Formação & Desenvolvimento

Life Skills Bootcamp: Desenvolvimento Pessoal para estudantes e recém-diplomados do ensino superior

11/07/2022

Nos dias 6 e 7 de julho teve lugar, nas instalações do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, o primeiro "Life Skills Bootcamp", um evento de imersão, que tem como objetivo desenvolver competências sociais e emocionais, úteis para as diferentes áreas da vida (Life Skills) dos estudantes e diplomados do ensino superior.

O evento contou com 21 participantes que se encontram a frequentar ou já concluíram cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento em diferentes áreas, tais como comunicação social, enfermagem, engenharia e gestão industrial, informática, engenharia química e biológica, ecologia, música, educação, gestão, engenharia biomédica, criatividade e inovação social, entre outros.

Durante os dois dias, numa abordagem “inside out e tendo como componente agregadora a liderança pessoal, os participantes desenvolveram competências e adquiriram ferramentas úteis para o seu dia a dia em domínios como autoconhecimento, inteligência emocional, comunicação e “growth mindset”, através de um conjunto diversificado de atividades (indoor e, sobretudo, outdoor).

Potenciar o desenvolvimento de competências que não são desenvolvidas no âmbito das diferentes unidades curriculares dos cursos do ensino superior, mas que, de acordo com diferentes estudos, parecem fazer a diferença no sucesso dos diplomados do ensino superior é a missão da B-Side – Academia de Soft Skills, uma academia criada pela TecMinho, há cerca de 4 anos.

O Life Skills Bootcamp resulta do trabalho desenvolvido no âmbito de um programa internacional de inovação social, promovido pela empresa norte americana Steelcase, que, anualmente, seleciona e premeia 10 entidades a nível mundial, que desenvolvam atividade no âmbito da inovação social. Em 2022, a TecMinho, através da B-Side, foi uma das entidades selecionadas, permitindo, ao longo de cinco meses, trabalhar em conjunto com mais nove entidades a nível mundial, no desenvolvimento de projetos associados ao tema “equidade na educação”, mais concretamente no apoio à transição para o ensino superior e para o mercado de trabalho.

Contactos:

Paulo Silva - psilva@tecminho.uminho.pt