Webinar AI Pioneers explorou a ligação entre IA e as competências na educação australiana
No dia 24 de novembro, o projeto AI Pioneers promoveu um webinar intercontinental, reunindo especialistas da Austrália para explorar como a inteligência artificial (IA) está a moldar a educação profissional e o desenvolvimento de competências.
Lisa Meyne (projeto AI Pioneers) abriu a sessão apresentando a criação da rede AI Pioneers e os principais resultados publicados pelo projeto, seguida de apresentações de Thuy Cao Reynolds (AMES Austrália) - Panorama of AI in Australian Education) - , Alison Wall e Lisa Bale (Future Skills Organisation) - Building Australia’s VET Workforce AI Capability.
Thuy Reynolds apresentou uma visão geral dos avanços da Austrália em IA, enfatizando a liderança do país no desenvolvimento de uma estratégia nacional de IA para a educação. Debateu, ainda, a introdução de uma estrutura de IA responsável para a educação básica e secundária e um kit de ferramentas abrangente para instituições de ensino superior para facilitar o uso responsável da IA. A oradora destacou a crescente procura por competências em IA entre os líderes empresariais e a necessidade de programas de formação focados em competências de ordem superior, como pensamento crítico e adaptabilidade, para preparar a força de trabalho para funções habilitadas por IA. O compromisso do governo australiano em expandir a sua força de trabalho tecnológica e estabelecer princípios éticos de IA também foi destacado.
Alison Wall e Lisa Bale apresentaram iniciativas destinadas a melhorar as competências digitais no setor da educação e formação profissional na Austrália (EFP). Alison Wall descreveu o papel do Jobs and Skills Council no planeamento da força de trabalho e no desenvolvimento da formação, enquanto Lisa Bale apresentou uma iniciativa curricular que define competências generalistas e especializadas essenciais, incluindo unidades autónomas sobre IA e cibersegurança. A iniciativa Skills Accelerator visa melhorar as capacidades digitais de 100 000 alunos e 30 000 educadores até 2026, promovendo a colaboração entre mais de 300 parceiros.
O webinar terminou com um momento para perguntas e respostas dos participantes. A discussão sublinhou a importância do envolvimento da comunidade e da partilha de experiências na implementação eficaz da IA na educação, com foco no feedback contínuo e na adaptação do currículo para atender às necessidades da indústria.
A gravação do webinar está disponível em https://youtu.be/4Fu-WRysFC8?si=xCOiZubU0JWUl3_Q
Site do Projeto Erasmus+ AI Pioneers: https://aipioneers.org/