Manutenção

Se a produção é o coração do negócio, a manutenção é o fígado. Bem estruturada e integrada, a manutenção dos ativos produtivos permite filtrar o fluxo de trabalho e purificá-lo.

Equipamentos em bom estado de funcionamento produzem mais e sem defeitos, duram mais tempo sem se avariarem nem diminuírem a sua capacidade, e têm ciclos de retorno do investimento mais rápidos.

Estas são algumas das perguntas que podem já ter-lhe surgido, e para as quais pode contar com o especialista da Clínica de Negócios para o apoiar a encontrar respostas:

  • O equipamento está sempre a parar ou a produzir com defeitos. Faço intervenções regulares de manutenção, reparando o que se avaria, mas esta volta a aparecer. O problema está no equipamento?
  • Não consigo parar a produção para fazer a manutenção do equipamento. O planeamento é apertado e tenho que ganhar dinheiro a produzir, em vez de perder dinheiro com a reparação. Estou a pensar bem ou mal?
  • Tenho sempre peças de substituição para todos os equipamentos da empresa. Preciso do espaço que ocupam para montar outra linha, mas tenho receio que algum se avarie e tenha faltas se diminuir o stock destas peças. Existe alguma solução o dilema?
  • Sempre que um equipamento se avaria, compro um novo porque a produção não pode esperar. Tenho uma equipa de técnicos competentes e uma oficina de manutenção bem estruturada que assumo, mas que não têm trabalho suficiente. Acumulei um conjunto de equipamentos no armazém com avarias que ocupam espaço que me faz falta para outras atividades. Estou a seguir uma estratégia correta?
  • Estou indeciso sobre o próximo investimento em equipamento. Há soluções para que possa ter os equipamentos sempre bem assistidos e a funcionar bem sem ter que assumir os custos de uma estrutura de manutenção?
  • O pessoal tem relutância a fazer a limpeza do equipamento. Quando começa a dar problemas, espera que pare definitivamente para chamar o técnico. Como resolver este problema que me dá prejuízos elevados?


ESPECIALISTAS

Jorge Cavaleiro
Experiência como gestor, administrador, gerente, coordenador, consultor e administrador em diversos setores e funções estratégicas comerciais, operacionais e logísticas, produtivas e de manutenção na Indústria pesada e ligeira, comércio e serviços; desenvolve atividade no ensino superior, onde foi coordenador de diversos cursos e membro dos quadros académicos, diretivos e científicos; consultor de empresas em Portugal, Angola, Moçambique e Estados Unidos.

Marcar consulta

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.