Comercialização C&T

Como adaptar o modelo de negócios? Famalicão recebe um workshop sobre sustentabilidade e transição digital

15/07/2025
Como adaptar o modelo de negócios? Famalicão recebe um workshop sobre sustentabilidade e transição digital

No próximo dia 15 de julho, entre as 16h00 e as 18h30, a Casa do Território, em Vila Nova de Famalicão, recebe o workshop “Adaptação de modelos de negócio para a transição digital e para a sustentabilidade”, uma iniciativa promovida pela TecMinho, com o apoio do FAMALICÃO MADE IN , no âmbito do projeto SHIFT2DigitalGreen.

A sessão é dirigida a pequenas e médias empresas que procuram repensar o seu modelo de negócio à luz das atuais exigências em termos de sustentabilidade e digitalização — dois fatores cada vez mais determinantes na competitividade empresarial. A receção aos participantes está marcada para as 16h00, com um café de boas-vindas, seguindo-se a abertura formal da sessão, com a presença de Augusto Lima, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e de Paulo Ramísio, presidente da direção da TecMinho.

Com um formato dinâmico, o workshop será conduzido por dois especialistas com vasta experiência no mundo académico e empresarial: Nuno Marques, professor na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e consultor em várias empresas, e Filipe Portela, professor na Escola de Engenharia da Universidade do Minho e sócio fundador da startup IOTECH. Ao longo da sessão, os participantes terão oportunidade de explorar ferramentas práticas, conhecer casos concretos e, sobretudo, apresentar os desafios enfrentados nas suas próprias organizações, num ambiente de partilha e reflexão orientada para a procura de soluções.

Este evento insere-se no projeto SHIFT2DigitalGreen, promovido por um consórcio composto pelo ISQ, TecMinho, Universidade de Aveiro e CTCV, que tem como missão apoiar as PME na transição verde e digital, através de ações de capacitação, desenvolvimento de conhecimento e disseminação de boas práticas. O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2030, Portugal 2030 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A participação no evento é gratuita, mas requer inscrição prévia através do endereço abaixo:

https://forms.cloud.microsoft/e/7vRtf7z1Vy




Especialistas

Foto de Filipe Portela

Filipe Portela é doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho. É fundador, diretor executivo e diretor de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D&I) da IOTECH, empresa criada em 2018.

É investigador integrado do Centro de Investigação Algoritmi, onde desenvolveu o seu doutoramento e pós-doutoramento na área dos Sistemas de Apoio à Decisão Inteligente e Pervasiva na Saúde. É também Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, lecionando nas áreas de Programação Web e Inteligência Artificial.

Conta com mais de duas centenas de publicações científicas indexadas nas áreas de Inteligência Artificial, Sistemas Inteligentes, Apoio à Decisão, Gamificação, Sistemas Pervasivos, Business Intelligence, Data Mining e Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados. É autor de diversos livros técnicos na FCA Editora, detentor de uma patente na área da Ciência de Dados, e investigador principal e gestor de vários projetos de I&D&I. Filipe Portela é ainda editor e coorganizador de conferências, workshops e revistas científicas internacionais nas suas áreas de especialidade.

Atualmente, é também vice-presidente da Associação Empresarial do Baixo Ave, com responsabilidade pelas áreas de Novas Tecnologias e Inteligência Artificial.

Especialista em analítica, dados e IA, mantém um compromisso contínuo com a procura de soluções inteligentes e sustentáveis para os desafios da sociedade do presente.



Foto de Nuno Marques

Nuno Marques é consultor de empresas nas áreas de Marketing e Gestão Estratégica, com ampla experiência em projetos de melhoria de desempenho organizacional em múltiplos setores de atividade. Tem colaborado com empresas de diferentes dimensões e estágios de desenvolvimento, desde a fase seminal até PME e grandes organizações.

Iniciou a sua carreira como consultor de gestão na Deloitte & Touche, onde exerceu funções como consultor sénior. Desde 2005, desenvolve atividade como empreendedor e consultor, com atuação em marketing e estratégia, colaborando com diversas entidades. Entre estas, destaca-se a TecMinho, onde tem sido formador e mentor em prestigiados programas de aceleração de startups em fase inicial.

Paralelamente à sua atividade de consultoria, é docente no ensino superior, com mais de 3.000 horas de contacto direto lecionadas nas áreas disciplinares de Empreendedorismo, Marketing e Estratégia.

Possui diversas publicações nas áreas de Marketing e Estratégia. Os seus interesses de investigação concentram-se nos domínios do Empreendedorismo e da Estratégia, com especial destaque para a formação e o desenvolvimento de capacidades dinâmicas.






Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.