Crie e Faça Crescer a Sua Loja Online
Descrição
Aprenda, passo a passo, a criar a sua própria loja online e a aplicar estratégias eficazes para aumentar as vendas e otimizar resultados.
Este curso combina a componente técnica da criação de uma loja na plataforma Shopify com técnicas práticas de marketing digital e gestão de e-commerce.
O formando terminará o curso com uma loja funcional e os conhecimentos necessários para a fazer crescer.
Objetivos
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Criar de forma autónoma uma loja online funcional na plataforma Shopify.
- Configurar meios de pagamento, portes de envio, produtos e categorias.
- Aplicar boas práticas de SEO, design e descrição de produtos.
- Integrar ferramentas de marketing e automação.
- Compreender estratégias para aumentar o valor médio das compras e reduzir o abandono do carrinho.
- Utilizar indicadores de desempenho (Google Analytics, relatórios Shopify) para melhorar resultados.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao e-commerce e ao funil de vendas
2. Criação da loja online na Shopify
• Dados gerais da loja
• Configuração de meios de pagamento e portes de envio
• Gestão de produtos, variantes e categorias
3. Design e personalização da loja
• Escolha e configuração de temas
• Aspetos gráficos e identidade visual
4. Criação de páginas institucionais e políticas obrigatórias
5. Boas práticas de SEO e descrições de produto eficazes
6. Integração de domínios, aplicações e ferramentas externas
7. Estratégias de crescimento:
• Upsell, cross-sell e bundles
• Recuperação de carrinhos abandonados
• Criação de campanhas de e-mail marketing
• Análise de desempenho e otimização contínua
Metodologias
Este curso será online, adotando uma estratégia muito semelhante à formação presencial. As sessões decorrerão de forma síncrona/em direto (formador e participantes estão online através de sistema de videoconferência). Formação com forte componente prática e acompanhamento individual. Cada participante cria e configura a sua própria loja passo a passo, com demonstrações em tempo real e exercícios práticos. Serão utilizados exemplos reais, partilha de ecrã e momentos de feedback coletivo.
Destinatários
Esta ação de formação destina-se a profissionais ligados à área do marketing/comercial (gestores de produto, marketeers, gestores comerciais, entre outros), empreendedores, gestores e qualquer pessoa que pretenda lançar o seu próprio negócio online ou modernizar um projeto existente.
Pré-requisitos
Sendo uma formação online, será necessário possuir acesso à internet, câmara e microfone para poder interagir com o formador.
Conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Não são necessários conhecimentos prévios de programação.
Formadores
ANTÓNIO CALÉM - Licenciado em Gestão pelo Vesalius College (Boston University) em Bruxelas, liderou e integrou os departamentos de marketing de várias empresas nacionais e multinacionais, antes de se tornar consultor independente em 2010. Desde essa altura, tem ajudado empresários a tirar maior partido do seu marketing digital (comércio eletrónico, redes sociais, publicidade, entre outros) através de estratégias inovadoras, baseadas nas melhores práticas atualmente utilizadas nos EUA.