GAPI

Partilha de experiências e visões no webinar "A proteção de conhecimento como ferramenta para inovar"

08/11/2021

O webinar "A proteção de conhecimento como ferramenta para inovar", organizado pela TecMinho no passado dia 4 de Novembro, deu a oportunidade a diferentes intervenientes do sistema da Propriedade Industrial (PI) de partilhar a sua perspetiva e experiências no que se refere à importância da PI como ferramenta relevante para a geração de valor acrescentado.

O evento foi moderado por Filipe Soutinho, diretor-geral da TecMinho, e contou com a presença de Marco Sousa, Coordenador do Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial da TecMinho, Telmo Vilela, Diretor Principal para a Cooperação Internacional e a Academia do Instituto Europeu de Patentes (EPO), Eduardo Pinto, Vogal Executivo da ANI e Eugénio Ferreira, Vice-Reitor para a Investigação e Inovação da UMinho.

A proteção do conhecimento é uma área importante para a Universidade do Minho, como resulta comprovado pelos dados do primeiro semestre deste ano divulgados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Com efeito, a Universidade do Minho liderou o ranking de pedidos de invenções nacionais entre as entidades académicas do país, contribuindo significativamente para a constatação da região norte como uma região fortemente inovadora, com a maior percentagem de novos pedidos apresentados no INPI (35,1%) neste período.

Conforme analisado no evento, as estatísticas refletem que a proteção do conhecimento é um tópico cada vez mais relevante no país, apesar de nas estatísticas ainda constarmos como um dos países da Europa com números inferiores à generalidade no que concerne à submissão de novos pedidos de patentes per capita. Posto isto, e sendo a proteção do conhecimento uma ferramenta para a sua valorização económica, é fundamental manter e estimular esta tendência, correndo o risco, caso contrário, de colocarmos em causa a capacidade de inovação e a competitividade do país.

O webinar foi co-financiado pelo projeto UI-CAN no âmbito do Compete 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu da União Europeia.

Na TecMinho, estamos disponíveis para o ajudar no processo de proteção das suas invenções.

Fale connosco!