Ciclo de talks sobre empreendedorismo reúne cerca de 130 participantes

07/11/2023
Ciclo de talks sobre empreendedorismo reúne cerca de 130 participantes

Durante o mês de outubro, a TecMinho organizou para a Universidade do Minho um conjunto talks sobre empreendedorismo que se realizaram no âmbito do projeto "POCH Skills 4 Pós-Covid – Competências para o Futuro no Ensino Superior" e contaram com um total de cerca de 130 participantes. A iniciativa, dirigida à comunidade académica e Alumni, procurou refletir um contexto de incerteza marcado por transformações socioeconómicas globais e teve como objetivo sensibilizar e capacitar novos empreendedores para a criação de respostas inovadoras a desafios que exigem soluções ambientalmente sustentáveis e com influência relevante na melhoria do bem-estar social.

A primeira sessão teve lugar no campus de Guimarães e contou com Carlos de Sousa Santos, resilience manager da Human Power Hub, que, a partir do mote Empreender com Propósito, abordou o contexto e potenciais motivações que impulsionam as iniciativas de empreendedorismo e inovação social, bem como o seu enquadramento na incubadora do município de Braga. Na segunda parte da sessão, Rui Pedroto, CEO da Fundação Manuel António da Mota, caracterizou a Economia Social e Solidária em Portugal e as diferentes perspetivas e realidades que marcam hoje o setor.

A segunda sessão decorreu em formato online e contou inicialmente com Bárbara Leão de Carvalho, impact investment manager do fundo de impacto 3xP Global e fundadora da Biovilla em 2012, que traçou uma rede de interrelações em torno do tema Sustentabilidade e Economia Regenerativa, ilustradas pelo seu próprio percurso pessoal e profissional. Num segundo momento, Filipe Almeida, presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, deu corpo a um leque alargado de ideias a partir do tema proposto Perspetivas e Impacto e Inovação Social.

A ultima sessão aconteceu no campus da universidade, em Braga, e teve como primeira convidada Manuela Ribeiro, system thinker economista e fundadora da The Choice, que abordou o papel do Design Thinking no empreendedorismo e o relacionou com o Systems Thinking e a Teoria U. Coube, depois, a Joana Moreira, fundadora e diretora executiva do Movimento Transformers e Ashoka Fellow nomeada pela Comissão Europeia como uma das TOP 10 Women in Social Enterprise, fechar o ciclo de talks a partir do tema as formas e desafios de Comunicar o Novo.

Esta iniciativa foi cofinanciada no âmbito do projeto “POCH Skills 4 Pós-Covid – Competências para o Futuro no Ensino Superior”.