GAPI

Sessão de informação sobre a Patente Unitária Europeia

02/05/2023
Sessão de informação sobre a Patente Unitária Europeia

A TecMinho, juntamente com a J. Pereira da Cruz e a Universidade do Minho, organizaram uma sessão de informação gratuita sobre a patente unitária europeia, um novo sistema de proteção por patente do Instituto Europeu de Patentes, que entrará em vigor a 1 de Junho de 2023.

As oradoras convidadas, Dra. Maria João Nunes e Dra. Joana Eugénio (J. Pereira da Cruz), explicaram o atual sistema europeu de patentes e as principais vantagens e alterações que o novo sistema de Patente Europeia com efeito unitário oferece. Este novo sistema da Patente Europeia com efeito unitário proporcionará uma proteção uniforme que abrangerá, aquando da sua entrada em vigor, 17 estados-membros da União Europeia (UE).

A sessão ocorreu no passado dia 28 de Abril no espaço B-Lounge no Campus de Azurém e contou com a presença de investigadores da comunidade científica da Universidade do Minho e empreendedores da região.

Este evento reforça o papel da TecMinho como Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial (GAPI) e o apoio prestado a todos os inventores ao longo do processo de proteção das suas invenções. Estamos à disposição caso pretenda proteger uma nova invenção ou obter mais informações (gapi@tecminho.uminho.pt).

Esta iniciativa foi apoiada pelo projeto UI-Transfer, cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).