Comercialização C&T

TecMinho recebe ModusComplete e promove visita ao 2C2T

07/01/2022
TecMinho recebe ModusComplete e promove visita ao 2C2T

Iniciado em Janeiro de 2020 e com uma duração prevista de 2 anos, o projeto ActiveMats (POCI-01-0247-FEDER-045315), numa parceria de I&D entre a TecMinho, a ModusComplete e o Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho (2C2T), previa o desenvolvimento de tapetes absorventes anfifílicos para armários de produtos químicos com funcionalidades de neutralização ativa.

Encontrando-se o projeto numa fase terminal, a ModusComplete visitou o 2C2T, com o intuito de conhecer os principais resultados alcançados, nomeadamente a tecnologia desenvolvida e o produto final, em forma de protótipo laboratorial (TRL 4).

Tirando partido do elevado conhecimento em têxteis técnicos e funcionalização de materiais do 2C2T, foi possível criar soluções para absorção e neutralização de produtos químicos e, assim, desenvolver tapetes absorventes para armazenamento a longo prazo de substâncias químicas. Os tapetes apresentados, com propriedades ativas e passivas para a neutralização de bases e ácidos, têm um elevado desempenho e eficácia comparativamente às opções existentes no mercado, fruto da tecnologia desenvolvida, onde são utilizadas microcápsulas poliméricas contendo neutralizadores, polímeros superabsorventes e esponjas poliméricas com propriedades de absorção anfifílica e de gases tóxicos.

Com custos de produção atrativos para o scale-up industrial, os resultados alcançados contribuem para o alargamento de mercado da ModusComplete, bem como para a promoção de novos nichos de mercado altamente diferenciadores, dado o conceito inovador.

Logos Compete 2020, Portugal 2020, FEDER.

A TecMinho promove o estabelecimento de parcerias de I&D entre a Universidade do Minho e as empresas.

Conte-nos as suas necessidades de I&D e ajudá-lo-emos a dar forma aos seus projetos:

kto@tecminho.uminho.pt | tecminho.uminho.pt/tt

Sobre o 2C2T: