Criar uma Spin-off
A Universidade do Minho foi a primeira Universidade em Portugal a formalizar o reconhecimento do carácter inovador - estreita relação com a Universidade, perfil dos empreendedores e impacto económico e social esperado das empresas criadas a partir de alunos, ex-alunos, investigadores e docentes da academia - através da atribuição formal do "estatuto de Spin-off", num processo que é gerido pela TecMinho, e onde os projetos empresariais candidatos são acompanhados por mentores e reúnem pareceres positivos de diretores dos respetivos centros de investigação e da Reitoria.
Estas empresas usufruem de uma relação estreita com a Universidade a nível de reconhecimento, mentorização, acesso a infra-estruturas (equipamentos, laboratórios e outros espaços), acesso a tecnologias/know-how de forma exclusiva, apoio no desenvolvimento do plano de negócio, gestão da propriedade industrial e no acesso a investimento, podendo utilizar a marca "Spin-off da Universidade do Minho".
Se possui uma empresa e pretende candidatar-se ao estatuto de Spin-off, fique a conhecer o processo de atribuição e fale connosco.
Critérios para atribuição do estatuto de Spin-off:
- Relação com os resultados de investigação da Universidade do Minho;
- Carácter inovador da empresa em termos científicos e de mercado;
- Perfil dos promotores adequado à execução dos objetivos da empresa;
- Impacto económico-social na região e/ou no país;
- Contrato de Transferência de Tecnologia (know-know, patentes) com a Universidade do Minho.
Processo de atribuição do estatuto de Spin-off
O processo de atribuição do estatuto de Spin-off da Universidade do Minho passa por um processo formal de reconhecimento que é feito mediante uma declaração de atribuição de estatuto de Spin-off.
A documentação necessária para iniciar o processo de atribuição desse estatuto e que deve ser enviada para a TecMinho consiste em:
- Designação do projeto de spin-off;
- Sumário executivo do projeto;
- Identificação dos promotores do projeto;
- Identificação dos mentores científicos do projeto;
- Identificação de um mentor industrial (opcional);
- Identificação do Centro de I&D ao qual o projeto está associado;
- Identificação das necessidades em infra-estruturas, recursos humanos e investimentos.