Formação & Desenvolvimento

TecMinho e CIM Cávado apostam na Educação Consciente

09/05/2022
TecMinho e CIM Cávado apostam na Educação Consciente

A TecMinho é a entidade formadora responsável pela operacionalização do curso de formação-açãoEducar Fora da Sala de Aula – Ferramentas de Educação Consciente para Pessoal Não Docente”, que iniciou no passado mês de abril em três dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado). Os destinatários desta intervenção formativa são assistentes operacionais dos estabelecimentos de ensino público geridos pelos Municípios de Amares, Esposende e Vila Verde.

Esta formação visa contribuir para que os assistentes operacionais, agentes no processo de mediação para a aprendizagem, sejam dotados de ferramentas/técnicas/estratégias de Educação Consciente, que lhes permita sentirem-se empoderados e com recursos pessoais e profissionais para promoverem um ambiente educativo estável e harmonioso. É expectável que a frequência deste curso tenha um impacto positivo nas práticas efetivas quotidianas dos contextos educativos onde os assistentes operacionais intervêm, desencadeando um conjunto de mudanças organizacionais ao nível da área destes profissionais.

A TecMinho irá implementar, até dezembro de 2022, 4 edições deste curso, de 111 horas cada uma. No total, serão 444 horas de formação, envolvendo cerca de 80 assistentes operacionais pertencentes a estabelecimentos de ensino público dos municípios de Amares, Vila Verde e Esposende. Estas ações de formação serão implementadas nas pausas letivas, por conveniência e maior disponibilidade destes profissionais.

O curso de formação-ação “Educar Fora da Sala de Aula – Ferramentas de Educação Consciente para Pessoal Não Docente” integra o Plano de Formação para a Modernização e Capacitação da Administração Local da NUT III Cávado, candidatado ao Aviso NORTE-62-2018-34, sendo o seu principal foco contribuir para a aquisição e/ou aprofundamento de competências profissionais associadas a processos de modernização e de desenvolvimento organizacional.

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.