouts com os slides utilizados no curso, templates e guias de apoio, casos de estudo e outros materiais auxiliares ao estudo e compreensão da aplicação do standard FitSM®.
- inscrição no Exame internacional «Certificate Foundation in IT Service Management according to FitSM®» pela APMG, e a fee de avaliador APMG.
Se desejar esta opção, refira-o na ficha de inscrição, na caixa "Observações".
Objetivos
- conhecer os conceitos e terminologia básica de ITSM, do propósito e estrutura dos módulos do standard FitSM e as suas relações com outros standards.
- Compreender o referencial de processos subjacente ao FitSM, assim como os requisitos nele definidos.
- Focagem nos aspetos essenciais da gestão de serviços de TI, implementando os processos FitSM®, standard e auditáveis.
Conteúdos Programáticos
- IT Service Management: Introduction, Terms & Concepts.
- The FitSM® Approach and Standards Family.
- IT Service Management - General Aspects.
- IT Service Management - Processes:
- Objective, important terms and concepts, requirements, additional information including main outputs and/or workflows.
- Service Level Management
- Service Availability and Continuity Management
- Capacity Management
- Information Security Management
- Incident and Service Request Management
- Problem Management
- Configuration Management
- Change Management
- Release and Deployment Management
- Objective, important terms and concepts, and requirements.
- Service Portfolio Management
- Service Reporting
- Customer Relationship Management
- Supplier Relationship Management
- Continual Service Improvement
- Objective, important terms and concepts, requirements, additional information including main outputs and/or workflows.
- Benefits, Risks & Challenges of Implementing IT Service Management.
- Related Standards & Frameworks.
Metodologias
Será feita avaliação contínua durante o curso e será realizado um exame simulado no final.
Destinatários
- gestores e responsáveis de sistemas de Informação, bem como a todos aqueles que têm responsabilidade na orientação de equipas técnicas na prestação e gestão de serviços TI.
- todos quantos estão envolvidos no planeamento, entrega, operação e controlo dos serviços de TI fornecidos numa organização.
- quem pretenda aprofundar os seus conhecimentos nas recomendações do standard FitSM® e atingir níveis de certificação superiores - este curso constitui uma preparação para a obtenção com sucesso do «Certificate Foundation in IT Service Management according to FitSM®», um pré-requisito para a frequência dos cursos mais avançados e a obtenção dos níveis de certificação respetivos.
- profissionais que visam ser reconhecidos como tendo as competências necessárias para a implementação de processos eficazes de gestão de serviços de TI [ITSM], de uma forma mais rápida e sem a necessidade do investimento na complexidade e detalhe de outros referenciais
Pré-requisitos
- familiaridade com o contexto da gestão de serviços de TI.
- curso é lecionado em Português, mas é importante que os participantes estejam à vontade com a literatura técnica em Inglês.
Necessitará de um computador com ligação à internet, microfone e webcam.
Formadores
José Ruivo - licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e com MBA pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais (agora Escola de Gestão do Porto) da Universidade do Porto.
Certificado em FitSM, ISO/IEC 20000, ISO/IEC 27001, Lean IT e COBIT5. Possuidor das certificações máximas em ITIL®, “ITIL® Managers Certificate” (ISEB – Edimburgo), certificação “ITIL® Expert” (EXIN - Londres), certificação “ITIL® Managing Professional” (Peoplecert). Certificado em USM Foundation e acreditado como USM Coach, pela Fundação SURVUZ. É acreditado internacionalmente pela APMG como formador para USM, FitSM, ISO/IEC 20000 e Lean IT.
Exerce a sua atividade profissional há mais de 25 anos como gestor de Tecnologias e Sistemas de Informação em diversas empresas nas áreas da Banca, Mercados de Capitais e Telecomunicações. Foi responsável pelas operações e gestor de unidade de negócios de uma empresa de serviços em Tecnologias de Informação, assegurando a gestão de sistemas críticos para empresas da área da Distribuição, Telecomunicações e Indústria. Tem lecionado diversas disciplinas de licenciatura e pós-graduação em várias universidades. Criou e gere a Qualius, empresa de consultoria especializada em processos em tecnologias de informação. Enquanto consultor, gere programas de implementação de melhoria de processos em empresas.