SpinUM – Concurso de Ideias de Negócio

O SpinUM é um concurso de ideias de negócio que pretende apoiar e premiar ideias/projetos inovadores com elevado potencial comercial através do acesso a mecanismos de financiamento adequados e a parcerias de negócio estratégicas.

O concurso destina-se à comunidade da Universidade do Minho, por isso, se é docente, investigador (incluindo bolseiros), aluno ou alumni pode candidatar-se.

O SpinUM distribui prémios monetários e oferece serviços de apoio, sendo as candidaturas avaliadas tendo em conta critérios como o potencial de mercado, a qualidade da ideia e a capacidade demonstrada para a sua execução.

O conhecimento é o melhor negócio

O que é?

Concurso de ideias de negócio que visa estimular uma cultura empreendedora na Universidade do Minho e selecionar ideias de negócio inovadoras em torno das quais se perspetive a criação de novas empresas de forte conteúdo inovador com potencial de crescimento.

Para quem?

Destina-se a docentes, alunos ou alumni da Universidade do Minho, de qualquer nacionalidade, concorrendo individualmente ou em equipa até um máximo de cinco elementos.

Podem ainda candidatar-se promotores de ideias/projetos que, não tendo ligação formal à Universidade do Minho, integrem equipas compostas por, pelo menos, um aluno ou ex-aluno.

Como se candidatar?

Preenchimento online do formulário de candidatura, ao qual se deve anexar o curriculum vitae de cada elemento da equipa.

Cada promotor ou equipa de promotores só poderá apresentar uma ideia/projeto a concurso.

As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 4 de fevereiro de 2022.

A avaliação?

As candidaturas são avaliadas por um júri especificamente constituído para o SpinUM tendo em conta os seguintes critérios:

  • Grau de Inovação: As ideias devem ser originais, exequíveis e apresentar vantagens competitivas a nível financeiro, económico, social e ambiental.
  • Desenvolvimento da ideia: As ideias devem demonstrar o estado de desenvolvimento em que se encontram, sendo suscetíveis de dar origem ao aparecimento de um novo produto e ou serviço, com novas características e potencial de escalabilidade.
  • Potencial de Mercado: Deve ser demonstrada a existência de mercado e a clara necessidade da solução apresentada, bem como a solidez e coerência do modelo de negócio.
  • Impacto na Sociedade: Deve ser demonstrada a contribuição da ideia para o desenvolvimento da sociedade, nomeadamente em termos económicos, sociais, ambientais ou culturais.
  • Equipa: Deve ser demonstrada a capacidade da equipa (experiência e áreas de competência) em implementar a ideia, bem como o seu comprometimento pessoal e financeiro.
  • Qualidade da Comunicação: Deve ser demonstrada a criatividade, clareza e a capacidade de comunicação.

Prémios

O SpinUM distribui prémios monetários e oferece serviços de apoio à criação de empresas num valor total de 11.500 euros ao 1º, 2º e 3º classificados.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Concurso.


Documentação

Cartaz

Folheto

Regulamento

Formulário de Candidatura


Fale connosco!

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.