Formação & Desenvolvimento

"Career Pathways" em Atenas prepara fases finais do projeto de capacitação de carreiras

11/12/2023

Atenas serviu de pano de fundo para a terceira reunião transnacional do projeto "Career Pathways" coordenado pela TecMinho, numa sessão acolhida pelo parceiro ACP (Grécia). Esta colaboração europeia, financiada pelo programa Erasmus+, dedica-se à criação de ferramentas inovadoras para orientadores de carreira e profissionais do setor do emprego e da educação/formação. O objetivo? Capacitar os adultos para identificarem novas competências, criarem percursos profissionais ao longo da vida e assegurarem oportunidades de emprego significativas.

A reunião contou com a presença dos parceiros TecMinho e FORAVE (Portugal), IDEC (Grécia), Pontydysgu e a Universidade do País Basco (Espanha) que colaboraram para analisar os últimos desenvolvimentos do projeto, marcando uma etapa crucial para o lançamento previsto dos resultados finais em 2024.

Duas componentes principais estiveram no centro das discussões: o portal Web "O meu percurso profissional" e o "My Career Pathway Labour Market and Skills Data Hub". No primeiro caso, a plataforma está preparada para fornecer aos adultos desempregados e aos candidatos a emprego uma plataforma abrangente, oferecendo informações em tempo real sobre o mercado de trabalho. Os utilizadores podem explorar novas oportunidades de emprego ou inscrever-se em programas de formação profissional para melhorar as suas competências.
No segundo caso, uma plataforma de dados fornecerá aos empregadores, decisores políticos e instituições de ensino informações atualizadas sobre as competências e a procura de formação, com base nos dados abertos do Cedefop Skills-OVATE.

Estes desenvolvimentos inovadores foram o resultado direto do valioso feedback recebido durante as reuniões dos comités de acompanhamento realizadas nos países da parceria, incluindo Portugal, Espanha e Grécia. Estes comités, compostos por representantes de empresas, entidades da área do Emprego e orientação profissional, Ensino e Formação Profissional, e universidades, desempenharam um papel fundamental na avaliação das funcionalidades e da relevância das ferramentas. Os seus conhecimentos permitem garantir que as ferramentas satisfazem as diversas necessidades do público-alvo do projeto, oferecendo um recurso fiável de informação atualizada sobre o mercado de trabalho.

À medida que o projeto entra no seu último ano de desenvolvimento, a tónica passa a ser colocada nas atividades da "Career Pathways Professional Experience". Esta iniciativa visa dotar os profissionais de desenvolvimento e orientação de carreira das competências necessárias para aplicar as ferramentas digitais desenvolvidas pelo projeto. Os profissionais terão acesso a uma série de oportunidades online e presenciais, incluindo cursos e workshops adaptados à utilização das ferramentas do "Career Pathways". O desenvolvimento de materiais online centrados em ferramentas, empregos e inteligência de competências melhorará ainda mais a experiência de aprendizagem. Estes recursos foram concebidos especificamente para pessoas que trabalham na orientação e desenvolvimento de carreiras, nos serviços públicos de emprego e nas escolas profissionais, fornecendo-lhes os conhecimentos necessários para integrarem sem problemas as ferramentas digitais na sua prática profissional.

O projeto "Career Pathways" pretende transformar o panorama da orientação de carreira e do desenvolvimento de competências, acabando por capacitar os indivíduos para navegarem e serem bem sucedidos no mercado de trabalho em constante evolução. Com o seu compromisso de fomentar a colaboração e a adaptabilidade, o projeto "Career Pathways" está preparado para deixar um impacto duradouro no setor europeu do emprego e da educação.

Siga o projeto Career Pathways em https://www.career-pathways.eu/

Logos do Career Pathways e Erasmus+