Formação & Desenvolvimento

Uma estratégia para Inovar!

05/04/2023
Uma estratégia para Inovar!

O processo de globalização em que nos incorporamos conduziu a acelerações constantes do contexto económico, pessoal e familiar. É neste contexto onde temos  de enquadrar, quer na nossa vida pessoal, quer na profissional, e ter um conjunto de princípios, para que possamos estar presentes de forma confortável na sociedade. Estes princípios enquadram-se numa estratégia que deve ser delineada, revista, e ajustada sempre que pertinente. Deve ser desta forma que uma organização se deve situar no paradigma da sociedade e dos negócios.

A estratégia conduz sempre a um conjunto de ações que devem proporcionar a uma determinada organização o posicionamento adequado para sobreviver, gerar valor acrescentado e sendo empresarial, gerar rentabilidade económica. Aqui, e como temos assistido nos últimos anos, aquilo a que designamos de inovação tornou-se relevante e preponderante, para que possamos ter organizações com impacto relevante no mercado global. Assim, qualquer estratégia tem hoje de estar associada a fenómenos de inovação e deve ser intrínseca às ações globais e individuais de cada um dos colaboradores. No entanto, na realidade de muitas organizações, não se evidencia conhecimento para a estruturação de uma estratégia de inovação, com a definição de áreas de atuação, de objetivos, de ações e sobretudo da capacidade de criar uma cultura focada na Geração Valor. É neste âmbito que surge o MASTER EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO, que num contexto imersivo, dinâmico e interativo, visa capacitar pessoas e organizações para estruturarem e gerirem estratégias de inovação nas suas organizações.

A iniciar a 15 de maio e a decorrer ao longo de uma semana intensiva, o MASTER EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO foi concebido por uma equipa multidisciplinar, que envolve os melhores profissionais das áreas associadas em Portugal e que se focará para além da partilha de ferramentas e boas práticas, na apresentação de estudos de caso apresentados na primeira pessoa, por organizacionais nacionais e internacionais.

A preparação do MASTER coincidiu, também, com o desenvolvimento de dois webinares de suporte ao mesmo, onde se destaca a realizar no próximo dia 18 pelas 11h, o segundo deles, sob o tema “Financiamento para a Inovação e que será uma primeira porta que se abre, para apresentação de uma temática que terá no MASTER um módulo específico.

Filipe Soutinho (coordenador científico do Master em Gestão Estratégica da Inovação)