Fundamentos da Economia Circular - Plano de Ação
Descrição
Num contexto de uma preocupação crescente com a Sustentabilidade das diversas atividades económicas associado a um imperativo de assegurar uma melhor valorização de recursos energéticos e naturais leva a que a Economia Circular seja uma das soluções a considerar, o que é refletido em diversos documentos legislativos e estratégicos de caráter europeu e nacional. Neste domínio é de salientar o Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC) que importa conhecer, com rigor, os objetivos, estratégias, métodos intrínsecos a esta mudança do paradigma económico.
Com este curso, pretende-se dotar os formandos com os conceitos base referentes à Economia Circular e as principais ferramentas de forma a ser possível delinear um plano de transição para a Economia Circular nas suas organizações.
Objetivos
Dotar os formandos com os conceitos base referentes à Economia Circular e suas principais ferramentas e ainda de um conhecimento adequado do enquadramento legislativo e estratégico a nível europeu e nacional e impacto na atividade das organizações.
No fim do curso, os participantes serão capazes de:
- Compreender o conceito de fluxos de materiais e suas características na economia linear;
- Compreender o conceito de economia circular, respetivas diferenças em relação à economia linear e
impactos nos fluxos tradicionais de materiais; - Identificar e caracterizar os principais modelos de economia circular;
- Distinguir práticas de modelos de economia circular;
- Definir um plano de intervenção rumo à Economia Circular.
Conteúdos Programáticos
MÓDULO 1 – Fundamentos da Economia Circular (4h)
Este módulo tem como objetivo dotar os formandos dos conceitos fundamentais da Economia Circular e seus pressupostos. A abordagem terá como referência a diferença para o modelo da economia circular. Serão abordados os seguintes temas:
• Princípios da economia linear e respetivos pressupostos
• Conceito de externalidade e a abordagem da economia linear
• Sustentabilidade, eficiência e eficácia - as diferenças e evolução histórica dos conceitos
• Principais fundamentos e pressupostos da economia circular
MÓDULO 2 – Economia Circular: Enquadramento Legislativo e Visão Estratégica (6h)
Pretende-se, neste módulo, transmitir aos formandos os principais fatores e aspetos de naturezas diferentes que compreendem o contexto legislativo e estratégico da economia circular. Assim, serão abordados os seguintes temas:
• Economia circular - história do conceito e sua evolução
• A economia circular na estratégia europeia e nacional
• O Plano de Ação para a economia circular da comunidade europeia
• Papel da economia circular para se alcançar os objetivos de desenvolvimentos sustentável (ODS) da Agenda para a Sustentabilidade 2030 da ONU
• Plano nacional para a economia circular, objetivos e metas e abordagens setoriais já definidas
MÓDULO 3 – Economia Circular e o Fluxo de Materiais (8h)
A alteração dos fluxos de materiais corresponde a uma das grandes diferenças da economia circular face à economia linear. Deste modo, o conhecimento dos conceitos fundamentais associados ao fluxo de materiais inerentes aos modelos/processos de economia circular, bem como dos principais desafios tecnológicos que se colocam é fundamental para assegurar a transição para a economia circular. Serão abordados os seguintes temas:
• Fluxo técnico de materiais
• Fluxo biológico de materiais
• Novo paradigma na gestão de resíduos – a reciclagem como último recurso
• “Critical Raw Materials”
• Ferramenta RESOLVE
• Tecnologias disruptivas e seu papel na implementação de modelos de negócio de económica circular
• Análise de exemplos.
MÓDULO 4 – Modelos Base de Negócio de Economia Circular (8h)
Considerando os fluxos de materiais envolvidos na Economia Circular, é possível identificar alguns modelos base em função da natureza daqueles fluxos. Assim, neste módulo, serão caracterizados e analisados casos de estudo para os seguintes modelos de negócio:
• Entradas circulares
• "Resource Recovery”
• Extensão da vida útil dos produtos
• "Sharing plataforms”
• Produto como um serviço (servitização)
• Estudos de Casos
Ainda neste módulo, serão analisadas as designadas tecnologias disruptivas (digitais, físicas e biológicas) que sustentam, em diversos casos, os modelos de negócio identificados.
Metodologias
Serão utilizados os métodos expositivos, interrogativos, com recurso a entrevistas cruzadas e demonstrativo. Quando possível serão utilizados recursos multimédia (vídeos, diagramas esquemáticos e imagens) que facilitem a apreensão dos vários conceitos. Os exemplos práticos terão grande incidência nos equipamentos mais comuns nos processos de aquecimento e climatização.
Destinatários
Responsáveis pela área ambiental, energética e sustentabilidade das organizações.