Empreendedorismo

15 ideias de negócio na final da 1º Edição do IgniLab

04/08/2020
15 ideias de negócio na final da 1º Edição do IgniLab

Entre os meses de maio e julho de 2020, a TecMinho organizou o IgniLab – Laboratório de Ignição de Ideias de Negócio, que funcionou em regime online. Foram 15 as equipas selecionadas que participaram na 1ª edição, tendo a oportunidade de trabalhar e maturar a sua ideia junto de uma equipa de formadores e de coaches.

Todo o trabalho desenvolvido foi apresentado num Pitch Day, no dia 22 de julho, a um painel de especialistas convidados pela TecMinho, sendo elas: Ana Rita Ribeiro (Startup Braga), André Vieira de Castro (Argatintas), Pedro Guerreiro (ANJE), Rui Pinheiro (Set.Up Guimarães) e Sérgio Rodrigues (Invicta Angels). Os especialistas contribuiram com a identificação de oportunidades e ameaças para as ideias de negócio, dos pontos críticos de sucesso e a sugestão de potenciais parcerias para a alavancagem dos negócios.

Fique a conhecer melhor as 15 ideias de negócio provenientes de várias áreas do conhecimento:

BioSafeCoatings: Revestimentos antimicrobianos que diminuem a quantidade de microrganismos (bactérias e fungos) nas suas superfícies, sem comprometer a integridade e o aspeto dos mesmos.

BracaraGourmet: Produção biológica e comercialização de bagas de silverberry.

Casa da Vontade - Condomínio Residencial Assistido: Residências em regime de aluguer, adaptados à situação de dependência e com uma estrutura de cuidados de saúde 24/24H, segundo a avaliação do estado de saúde do residente.

FastFarmer: Plataforma que permite anunciar e requisitar serviços/equipamentos agrícolas para aluguer.

Gut Feeling Analytica Portugal: É uma empresa que tem como objetivo fazer uma abordagem personalizada ao cancro, através da análise microbiótica.

Healthtech TAB: Um serviço único para a aceleração das melhores tecnologias no campo da saúde, dotando a comunidade Healthtech com as ferramentas certas para a translação das suas inovações para o mercado.

Ígnea Impact Agency: Comunicação de impacto através de instrumentos artístico-performativos e audiovisuais de cocriação com a comunidade.

ImpAct Labels: Etiqueta física e digital que permite às empresas reduzir o seu impacto ambiental e social negativo e comunicar esta preocupação aos seus consumidores.

KeepIt: Aplicação móvel e web para a gestão de despesas e arquivo de faturas.

LookIn: Plataforma de compra, que agrega artigos única e exclusivamente de PMMs, fazendo a ponte entre a marca e o público-alvo.

SpotNow: Plataforma que pretende tornar cómodo e acessível o estacionamento nas cidades.

SV Soluções: Soluções de gestão com base no Business Intelligence e Data Science.

Trilha – Desenvolvimento & Consultoria: Formação para a empregabilidade “First Job”, atualização laboral e Outplacement.

Vacant: Sistema de monitorização em tempo real de ocupação de lugares de estacionamento, com data intelligence para clientes e aplicação móvel para condutores.

VirtualLocal: Plataforma de criação de websites, através do uso do Facebook como fonte de conteúdos e informação.


Os participantes e coaches deixaram a sua opinião sobre o IgniLab.

Veja aqui alguns testemunhos (pode ver os restantes no facebook da TecMinho) e prepare a sua candidatura para a nova edição. A participação é totalmente gratuita e tem candidaturas abertas até dia 30 de setembro de 2020.
Saiba mais sobre o IgniLab aqui
 

O IgniLab foi fundamental para o desenvolvimento da nossa ideia. A nossa ideia deu voltas gigantes e «batemos com a cabeça na parede» mais vezes que aquelas que estávamos a contar, mas tudo isto foi essencial para o nosso crescimento. O nosso coach [Paulo Alves] foi incrível e deu-nos ajudas preciosas. Ao invés de nos indicar o caminho, ele orientou-nos na descoberta do nosso próprio caminho, o que torna o processo muito mais rico e interessante.” 

Chirin Jörg & Luís Peixoto Vilar (Ignea Impact Agency)

 

“Penso que o Ignilab é um dos programas mais completos e adequados a potenciais empreendedores e que verdadeiramente ajuda a transformar ideias em negócios. São abordados temas pertinentes e úteis que ajudam os empreendedores a entender melhor o funcionamento de uma empresa e do mercado. Acredito que depois de participar neste programa, os empreendedores sentem-se mais capazes de tomar decisões quanto ao futuro do seu projeto.”

Frederico Ferreira (Coach)
 

O IgniLab é co-financiado pelo projeto LACES, no âmbito do INTERREG - POCTEP.

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.