Projeto PatENT capacita jovens migrantes para o empreendedorismo

O projeto Erasmus+ "PatENT - Entreprenership for Migrants", que a TecMinho integra em parceria com cinco entidades europeias, chega ao seu final, apresentando os resultados de dois anos do projeto. A parceria criou vários recursos educativos, formação (em mobilidade e online), investigação sobre empreendedorismo migrante e um documentário, os quais foram apresentados publicamente no passado dia 8 de março, na Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas (Porto).
“Estamos a encorajar jovens migrantes a traçarem o seu caminho, com abordagens educativas de apoio à criação e gestão de empresas, ao registo de patentes e marcas em vários ramos de atividade e ao empreendedorismo entre os próprios migrantes”, explica Ana Dias, a coordenadora do projeto PatENT em Portugal e responsável do Centro e-learning da TecMinho.
A iniciativa envolveu profissionais do setor da juventude dos países parceiros (Portugal, Lituânia, Estónia, Alemanha e Irlanda) e empreendedores migrantes oriundos de várias geografias. Em paralelo, o projeto realizou um programa intensivo de formação na Lituânia para reforçar competências de profissionais e instituições do setor da juventude que focam este grupo-alvo, lançou um centro educativo PatENT e recursos para que outras entidades possam criar o seu próprio centro/hub educativo de apoio ao jovem empreendedor migrante.
O projeto "PatENT - Entrepreneuship for Migrants" junta como entidades parceiras a Vilnius Tech (Lituânia), AY Institute (Lituânia), Outside Media (Alemanha), Learning Library (Estónia) e Momentum Consulting (Irlanda). “Tem sido um percurso intenso”, recorda Ana Dias. No início, a equipa avaliou as oportunidades nacionais e europeias para migrantes empreendedores. Depois, estabeleceu seis hubs/centros educativos de empreendedorismo e formação (um por país parceiro, como a TecMinho em Guimarães) orientados para partilhar informação e capacitar atividades neste âmbito. Estes centros vão continuar o trabalho após o término do PatENT, “face à relevância dos migrantes no panorama europeu”.
O consórcio produziu igualmente um documentário com histórias de migrantes no mundo do empreendedorismo. “São 40 minutos inspiradores sobre o que é ser empreendedor migrante, desde esse começo, os desafios enfrentados, os conselhos a fixar ou as experiências a registar patentes de ideias inovadoras”, ilustra Ana Dias. O filme traz 12 percursos de vida de jovens do Egito, Ucrânia, Cuba, Nicarágua, México, Roménia, Uganda e Rússia na procura de formas inovadoras de rendimento noutro contexto, que se fixaram em Portugal, Alemanha, Lituânia, Estónia e Irlanda.
Organizada em parceria com a Huellatina, associação sem fins lucrativos de apoio a migrantes da América Latina em Portugal, a conferência de apresentação dos resultados do projeto decorreu a 8 de março, numa sala cheia de participantes interessados em saber mais sobre empreendedorismo em comunidades migrantes, evento que incluiu, ainda, temas como financiamentos ao empreendedorismo migrante (por Adriano Fidalgo, da Astrobábio - Orientação e Estratégia), o programa Erasmus para Jovens Empreendedores (por Anabel Goulart, da TecMinho), Empreendedorismo, formalidades e imigrantes (por António do Aido, da Associação Huellatina), com momentos para debate e networking.
A sessão contou, também, com a apresentação de um negócio de um jovem migrante em Portugal, oriundo da Colômbia.
Ainda no âmbito do projeto PatENT, documentário "Migrants can Patent" foi apresentado a 15 de fevereiro, no Porto. Este documentário da vida real procura retratar o tema das migrações, do empreendedorismo e das patentes, através de histórias comoventes e de percursos de vida de jovens provenientes do Egito, Ucrânia, Cuba, Nicarágua, México, Roménia, Uganda, Rússia, na procura de novas e inovadoras formas de rendimento, noutro País e noutro contexto de vida.
Produzido e realizado pela TecMinho, o documentário pretende realçar o poder da resiliência e da inovação na construção de carreiras de sucesso pela comunidade migrante.
Mais informações:
- Projeto PatENT: https://migrants-can-patent.eu/
- Hub/centro educativo online PatENT: https://patent-hub.eu/ , onde se encontram disponíveis materiais desenvolvidos pela equipa PatENT.
- Documentário "Migrants can Patent": https://www.youtube.com/watch?v=x7R28hma2NI
Coordenação do projeto em Portugal: Ana Dias (anadias@tecminho.uminho.pt)
Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.