Formação & Desenvolvimento

Projeto B-Side Life Skills entre os dez selecionados para programa internacional sobre Equidade em Educação

09/03/2022

A “B-Side Life Skills” da TecMinho foi um dos 10 projetos vencedores do concurso internacional Social Innovation Fellowship 2022, sendo o único de Portugal. O programa é promovido pela Steelcase, empresa multinacional sediada nos Estados Unidos que atua nas áreas do mobiliário de escritório e produtos arquitetónicos e tecnológicos para ambientes de educação e saúde. Através do Steelcase´s Social Innovation Lab e da Steelcase Foundation, destaca-se, igualmente, no desenvolvimento de programas no âmbito da Inovação Social, Educação e Comunidade. A TecMinho junta-se, assim, a entidades, projetos e “creative problem solvers” que, a nível mundial, abordam questões relacionadas com equidade e bem-estar em Educação.

Contando com um prémio monetário de apoio à participação, a TecMinho iniciou um programa internacional de aceleração de quatro meses, onde os dez projetos selecionados recebem ferramentas, formação e suporte para a construção do seu protótipo de trabalho. Recebem, ainda, acesso a consultoria especializada e workshops online onde a cocriação e a interação criativa e participativa são notas dominantes face aos desafios envolvidos no processo de desenvolvimento de um projeto de Inovação Social.

A B-Side Life Skills assume-se como um dispositivo de desenvolvimento pessoal e profissional, bem como de empoderamento dos estudantes do ensino superior, no sentido do os capacitar para tomarem decisões mais conscientes e abordarem a sua trajetória de carreira através de um “mindset” de possibilidade e capacidade para alcançar os resultados que ambicionam.

O Steelcase Social Innovation Fellowship Program tem sempre subjacente uma questão central associada à temática da equidade na Educação, tendo como referência um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O desafio deste ano aborda as barreiras à educação de qualidade, perguntando: “Como podemos reimaginar os sistemas de apoio aos estudantes durante a transição para o ensino superior ou para o mercado de trabalho?”.

Para além da TecMinho com a B-Side Life Skills, o programa conta com as seguintes entidades e projetos:

• American Red Cross Los Angeles Region: READYteens Program
  • Bennett College: Reimagining Student + Alumnae Relationships
  • Grand Valley State University, Center for Educational Partnerships: The Future Educators of Color Network
  • Innovation, Design, and Entrepreneurship Academy (IDEA) at Rutgers University: College Learning Lab (ColLab)
  • Multiplicity Design: Perception
  • NEST4US: NEST Tutors
  • Prosperity Design Labs: Career Snapshots
  • ReDI School of Digital Integration Munich: ReDI for SkillUp: Learning to Learn for Tech
  • SuitUp Incorporated: Life After SuitUp Alumni Program

Para mais informações: