TecMinho participa no Encontro da Rede de Gabinetes de Apoio à Propriedade Industrial
A TecMinho esteve presente no III Encontro Anual da Rede de Gabinetes de Apoio à Propriedade Industrial (GAPI), que teve lugar no dia 14 de novembro no Instituto Pedro Nunes (IPN) em Coimbra. O encontrou constituiu um momento privilegiado de partilha de experiências e reflexão estratégica, sendo igualmente uma oportunidade de atualização sobre os recursos formativos e ferramentas de pesquisa e análise relevantes para o ecossistema nacional de propriedade industrial (PI).
Na primeira parte da sessão a entidade anfitriã traçou o percurso feito pela rede desde que esta foi formada 2002. A rede GAPI é coordenada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) que comemora o seu cinquentenário no próximo ano de 2026.
A segunda parte foi dedicada à participação online das entidades internacionais convidadas, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI/WIPO), que apresentou um conjunto de ferramentas e recursos que disponibiliza para impulsionar negócios e apoiar atividades de transferência de tecnologia e valorização de ativos de PI, o Instituto Europeu de Patentes (IEP/EPO), por sua vez, deu a conhecer os apoios que presta às entidades de PI que fazem parte da rede internacional PATLIB, enquanto a Academia do Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) apresentou os recursos e oferta formativa disponibilizados em plataforma online pela academia do EPO.
As informações trazidas ao encontro pelas entidades convidadas podem representar uma mais-valia importante para o ecossistema de inovação, investigação e empreendedorismo da Universidade do Minho em termos de reforço de competências e valorização de resultados de I&D, contando para o efeito com o apoio da TecMinho.