NOVO

SGA - Adaptação para a ISO 14001:2026

Descrição

Os imperativos de competitividade e eficiência que as organizações têm de enfrentar atualmente requerem uma gestão dinâmica e robusta, mas flexível e baseada no risco, para se adaptar a constantes mudanças e a incertezas.


Por outro lado, perdas por ineficiência e custos de coimas por incumprimento, desvios e não conformidades, como também eventuais reclamações de partes interessadas, não podem ser suportadas num mercado concorrencial e exigente como aquele em que hoje vivemos.


A implementação de sistemas de gestão ambiental (SGA) baseados na norma ISO 14001 representa um conjunto de boas práticas de gestão que permite gerir os aspetos ambientais dos produtos e atividades de uma organização e assim aumentar a eficiência ambiental, eliminar custos, e demonstrar perante partes interessadas, um elevado padrão de rigor e confiança.

Objetivos

No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de:

  • Comparar os requisitos das normas ISO 14001 de 2015 e de 2026;
  • Avaliar as diferenças e planear adaptações ao sistema de gestão ambiental existente;
  • Identificar as necessidades de manutenção e melhoria contínua no sistema de gestão ambiental;

Conteúdos Programáticos

1. Revisão dos principais conceitos da gestão ambiental;


2. Abordagem à norma ISO 14001:2026


3. Estudo, interpretação e aplicação das diferenças da Norma de 2015


4. Análise discussão de casos e ocorrências na implementação do sistema de gestão  ambiental

Metodologias

Este curso será à distância (online em direto), adotando uma estratégia muito semelhante à formação presencial. Teremos sessões de forma síncrona (formador e participantes estão online através de sistema de videoconferência), onde o formador abordará os conteúdos da formação propostos e interagirá com os participantes e estes com o formador e com os restantes colegas (semelhante a uma sala de formação).

Entre cada sessão, haverá pequenas atividades que cada participante desenvolverá autonomamente ou em grupo, com o objetivo de reforçar e consolidar a aprendizagem. Tudo decorrerá de forma simples, prática, intuitiva

Destinatários

Profissionais com responsabilidades ao nível do sistema de Gestão Ambiental.

Pré-requisitos

Os formandos deverão ter conhecimento dos requisitos da Norma ISO 14001 e/ou experiência profissional na aplicação deste Norma.

Em termos tecnológicos, os participantes necessitam de um computador com ligação à internet, microfone e webcam.

Formadores

Emanuel Rodrigues - Licenciado em Engenharia, Mestre em Gestão da Inovação e do Conhecimento, com larga experiência como Consultor, Formador e Auditor de Sistemas de Gestão. Vogal da CT 169 - Atividades de Inovação.

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.