Ideias incubadas

1 em cada 5 pessoas é neurodivergente. No entanto, os negócios da indústria da Hotelaria e Restauração não estão preparados para receber estas pessoas e as suas famílias — o que representa a perda de um segmento de clientes significativo. A AND pretende oferecer um serviço de consultoria especializado em inclusão, certificando espaços e capacitando colaboradores, com o objetivo de ajudar cafés, restaurantes e hotéis a tornarem-se mais acessíveis, atraindo e fidelizando este público.

A crise habitacional enfrenta desafios de custo, tempo e sustentabilidade. A ARC Technica responde com uma oficina digital robotizada que produz localmente estruturas préfabricadas, sustentáveis e personalizáveis. O nosso foco são construtoras, municípios e cooperativas que procuram soluções eficientes e adaptáveis. Somos diferentes porque combinamos tecnologia, design paramétrico e fabrico digital para criar construção rápida, local, personalizavel e com menos desperdício. ARC Technica torna a construção acessível, escalável e pronta para os desafios do século XXI.

Circular4All resolve o incomensurável desperdício da indústria da pedra natural, bem como, a gritante falta de RH qualificados, ou não, aliando o sector da educação e dos criativos. A solução "Educar para Circular, da Pedra ao Planeta" transforma resíduos em recursos didáticos e formações para crianças, educadores, industriais e criativos. É única por cocriar valor a partir do desperdício, digitalizando o processo e circulando a indústria numa plataforma de impacto com rentabilidade.

A crescente preocupação com os efeitos nocivos dos corantes sintéticos, especialmente no desenvolvimento infantil, tem levado o setor alimentar a procurar alternativas mais seguras. No entanto, a produção convencional de corantes naturais assenta na agricultura, um processo pouco sustentável com utilização ineficiente de grandes quantidades de água e pesticidas. Neste contexto, a utilização de culturas celulares vegetais surge como uma solução inovadora, mais saudável e ambientalmente sustentável para a produção de corantes naturais mais puros, estáveis e seguros.

O XyGuard é uma solução pioneira da Crop Revolutionary On-line Protection (C.R.O.P)|SHIELD e consiste num sistema assistido por IA para detetar com precisão uma doença vegetal causada pela bactéria X. fastidiosa numa fase inicial da doença ou em plantas assintomáticas, alertando os produtores agrícolas para que tomem rapidamente medidas de mitigação antes que a situação se agrave. O Xyguard oferece monitorização em tempo real, análise automatizada, resultados rápidos e alta acessibilidade, economizando até 50% no tempo de reconhecimento, até 30% na perda de colheitas e até 25% nos insumos agrícolas.

A DeepCalm é uma solução inovadora que tem o potencial de transformar a administração de anestesia nos hospitais. Desenvolvido com base em anos de investigação, este sistemainteligente permite um controlo automatizado e personalizado da administração defármacos durante as cirurgias, garantindo maior segurança para os pacientes e maioreficiência para os profissionais de saúde. Através de um método de administração contínua e ajustável às características individuais de cada doente, a DeepCalm reduz significativamente o risco de sobredosagem e dedespertares intraoperatórios. Além disso, permite uma utilização mais eficiente dosrecursos hospitalares, reduzindo os custos associados aos procedimentos anestésicos.Testado com sucesso em cirurgias complexas, este sistema representa um avançosignificativo na anestesiologia, promovendo cuidados de saúde mais seguros e eficazes. Com o apoio do SpinUM, a DeepCalm poderá avançar para a próxima fase de desenvolvimento e implementação, tornando a anestesia mais segura, eficiente e adaptadaàs necessidades de cada paciente.

A Ecolignin oferece uma solução sustentável para formuladores e marcas de cosméticos que buscam reduzir o impacto ambiental e na saúde, causados pelos filtros UV atualmente utilizados, fornecendo lignina clareada de origem vegetal como alternativa natural, bioativa, emulsificante, antioxidante e antiacne. Produzida a partir de resíduos agroflorestais através de processos de extração e branqueamento ecológicos, a Ecolignin entrega um ingrediente de cor clara, fácil de incorporar em formulações, com excelente desempenho funcional, agregando valor a marcas que desejam inovar com ingredientes eficazes, seguros e alinhados às tendências de sustentabilidade.

As infraestruturas de rede dos Internet Service Providers (ISPs) são tecnologicamente fragmentadas e difíceis de monitorizar, o que compromete a fiabilidade e dificulta a deteção de falhas e otimização de serviços. A nossa solução é uma plataforma de mineração de dados que recolhe, normaliza e analisa dados de rede usando Machine Learning e Federated Learning, permitindo uma gestão preditiva e automatizada. Direcionada para pequenos e médios ISPs com redes próprias (Tier 1), bem como operadores de telecomunicações de grande escala (Tier 2), inicialmente em Portugal e depois noutros mercados europeus. A plataforma é agnóstica em relação a fabricantes e protocolos, integrando-se em redes heterogéneas e oferecendo inteligência operacional preditiva, em vez de simples visualização passiva. Fornecer aos operadores uma visão unificada, preditiva e acionável das suas redes, com base em dados técnicos, aumentando a eficiência operacional e a resiliência das infraestruturas.

A Gia'Tech nasce de um conjunto de necessidades identificadas no mercado de gestão de ativos, nomeadamente no caso das infraestruturas públicas. Esta solução tecnológica encontra-se, atualmente, em fase de desenvolvimento, e pretende transformar o processo de gestão de ativos e servir como auxílio direto às entidades envolvidas. Este sistema permite reforçar a colaboração digital por parte dos diferentes stakeholders, a capacidade de integração de diferentes ativos numa única plataforma, a utilização de modelos tridimensionais e bidimensionais, e a comunicação permanente com fontes de dados externas. Este sistema permite que as entidades gestoras tenham um maior controlo dos seus ativos e uma perceção de como os mesmos podem ser afetados por potenciais problemas/falhas. Adicionalmente, as entidades gestoras terão a capacidade de decidir com base em informação recolhida e processada de diferentes fontes de informação, com maior foco na gestão de emergências em caso de eventos extremos. A participação no programa SpinUM procura apoio para terminar esta fase de desenvolvimento e iniciar a fase de implementação junto de algumas entidades.

Apenas 5% dos fármacos testados em ensaios pré-clínicos chegam ao mercado, muito devido à limitação dos modelos celulares convencionais. Os organóides, estruturas 3D derivadas de células estaminais, surgem como alternativa mais precisa e eficaz. Imitam com fidelidade a arquitetura e função dos órgãos humanos, sendo ideais para testes farmacológicos. A iPSoCell irá produzir organóides específicos a partir de células estaminais pluripotentes induzidas (da sigla inglesa -IPSCs) derivadas ou não de pacientes. Usaremos esses modelos para validação de fármacos e avaliação de toxicidade em larga escala. O objetivo é fornecer à indústria farmaceutica soluções mais eficazes, económicas e éticas para fases pré-clínicas.

O gás natural é uma das fontes de energia mais importantes da União Europeia (UE) e cerca de 97 % deste combustível fóssil é atualmente importado. Esta dependência energética representa um problema grave, uma vez que o fornecimento de gás depende de fatores económicos e políticos externos. Os gases renováveis, como o biometano e o hidrogénio, são alternativas essenciais para atingir a independência energética e impulsionar a descarbonização da Europa até 2050. Por ter uma composição idêntica ao gás natural (≥ 95 % de metano, CH4), o biometano pode ser injetado diretamente na rede de gás existente ou utilizado como combustível automóvel, sendo, por isso, reconhecido como o substituto imediato do gás natural. A UE definiu, inclusive, uma produção anual de 35 mil milhões de metros cúbicos de biometano como meta até 2030. O biometano é obtido através de tecnologias de purificação de biogás, o qual é produzido a partir de um processo de decomposição de matéria orgânica (digestão anaeróbia). As tecnologias de purificação do biogás visam remover gases contaminantes como, por exemplo, o dióxido de carbono (CO2) e o sulfureto de hidrogénio (H2S). No entanto, os métodos convencionais de purificação do biogás são dispendiosos, consomem elevadas quantidades de energia e/ou dependem de processos físicos e químicos poluentes focados apenas na remoção dos contaminantes e não na sua captura/utilização. O PhotoUp_CH4 é uma tecnologia de purificação de biogás à base de microalgas capaz de capturar/utilizar CO2 e remover H2S numa única etapa, o que contribui para reduzir significativamente o impacto ambiental e a energia necessária, permitindo reduzir até 80 % dos custos operacionais. Esta solução constitui um processo rentável e eficiente de base biológica para transformar biogás em biometano, enquanto produz biomassa de elevado valor comercial. O PhotoUp_CH4 representa, assim, uma alternativa viável aos processos físicos e químicos atualmente disponíveis no mercado, contribuindo, desta forma, para a promoção da economia circular (waste-to-energy) e o alcance, de forma eficaz, dos objetivos da UE e da redução da dependência da indústria do biometano de incentivos e apoio financeiro.

