IA e e-Learning

Plataforma PHD4Moz continuará em 2026 a reforçar a formação de doutorandos em Moçambique

04/12/2025
Plataforma PHD4Moz continuará em 2026 a reforçar a formação de doutorandos em Moçambique

O Conselho Científico da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) aprovou o plano de formação em competências transversais que será oferecido aos estudantes de doutoramento no âmbito do projeto PHD4Moz durante o ano de 2026, o terceiro ano de implementação da iniciativa.

O novo plano formativo integra 20 cursos distribuídos por seis áreas de competência essenciais ao desenvolvimento académico e profissional dos doutorandos: Desenvolvimento pessoal e profissional (4 cursos), Competências digitais e ferramentas (4), Métodos de investigação (2), Gestão de investigação e liderança (2), Redação e comunicação científica (6) e Conduta responsável na investigação (2). A definição da oferta formativa resultou de um processo participado, orientado pelas necessidades dos estudantes, identificadas através de um inquérito aplicado a todos os doutorandos. Foram, igualmente, considerados elementos como a disponibilidade dos formadores e o equilíbrio na representação de todas as áreas de competência, assegurando uma formação abrangente e coerente.

Os cursos serão ministrados por várias instituições parceiras do projeto Erasmus+ "PhD4Moz", garantindo uma abordagem colaborativa e multidisciplinar: Universidade Eduardo Mondlane (UEM) – 5 cursos, Instituto Nacional de Saúde (INS) – 6 cursos, Universidade Politécnica de Maputo (UP-Maputo) – 4 cursos, Universidade do Minho (UMinho) – 4 cursos e TecMinho – 1 curso.

A TecMinho contribui para o fortalecimento da componente formativa e de gestão pedagógica do projeto, mantendo a Plataforma PHD4MOZ, plataforma de suporte a toda a formação presencial, hibrida e online e promovendo o desenvolvimento de competências que reforçam a qualidade e a sustentabilidade da formação doutoral em Moçambique.

A maioria dos cursos corresponde a 1 ou 1,5 créditos, conforme as normas do Conselho Científico da Faculdade de Medicina da UEM, a quem foi submetida toda a proposta para aprovação. A documentação completa, incluindo os programas dos cursos e os pareceres do Conselho Científico daquela Universidade Moçambicana, encontrando-se disponível na plataforma online do projeto PHD4Moz criada, gerida e desenvolvida pela TecMinho à medida das necessidades dos organizações e dos doutorandos.

Com este plano de formação para 2026, o projeto PHD4Moz continua a consolidar-se como uma referência na capacitação de investigadores e docentes moçambicanos, promovendo uma formação avançada e alinhada com os padrões internacionais de qualidade científica e académica.


Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.