Iniciativa Skills for Genius para estudantes da UMinho

04/10/2023
Iniciativa Skills for Genius para estudantes da UMinho

A TecMinho, a convite da Universidade do Minho, dinamizou, na passada quarta-feira, o primeiro de 3 seminários visando o desenvolvimento de competências sociais e emocionais dos alunos da Universidade do Minho (UMinho).
A iniciativa denominada "Skills for Genius – Seminários de Desenvolvimento Pessoal" propõe-se ajudar a libertar o “génio” que existe em cada estudante, contribuindo para maximizar o potencial de cada um e colocando-o ao serviço do sucesso do seu percurso académico e da vida em geral.

O primeiro seminário “EMPOWER - Ferramentas de Empoderamento Pessoal” trabalhou a atitude mental positiva de crescimento e desenvolvimento pessoal (“Growth Mindset”). Ao longo de três horas, os alunos, através de estratégias associadas à programação neurolinguística, ao coaching e à inteligência emocional, elevaram a consciência dos seus pontos fortes e definiram um plano de ação para desenvolver componentes menos fortes associadas aos seus recursos mentais e emocionais, saindo do seminário com a sua autoestima e autoconfiança fortalecidas.

Seguir-se-á, a 18 de outubro no Campus de Azurém da UMinho (Guimarães), o seminário “PERFORM – Organização e Produtividade Pessoal”, onde serão abordadas técnicas poderosas para ultrapassar a procrastinação. Os alunos conhecerão ferramentas práticas para a organização da sua agenda semanal, alinhada com o alcance de resultados a médio / longo prazo.

O terceiro seminário designado “CONNECT – Comunicação e Relacionamento Interpessoal” decorrerá a 15 de novembro no Campus de Gualtar da UMinho (Braga). Neste seminário, serão trabalhadas estratégias associadas à comunicação interpessoal, à negociação e ao trabalho em equipa, de modo a potenciar o alcance de melhores resultados individuais e coletivos.

Esta iniciativa resulta de um convite que a Universidade do Minho endereçou à TecMinho enquadrada no Programa de Promoção do Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, ao abrigo do Programa Operacional Capital Humano.