Programa TEC+ impulsiona a valorização de 6 tecnologias da UMinho
Terminou, no passado dia 30 de outubro, o Programa de Aceleração de Tecnologias – TEC+, promovido pela TecMinho. O programa reuniu 12 participantes de diferentes centros de investigação da UMinho, divididos por 6 grupos de trabalho dedicados à valorização de tecnologias do portefólio da TecMinho/UMinho.
Durante 5 semanas, os participantes tiveram oportunidade de beneficiar de um conjunto de workshops na área de aceleração e valorização tecnológica e de aperfeiçoar os seus conhecimentos em reuniões complementares de mentoria. Todo o programa teve por base a metodologia learn by doing, privilegiando atividades desenvolvidas pelos próprios participantes, aplicadas a tecnologias reais, desenvolvidas pelos membros dos grupos de trabalho.
O programa culminou com a sessão final, onde os participantes presentes tiveram oportunidade de conhecer o percurso profissional de Cláudio Carvalheira, antigo diretor-geral da New Textile (spin-off da UMinho), e de partilhar com a audiência o plano de valorização que definiram para as tecnologias. No painel de convidados, esteve, ainda, presente Marco Sousa, coordenador da Unidade de Propriedade Industrial da TecMinho. A moderação da sessão ficou a cargo de Filipe Soutinho, consultor na área da inovação e gestão estratégica, e dinamizador do programa.
A TecMinho parabeniza todos os presentes pelo sucesso alcançado no Programa TEC+, mantendo-se ao dispor para continuar a apoiar os investigadores da UMinho no processo de valorização e transferência das suas tecnologias.
Esta iniciativa é cofinanciada no âmbito do projeto "POCH Skills 4 Pós-Covid – Competências para o Futuro no Ensino Superior".