Comercialização C&T

Tecnologias vencedoras do concurso iProof apresentam os resultados das suas provas de conceito

27/06/2023

No passado dia 21 de junho, realizou-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) o evento de apresentação dos 15 finalistas das provas de conceito dos parceiros do projeto UI-Transfer.

Em representação da TecMinho, estiveram as 3 tecnologias vencedoras do concurso de provas de conceito - iProof:

A tecnologia “EARLY”, representada pela investigadora Ivone Martins do Centro de Engenharia Biológica (CEB), que propõe o uso de bacteriófagos no combate à doença de Alzheimer;

A tecnologia “LiquidGBM”, representada pela investigadora Céline Gonçalves do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), que está a desenvolver uma nova ferramenta de biópsia líquida para tumores cerebrais;

A tecnologia “TumorHunt”, representada pelo investigador Hugo Dinis do Centro de Sistemas Microeletromecânicos (CMEMS), que propõe a utilização de uma sonda fotoacústica de ultrassons para resseções tumorais.

No final do evento, foi identificado um vencedor em cada uma das áreas das provas de conceito finalistas (saúde, biotecnologia e engenharia e aplicações industriais), tendo sido distinguidas as tecnologias “Platgen”, “OceanCare” e “GreenNanoVax” da UTAD e Universidade do Porto, respetivamente.

O evento realizou-se no âmbito do projeto UI-Transfer, um projeto que visa aumentar o potencial de valorização do conhecimento científico e tecnológico, liderado pela UTAD, em parceria com a TecMinho, Universidade do Porto, Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra.

Esta iniciativa é apoiada pelo projeto UI-Transfer, cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).