Os fabricantes de produtos de construção enfrentam dificuldades em digitalizar os seus dados de forma estruturada e conforme às normas europeias. A nossa solução é um serviço de digitalização que organiza os dados, conforme normas europeias. Focamo-nos em fabricantes que querem preparar-se para exigências como Passaportes Digitais de Produto e integração digital. Somos diferentes porque aplicamos normas internacionais e metodologias BIM de forma prática e orientada ao contexto português. A nossa proposta é capacitar os fabricantes para operarem com dados de qualidade, interoperáveis e prontos para o futuro digital do setor.

Parte significativa do calçado em fim de vida não é reaproveitado, permanecendo esquecido e acumulado em aterros. Este comportamento, embora lamentável, ainda é bastante comum, apesar de uma crescente consciencialização sobre a importância da reutilização e reciclagem. Assim, com o objetivo de contribuir para esta mudança de hábitos, surge o projeto Shoestainable, com o intuito de produzir tapetes de automóveis sustentáveis, a partir de calçado pronto a ser descartado, através de um sistema de produção ecologicamente responsável. Deste modo, a Shoestainable tem como propósito a remanufatura, valorização e reciclagem de calçado em fim de vida, de forma a reduzir as quantidades que vão para aterro, reintroduzindo estes materiais na indústria, focando em ganhos ambientais, sociais e económicos. Os tapetes de automóveis, produzidos pela Shoestainable, são um produto inovador e sustentável, algo que, nos dias que correm, é bastante apetecível. Além disso, este produto singular pelo seu processo de remanufatura permite, ainda que minimamente, reduzir o impacto ambiental da indústria automóvel. Outros aspetos como o incentivo à mudança de hábitos e à consciencialização ambiental assim como a promoção da remanufatura, da reciclagem, da sustentabilidade, da economia circular, da valorização de resíduos, da redução de desperdícios, da ecologia industrial e da inovação, são não só pontos fortes, como também valores que a Shoestainable detém.

TALIA é uma ideia para a criação de uma plataforma digital inovadora de telemedicina, que integra inteligência artificial (IA) para monitorização remota de pacientes com doenças crónicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Conectando pacientes, dispositivos wearable (como pulseiras e relógios inteligentes) e profissionais de saúde, TALIA permite a análise em tempo real de indicadores vitais, como glicose, pressão arterial e batimentos cardíacos, proporcionando alertas preventivos e diagnósticos precoces, com planos de tratamento personalizados. A missão de TALIA é transformar o cuidado das doenças crónicas, promovendo a saúde preventiva, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e otimizando os sistemas de saúde. Ao reduzir custos com hospitalizações e tratamentos emergenciais, TALIA contribui para a eficiência dos serviços de saúde, especialmente em regiões remotas ou com recursos limitados. A plataforma pretende ser altamente escalável, sustentável e adaptável, com um enorme potencial de impacto social, económico e ambiental. TALIA destaca-se pela inovação tecnológica ao aplicar IA para monitorização contínua e antecipação de complicações, permitindo intervenções mais eficazes. Além disso, promove um modelo de cuidado acessível e sustentável, reduzindo a necessidade de deslocamentos físicos e promovendo a inclusão social, com especial foco na acessibilidade para populações economicamente desfavorecidas. Com um mercado global em crescimento, TALIA está posicionada para revolucionar o acompanhamento de doenças crónicas e transformar a forma como a saúde é gerida no futuro. O nome TALIA foi escolhido para refletir os principais valores da nossa plataforma. Cada letra simboliza um pilar do projeto: T de Telemedicine, A de Artificial Intelligence, L de Link (conexão entre pacientes, médicos e dados), I de Innovation, e A de Anticipation (diagnóstico precoce). O nome TALIA transmite modernidade e confiabilidade, com uma sonoridade fácil de lembrar, alinhada à nossa missão de oferecer uma solução tecnológica e acessível para o cuidado de doenças crónicas.

O U&ME – Unforgettable & Memorable Experiences é um projeto de impacto social desenvolvido a partir de 3 Teses de Mestrado em Estudos da Criança, por três mães especialistas na sua respetiva área. É muito mais do que um baralho de atividades baseadas em evidências científicas de aprendizagem socioemocional, desenvolvimento cognitivo e mindfulness. É uma plataforma transformadora de comunidade humana inclusiva, centrada no encontro e na coconstrução da conexão entre filhos e seus cuidadores, alargada para outras relações de 1 para 1!

O reconhecimento de materiais e objetos nos seus ambientes naturais é fundamental para a automação e relevante em diversas aplicações. Os métodos de medição ótica são particularmente eficazes para a deteção remota. A Unified Sensing propõe-se desenvolver sistemas de sensorização que permitam reconhecer materiais e objetos com elevada precisão, através da medição de múltiplas propriedades óticas, assistidos por Inteligência Artificial.