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Web Copywriting com Apoio do ChatGPT
Descrição
Escreve para o digital? Este curso foca-se no papel do copywriter na criação de conteúdos para a web, com textos persuasivos, otimizados e estruturados para a web, usando metodologias tradicionais e recursos do ChatGPT para produção e revisão de copywriting.
Será a inteligência artificial uma ameaça ou uma oportunidade para o web copywriting?
Ao longo das 4 sessões, vamos explorar os princípios clássicos do copywriting para o ecossistema digitação - títulos cativantes, chamadas à ação eficazes, estrutura narrativa e SEO – como a aplicação prática do ChatGPT como co-piloto de escrita.
Ao longo das 4 sessões, vamos explorar os princípios clássicos do copywriting para o ecossistema digitação - títulos cativantes, chamadas à ação eficazes, estrutura narrativa e SEO – como a aplicação prática do ChatGPT como co-piloto de escrita.
A articulação entre bases teóricas, reflexão crítica e prática com o ChatGPT irá garantir que os participantes passem a utilizar o potencial e as oportunidades da inteligência artificial para melhorar os seus resultados enquanto preservam o toque humano essencial para conteúdos originais, apelativos e eficientes.
Objetivos
O curso em Web Copywriting com o ChatGPT enquanto ferramenta útil e eficiente para reunir informação e refinar textos pretende ajudar a desenvolver a forma como copywriters focados em conteúdos para a web utilizam e aproveitam as oportunidades da inteligência artificial, com destaque para o ChatGPT gratuito. É uma ponte entre o pensamento estratégico da escrita persuasiva e a eficiência da inteligência artificial.
No final da formação, os participantes serão capazes de:
- Entender os fundamentos do web copywriting e o enquadramento em que a Inteligência Artificial atua enquanto ferramenta e nova experiência de pesquisa
- Utilizar o ChatGPT versão gratuita para ajudar no processo criativo e na eficácia do web copywriting
- Utilizar prompts ou instruções adequadas para os diferentes formatos e objetivos, incluindo títulos, introduções e pequenos textos
- Refletir sobre a dicotomia entre conteúdos criados por pessoas e conteúdos criados por ferramentas como o ChatGPT para encontrar o equilíbrio
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos do Web Copywriting com IA
- Introdução aos princípios essenciais: copywriting para a web, público-alvo, análise da concorrência, títulos e CTA
- Panorama das ferramentas de IA com foco no ChatGPT: como pode ajudar no processo criativo e na eficácia do texto
- Sessão prática: entender como o ChatGPT se posiciona quanto ao seu papel para ajudar no processo de web copywriting
2. Pesquisa e Planeamneto Assistido por ChatGPT
- Criação de prompts eficazes para definição de personas, análise da concorrência, insight sobre o público
- Utilização do ChatGPT para gerar títulos, introduções e textos
- Entender como gerar variações otimizadas de títulos, introduções e textos, comparar e escolher o mais eficaz
- Sessão prática: criar prompts e gerar títulos, introduções e textos com revisão e otimização por mão humana
3. Desenvolvimento de Corpo de Texto Persuasivo
- Estrutura lógica: narrativa, escassez e provas sociais.
- Uso de prompts para ampliar, resumir e enfatizar benefícios a partir das características de produtos e serviços
- Comparação entre versões humanas e assistidas pelo ChatGPT
- Boas práticas de fact-checking
- Sessão prática: criar copy humano vs copy assistado pelo ChatGPT
4. SEO Copywriting com o Apoio do ChatGPT com projeto final integrado
- Fundamentos de SEO para copy (palavras-chave, densidade, estrutura H1–H4, metadados)
- Utilização do ChatGPT para identificar keywords, gerar meta-descrições e alt text
- ChatGPT como co-piloto de revisão e adaptação de mensagem a diferentes canais digitais
- Sessão prática: projeto final integrado
Projeto final
- Criação de um plano de web copywriting com o apoio do ChatGPT
Metodologias
Pré-requisitos
Sendo um curso online, necessitará de um computador com ligação à internet, webcam e microfone.
Formadores
RICARDO GRILO - Formador em marketing, criatividade e comunicação. Especialista em Marketing Digital na Jscrambler. Foi coordenador de Marketing Internacional na Laskasas S.A. Licenciado em Ciências da Comunicação, especialização em Informação e Jornalismo, pela Universidade do Minho; Pós-graduado em Comunicação, Media e Justiça, pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Doutoramento em Marketing e Estratégia, pelas Universidades de Aveiro, Braga e Beira-Interior.