Formação & Desenvolvimento

TecMinho promove Educação Consciente para agrupamentos escolares da CIM Cávado

09/01/2023
TecMinho promove Educação Consciente para agrupamentos escolares da CIM Cávado

A TecMinho foi a entidade formadora responsável pela operacionalização das quatro intervenções formativas do curso de formação-açãoEducar Fora da Sala de Aula – Ferramentas de Educação Consciente para Pessoal Não Docente” que terminaram no passado dia 20 de dezembro. Num evento final de partilha e celebração que decorreu na Casa das Artes de Vila Verde, as cerca de 80 assistentes operacionais dos estabelecimentos de ensino público geridos pelos Municípios de Amares, Esposende e Vila Verde vivenciaram um momento que representou o fim de um ciclo e o culminar do trabalho desenvolvido entre abril e dezembro de 2022 que totalizou 444 horas de formação.

A dar as boas-vindas a este evento esteve a Senhora Presidente do Município de Vila Verde, Dra. Júlia Fernandes, a Coordenadora da Unidade de Políticas Sociais da CIM Cávado , Dra. Daniela Gomes e o representante da TecMinho, Dr. Paulo Silva.

Ao longo de um dia repleto de emoções, foi proferida a palestra Educar Hoje: mente calma, coração presente, para uma educação consciente” da responsabilidade da equipa de formadoras do “Educar Hoje” que, a convite da TecMinho, foram as facilitadoras deste projeto e que acompanharam, nas pausas letivas de abril, setembro e dezembro de 2022, estes 4 grupos de formandos dotando-os de ferramentas/técnicas/estratégias de Educação Consciente, enriquecendo-os com recursos pessoais e profissionais.

Coroando o dia, procedeu-se à entrega simbólica dos certificados a todos/as as formandas/os deste curso, tendo-lhes sido dado palco para partilharem o seu testemunho e o impacto que a frequência desta intervenção formativa teve em si e nos contextos educativos onde intervêm. Foi consensual entre todos os participantes que tiveram o privilégio de fazer parte deste projeto que as sementes para a prática de uma Educação mais Consciente nos seus respetivos agrupamentos foi lançada e que não mais parará de crescer.

Este curso integra o Plano de Formação para a Modernização e Capacitação da Administração Local da NUT III Cávado, candidatado ao Aviso NORTE-62-2018-34, sendo o seu princiapl foco contribuir para a aquisição e/ou aprofundamento de competências profissionais associadas a processos de modernização e desenvolvimento organizacional.