Formação & Desenvolvimento

Lançamento do projeto Erasmus+ "AI Pioneers - IA e o futuro da Educação"

13/03/2023
Lançamento do projeto Erasmus+ "AI Pioneers - IA e o futuro da Educação"

A TecMinho é uma das entidades parceiras do projeto Erasmus+ "AI Pioneers", que teve o seu início a 23 e 24 de fevereiro, em Bremen (Alemanha) com a primeira reunião da parceria deste projeto. A parceria integra 10 entidades provenientes de Alemanha, Chipre, Espanha, Estónia, Grécia, Itália, e Portugal.

O projeto Erasmus+ "AI Pioneers" centrar-se-á na construção de uma rede sustentável de pioneiros da Inteligência Artificial (IA) na Educação/Formação, envolvendo educadores e formadores, investigadores, e decisores políticos. O projeto focará também o desenvolvimento de recomendações políticas, ferramentas, e diretrizes de implementação para os pioneiros de IA, bem como na identificação, desenvolvimento, e teste de casos de utilização de IA na Educação.

A TecMinho será a entidade responsável pela criação de uma rede de referência de AI Pioneers (formadores, intervenientes, decisores políticos e planeadores educacionais) para promover a utilização e o ensino de IA na Educação de Adultos e Formação Profissional Inicial e Contínua.

Os restantes resultados do projeto AI Pionners incluem: a criação de recomendações, conjuntos de ferramentas e diretrizes de implementação para o uso ético e digno de confiança da IA na Educação/Formação para os AI Pioneers/Pioneiros de AI, bem como a identificação e pilotagem de casos de utilização prática da IA na Educação; o desenvolvimento de um suplemento ao DigCompEDU (Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores), descrevendo as aptidões e competências dos professores e formadores relacionados com a Inteligência Artificial na Educação.

O envolvimento de intervenientes relevantes, tais como empresas e escolas profissionais, está no centro do projeto.

Contactos:

Ana Dias: anadias@tecminho.uminho.pt