GAPI

UMinho é a universidade portuguesa com mais pedidos de patentes

12/12/2022
UMinho é a universidade portuguesa com mais pedidos de patentes

De acordo com o estudo “Barómetro Inventa - Patentes Made in Portugal 2022” realizado pela consultora Inventa Internacional, a Universidade do Minho permanece no topo deste ranking anual como a instituição portuguesa de ensino superior com mais pedidos de patentes em 2021. O resultado corrobora o investimento da academia na inovação e a sua ligação ao tecido económico-social.

Esta lista agrega os registos que deram entrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no Instituto Europeu de Patentes, na Organização Mundial da Propriedade Intelectual, no Instituto Norte-Americano de Marcas e Patentes, no Instituto Chinês de Patentes, no Instituto de Propriedade Intelectual do Canadá e no INPI do Brasil. O resultado reforça, também, o papel da TecMinho como Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial, refletindo o apoio prestado aos investigadores da Universidade do Minho na proteção das suas invenções.

Entre os novos pedidos de patente submetidos pela UMinho em 2021, as engenharias apresentam-se como a área de conhecimento predominante. Destas, o Departamento de Engenharia Biológica apresenta-se como o mais ativo, seguido pelo Departamento de Eletrónica Industrial e Departamento de Engenharia de Polímeros.

Como Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial (GAPI), a TecMinho apoia os inventores e acompanha todo o processo de proteção das suas invenções.

Caso tenha interesse em obter mais informações sobre qualquer uma das diferentes modalidades de proteção da propriedade industrial (patentes, desenhos ou marcas), entre em contacto com o GAPI através do email gapi@tecminho.uminho.pt . Teremos todo o prazer em esclarecer as suas questões.