IDI - Investigação, Desenvolvimento e Inovação
A implementação de um Sistema de Gestão de IDI permite que uma organização desenvolva e implemente uma política de IDI que tenha por fim aumentar a eficácia do desempenho no que se refere à inovação, efetuado de uma forma sistemática e de acordo com procedimentos pré-definidos.
A implementação de sistemas de IDI nas empresas permite potenciar o conhecimento interno, planeando, organizando e monitorizando eficazmente a IDI, através do acompanhamento do mercado, antecipando os seus passos e identificando oportunidades de melhoria.
Nesta área surgem frequentemente questões, às quais podemos ajudar a responder, tais como:
- Quais as condições que tenho de ter para implementar um sistema de gestão da IDI?
- Como identificar e gerir as interfaces necessárias aos meus projectos de IDI?
- Como assegurar a vigilância tecnológica?
- Como gerir os projectos de IDI?
- Como assegurar a confidencialidade das atividades desenvolvidas?
- Como desenvolver a criatividade na minha organização?
- Quais as metodologias a adoptar para gerir ideias?
- Como avaliar os riscos dos projectos de IDI?
- Como desenvolver o conhecimento na minha organização?
- Como identificar e gerir as lições aprendidas?
ESPECIALISTA
Filipe Soutinho
Doutorado na área de Engenharia, Mestre em Design e Marketing. Investigador em I&D em vários projetos na Universidade do Minho. Agente de inovação e auditor tecnológico, consultor na área da gestão de projetos de inovação e I&DT. Experiência na implementação de sistemas IDI Investigação, desenvolvimento e inovação. Auditor de Sistemas de Gestão da Qualidade e IDI. Formador, consultor e promotor em Gestão Estratégica, Empreendedorismo, Gestão da criatividade e inovação.