Empreendedorismo

TecMinho debate o ecossistema sustentável e da inovação social

12/10/2023
TecMinho debate o ecossistema sustentável e da inovação social

O segundo momento do ciclo de talks sobre empreendedorismo que a TecMinho está a organizar para a Universidade do Minho aconteceu no passado dia 9 de outubro em formato online. Na primeira parte, Bárbara Leão de Carvalho, impact investment manager do fundo de impacto 3xP Global e fundadora da Biovilla em 2012, traçou uma rede de interrelações em torno da sustentabilidade e da economia regenerativa, ilustradas pelo seu próprio percurso pessoal e profissional, tendo realçado em particular uma forma de olhar para o mercado como um ecossistema dinâmico e interdependente.

Filipe Almeida, presidente da recentemente renascida Estrutura de Missão Portugal Inovação Social 2030, trouxe um leque alargado de ideias em torno do impacto social e do ecossistema de inovação social que é impulsionado em Portugal pela entidade que dirige. Reforçou, ainda, as mais valias que as universidades e as plataformas de alunos poderiam trazer ao sistema.

O ciclo termina na próxima segunda-feira, dia 16 de outubro no campus da universidade em Braga (Sala de Atos do ICS), tendo como convidados Manuela Ribeiro, da The Choice, para falar de Design Thinking e pensamento sistémico no empreendedorismo, e Joana Moreira, Ashoka Fellow e diretora executiva do Movimento Transformers, que vai abordar as formas e desafios de comunicar o novo.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar e capacitar novos empreendedores para a criação de respostas inovadoras a desafios que exigem soluções ambientalmente sustentáveis e com influência relevante na melhoria do bem-estar social. Pretende-se estimular dessa forma uma cultura de resolução criativa e colaborativa de problemas, capaz de se tornar força motriz no desenvolvimento de produtos e serviços ajustados aos cenários de incerteza e de mudança e às exigências e expetativas do presente.

Este ciclo de talks sobre empreendedorismo é cofinanciado no âmbito do projeto "POCH Skills 4 Pós-Covid – Competências para o Futuro no Ensino Superior".

Imagem da talk de Filipe Almeida

Ecrã de sessão Zoom com os participantes da talk.

Saiba mais sobre as Próximas talks:

Design Thinking e Comunicar o Novo

16 de outubro | Braga