GAPI

UMinho ocupa o 2.º lugar, a nível nacional, nos pedidos de patentes na Europa

05/04/2022
UMinho ocupa o 2.º lugar, a nível nacional, nos pedidos de patentes na Europa

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) acaba de divulgar os dados referentes aos pedidos de patente depositados em 2021, tendo-se verificado um aumento de 4,5%, no caso de Portugal o total de pedidos foi de 286, o que representa o crescimento mais significativo, correspondente a 13,9% face ao período anterior.

Consultando o “Top 10” de requerentes nacionais, verifica-se que a Universidade do Minho ocupa o 2.º lugar, com 13 pedidos de patentes na Europa, destacando-se como  requerente mais ativo ao nível das universidades ou institutos de investigação, os quais por si só contribuem com 45% do total dos pedidos de patentes.

Na senda da missão da UMinho – «gerar, difundir e aplicar conhecimento» –, a TecMinho fomenta a inovação, ao auxiliar a comunidade académica na proteção dos seus ativos intelectuais, promovendo igualmente o empreendedorismo e valorização, impulsionando novas oportunidades de desenvolvimento social, económico, científico e tecnológico baseadas no Conhecimento e na Inovação gerados pela comunidade académica da Universidade do Minho.

Para estatísticas detalhadas, deverá ser consultado o “Índex de Patentes do IEP 2021” em www.epo.org/patent-index2021.

Fale connosco, se tiver dúvidas sobre a Proteção da Propriedade Industrial.