Formação & Desenvolvimento
Promoção do conhecimento e desenvolvimento de pessoas e organizações
e-Learning
Serviços e soluções para e-learning.
Transferência de Tecnologia
Valorização do Conhecimento Comercialização de C&T.
Empreendedorismo
Promoção de uma cultura empreendedora e apoio a spin-offs universitários.
Clínica de Negócios
Consultas especializadas para o desenvolvimento dos negócios.
GAPI
Gabinete de Apoio à  Proteção da Propriedade Industrial.
TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
Web Copywriting e Jornada do Herói: do storytelling à escrita persuasiva
Descrição
Plano:
Quadros Médios / Superiores
Data de início:
2021-11-02
Data de fim:
2021-11-11
Duração(h):
10
Horário:
Terças, Quintas
   das 19:00 às 21:30
Inscrever...
Escreve para o digital?
 
Este curso foca-se no papel do copywriter na criação de conteúdos para a web, trabalhando técnicas que permitem escrever de forma persuasiva, clara e objetiva.
 
Ao longo de 5 sessões, serão abordados os processos de criação de textos e headlines, a definição do avatar, a relevância da jornada do herói, e os passos essenciais para escrever copys vencedores.   
 
A articulação entre bases teóricas e desafios práticos permite trabalhar a escrita e desenvolver o pensamento criativo e estratégico em web copywriting.
Os exercícios aplicados em contexto de aula reforçam a aprendizagem das ferramentas de copywriting para o meio digital.
 
CRONOGRAMA:  
 
Sessões online em direto nos dias 02, 04, 09 e 11/11/2021
Preços do Curso:
110,00€ Valor para ex-formandos da TecMinho, Comunidade Académica da Universidade do Minho (docentes, funcionários, investigadores, alunos, ex-alunos, interfaces) e desempregados
125,00€ Valor para outros participantes

Caso pretenda implementar a formação na sua empresa, conhecer as condições especiais para grupos e/ou modalidades de pagamento, solicite mais informações através de formar@tecminho.uminho.pt
Objetivos
No final da formação, o/a formando/a deverá ser capaz de:
 
- Planear e desenvolver conteúdos adaptados para a web de acordo com a jornada do Herói.
- Criar copys e headlines em contexto digital para promoção e divulgação de marcas, produtos e serviços.
- Adaptar a escrita persuasiva e o storytelling ao copywriting.
 
Mais especificamente, vai:
- Identificar os objetivos e as vantagens do web copywriting;
- Desenhar e implementar ações estratégicas de copywriting;
- Gerir diferentes meios digitais;
- Entender a utilidade da construção de avatares para conteúdos web copywriting;   
- Pensar, criar e promover conteúdo otimizado para SEO;
- Fazer copywriting para atrair, converter e fidelizar clientes, com base no funil básico de vendas;
- Organizar e hierarquizar informação.  
 
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao Copywriting
Conceito de copywriting
O que é o copy, quem é o copywriter
Anatomia do copy: da headline ao body
O Funil no copywriting  
 
2. Introdução à Jornada do Herói
A Jornada do Herói
Hierarquia da informação
Características vs benefícios
Tom, estilo e personalidade  
 
3. Escrever
O conceito e o storytelling.  
Título ou 1ª impressão
Tamanho do texto
Ritmo e Clareza
Call to action  
 
4. Afinar para a Web
Websites
Landing pages
SEO
E-mail marketing  
 
5. Projeto final de Web Copywriting
Projeto (grupos de 2) para validar o processo de aprendizagem.
Apresentação (5 a 10 minutos) de um Pitch do projeto
Formadores
RICARDO GRILO.
Coordenador de marketing internacional na Laskasas S.A., formador em marketing, criatividade e comunicação, e doutorando em marketing e estratégia.   
Licenciado em Ciências da Comunicação, especialização em Informação e Jornalismo, pela Universidade do Minho;
Pós-graduado em Comunicação, Media e Justiça, pela Universidade Nova de Lisboa;
Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto;
Doutorando em Marketing e Estratégia, pelas Universidades de Aveiro, Braga e Beira-Interior;
Coordenador de Marketing Internacional na Laskasas S.A.;
Formador certificado pelo IEFP.
   
 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter