TecMinho promove webinar sobre Cidadania e Sustentabilidade
A TecMinho promove, no dia 29 de janeiro, das 11h00 às 12h30, o webinar “Cidadania e Sustentabilidade”, com Pedro Norton de Matos como orador convidado e Filipe Soutinho, consultor e especialista em inovação, como moderador da sessão. Pedro Norton de Matos, licenciado em organização e gestão de empresas pelo ISCTE, é o mentor e organizador do festival de sustentabilidade GreenFest, que se realiza em Portugal desde 2007.
Num contexto marcado pelo agravamento crescente dos desafios sociais e ambientais, o webinar propõe uma reflexão sobre o papel da cidadania ativa, da inovação social e da sustentabilidade na construção de respostas com impacto positivo na sociedade.
Na sessão será abordado, em particular, o papel individual e coletivo dos cidadãos na construção de uma sociedade mais responsável e sustentável, bem como discutidas oportunidades emergentes na economia verde e na inovação social, com a apresentação de exemplos de projetos com impacto tangível nas comunidades. O objetivo é dar visibilidade a ideias, abordagens e iniciativas que estejam a gerar soluções concretas para problemas reais, alinhadas com os desafios atuais e com a criação de valor social e ambiental.
O webinar dirige-se a estudantes, empreendedores e entidades dos setores público, social e empresarial interessadas em integrar a sustentabilidade e o impacto social na sua atuação.
A participação é gratuita, mediante inscrição.
O evento integra o projeto ES-Factory – Rede de Aceleradoras de Economia Social, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa Interreg VI A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.
Especialistas
![]() | Pedro Norton de Matos Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, Pedro Norton de Matos conta no seu currículo académico com diversas formações no INSEAD e na Wharton School e uma certificação em Coaching pela EUC. Em termos profissionais, Norton de Matos passou pela Rank Xerox e pela tecnológica Unisys, onde desempenhou funções na área Comercial. Assumiu posteriormente o cargo de CEO na Unisys Portugal, Espanha e Itália e na operadora ONI. Foi também administrador não-executivo da Inapa e sócio fundador da MyChange, Gingko e da INCIRCLE e membro do Advisory Board da Oracle Ibérica. Pedro Norton de Matos é mentor e organizador do Green Festival, organizador do Fórum Expresso XXI, sócio fundador da Verde Movimento, membro da comissão de remunerações da operadora de autoestradas Brisa, membro do advisory board da Fábrica de Start-ups, consultor estratégico na área de mudança transformacional e de Coaching e vogal de direção da European Profissional Women’s Network. Foi administrador do CDI Portugal aquando da sua fundação em Portugal e atualmente faz parte do Conselho Consultivo. |
![]() | Filipe Soutinho Licenciado e doutorado em Engenharia pela Universidade do Minho, onde realizou também o mestrado em design e marketing. Depois de ter trabalhado na indústria têxtil, passou 9 anos como investigador em vários projetos de transferência de tecnologia da Universidade do Minho, com várias empresas nacionais e internacionais. No trabalho como investigador, registou 5 patentes, publicou mais de 80 artigos científicos e 3 capítulos de livros. Apresenta 20 anos de experiência nas áreas da Inovação e I&DT enquanto consultor, formador e palestrante nas áreas do: empreendedorismo, criatividade, gestão estratégica, inovação, sistemas de gestão e projetos de investimento/incentivos. Nas áreas referidas, ministrou mais de 2400 horas de formação em cerca de 70 entidades, desenvolveu mentorias em mais de 40 modelos de negócio que se transformaram em startups, implementou mais de 30 Sistemas de Gestão de Investigação desenvolvimento e inovação e estruturou e implementou já cerca 200 projetos de I&D. Foi promotor de vários projetos empresariais na área da Inovação, entre os quais: a IDT Consulting, CIMPA, SabSer e OMA. Foi diretor geral da TecMinho entre 2019 e 2021 e diretor do departamento de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo. É auditor Tecnológico e de Inovação e associado fundador da AFI – Associação para o Fomento da Inovação e da ASEE – Associação para a Sustentabilidade e Eficiência Energética. Atualmente, é consultor de estratégias de inovação em várias organizações. |

