1 (UMA) BOLSA DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (BII)
Resumo
1 Bolsa de iniciação à investigação científica (BII) no âmbito do projeto Curso BIM, de duração de 12 meses, com início previsto em dezembro de 2023, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Requisitos de admissão: Os(As) candidatos(as) à Bolsa de iniciação à investigação cientifica (BII) deverão preferencialmente satisfazer os seguintes requisitos:
- Inscrição no 2.º Ciclo de Estudos em Engenharia Civil;
- Conhecimentos na área de digitalização na construção;
- Razoável domínio da língua inglesa.
Experiência em investigação
Conhecimentos na área de digitalização na construção.
Descrição
ANÚNCIO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de iniciação à investigação científica (BII) no âmbito do projeto Curso BIM, nas seguintes condições:
1. Área Científica: Engenharia Civil.
2. Requisitos de admissão: Os(As) candidatos(as) à Bolsa de iniciação à investigação cientifica (BII) deverão preferencialmente satisfazer os seguintes requisitos:
- Inscrição no 2.º Ciclo de Estudos em Engenharia Civil;
- Conhecimentos na área de digitalização na construção;
- Razoável domínio da língua inglesa.
3. Plano de trabalhos: Criação de conteúdos para o Curso BIM ligados à digitalização de regulamentos e verificações automáticas de modelos BIM. Apoio a iniciativas a decorrer dentro do grupo de trabalho do Curso BIM com a preparação de melhores exemplos práticos para os formandos e para conseguir adequar melhor a formação à realidade do setor da Construção.
4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada e republicada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012 de 27 de agosto, com as atualizações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 233/2012 de 29 de outubro, Lei n.º 12/2013 de 29 de janeiro, Decreto-lei n.º 89/2013 de 9 de julho e Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento n.º 234/2012 de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento n.º 326/2013 de 27 de julho de 2013 e alterado pelo Regulamento n.º 339/2015 de 17 de junho de 2015, pelo Regulamento n.º 137-A/2018 de 27 de fevereiro de 2018 e Regulamento n.º 950/2019, de 16 de dezembro.
5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, sob a orientação científica do Professor Miguel Azenha.
6. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em dezembro de 2023, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 541,12€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/wp-content/uploads/2023/02/Tabela-de-Valores-SMM_2023.pdf).
Outros benefícios: Reembolso do Seguro Social Voluntário (SSV), correspondente ao 1º Escalão da base de incidência contributiva (para bolsas com duração igual ou superior a 6 meses) e Seguro de Acidentes de Trabalho.
8. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (AC) e entrevista (EN), com a respetiva valoração de 70% para a AC e 30% para a EN.
9. Composição do Júri de Seleção:
Presidente do Júri: Miguel Ângelo Dias Azenha, Professor auxiliar com agregação do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho.
Vogal efetivo: José Luís Duarte Granja, Investigador Júnior do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho.
Vogal efetivo: Afonso Manuel Parente, Investigador Júnior do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho.
Vogal suplente: Paula Dias, Gestora de Projetos da TecMinho.
Vogal suplente: Hélder Sousa, Investigador Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho.
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de ata de seriação, anexa à notificação enviada aos candidatos via e-mail.
11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 30 de outubro de 2023 a 14 de novembro de 2023
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
O investigador responsável pelo projeto reserva-se ao direito de não atribuir a Bolsa de Iniciação à Investigação Científica em concurso em função do resultado de avaliação das candidaturas e da sua adequação aos objetivos do projeto.
As candidaturas deverão ser submetidas no site da TecMinho, (TecMinho->Oportunidades) através do seguinte endereço https://www.tecminho.uminho.pt/tecminho/oportunidades identificado no mesmo com a referência: ref. 013/TT/2023.
Guimarães, 30 de outubro de 2023
Contactos
kto@tecminho.uminho.pt