Missão, estratégia e valores
A Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento - TecMinho surge em 1990 por iniciativa da Universidade do Minho e da AMAVE - Associação de Municípios do Vale de Ave.
Nos primeiros anos da sua existência, a TecMinho trilhou com assinalável êxito o seu caminho inovador no contexto regional de estímulo a uma maior interação entre as comunidades universitária e empresarial. Investigadores e empresas trabalham cada vez mais com a TecMinho no âmbito de projetos de IDT e inovação, ao mesmo tempo que se inicia uma significativa atividade no domínio da formação contínua.
Em 2001, o Departamento de Formação expande a sua área de intervenção para Braga, passando a usufruir de instalações permanentes (atualmente, no Edifício dos Congregados da UMinho). No ano 2002, a TecMinho transita a sua sede para o Campus de Azurém da Universidade do Minho, reforçando o seu papel na valorização e transferência do conhecimento produzido na Universidade. Domínios de atividade como a proteção da propriedade industrial, a comercialização de ciência e tecnologia, o empreendedorismo, a formação (presencial e e-learning) e os projetos de desenvolvimento humano e organizacional conheceram, desde então, um acelerado desenvolvimento.
O trabalho desenvolvido pela TecMinho tem sido objeto de progressivo reconhecimento público, através de vários prémios nacionais e internacionais que lhe conferiram grande notoriedade nos seus domínios de intervenção.
Em termos de certificações nacionais, a TecMinho é certificada pela DGERT em 28 áreas de formação, tendo também certificação da ISO 9001 e NP 4457 desde 2013.
Hoje, a TecMinho é uma das mais antigas estruturas de interface universitário de transferência de conhecimento em Portugal.