AI Pioneers - Artificial Intelligence in Education & Training

Logo do projeto AI Pioneers

O poder transformador da Inteligência Artificial (IA) abrange diferentes setores, incluindo a Educação, mas ainda não é claro qual será o impacto exato da IA na aprendizagem, ensino e também na política (europeia).
Para professores e formadores na Educação de Adultos e Formação Profissional, existem muitos usos da IA, tais como novas formas de adaptar os conteúdos de aprendizagem às necessidades dos alunos, novos processos de avaliação, e melhorar a orientação dos alunos.
Os sistemas de IA podem ajudar a interpretar as atividades de Educação de Adultos e Formação Profissional e ligar a aprendizagem teórica e prática.
Há uma necessidade contínua de melhorar o conhecimento e a compreensão das tecnologias emergentes, e também de adotar uma abordagem multifacetada da sua utilização na educação.

Questões de investigação:

  • Que enquadramento permite o desenvolvimento, a longo prazo, de uma rede de pioneiros na Educação de Adultos e na Educação e Formação Profissional no que respeita à utilização da inteligência artificial?
  • Até que ponto a IA já está a ser aplicada no ensino de adultos e no ensino profissional em diferentes países da Europa?
  • Quais são as implicações da aplicação da IA para a proteção de dados, ética e valores europeus?

Abordagens do projeto:

Que enquadramento permite o desenvolvimento, a longo prazo, de uma rede de pioneiros na Educação de Adultos e na Educação/Formação Profissional no que respeita à utilização da inteligência artificial?
Até que ponto a IA já está a ser aplicada na Educação de Adultos e no Ensino Profissional em diferentes países da Europa?
Quais são as implicações da aplicação da IA para a proteção de dados, ética e valores europeus?

Abordagem de investigação:

Um total de 10 parceiros de sete países da UE estão envolvidos na rede do projeto "AI Pioneers" (Alemanha, Grécia, Portugal, Itália, Espanha, Chipre, Estónia). Os atores do projeto e outros intervenientes na Educação de Adultos e Educação e Formação Profissional nos países dos parceiros do projeto participantes serão também envolvidos.

Resultados:

O projeto Erasmus+ "AI Pioneers" centrar-se-á na construção de uma rede sustentável de pioneiros da Inteligência Artificial (IA) na Educação/Formação, envolvendo educadores e formadores, investigadores, e decisores políticos. O projeto focará também o desenvolvimento de recomendações políticas, conjuntos de ferramentas, e diretrizes de implementação para os pioneiros de IA, bem como na identificação, desenvolvimento, e teste de casos de utilização de IA na Educação.

  1. O projeto desenvolverá uma rede de referência de AI Pioneers (formadores, intervenientes, decisores políticos e planeadores educacionais) para promover a utilização e o ensino de AI na Educação de Adultos e Formação Profissional Inicial e Contínua.  Os AI Pioneers atuarão como pontos de referência para a conceção e implementação de futuros projetos educacionais relacionados com a IA a nível regional, nacional e europeu.
  2. O projeto produzirá recomendações, conjuntos de ferramentas e diretrizes de implementação para os AI Pioneers (formadores/docentes, interessados, decisores políticos e planeadores educacionais) a nível organizacional e sistémico, e divulgará e explorará o uso da IA na Educação e Formação.
  3. Através da identificação, desenvolvimento e uso piloto de casos de inteligência artificial na educação, o projeto desenvolverá um suplemento ao Quadro Europeu DigCompEDU, descrevendo as aptidões e competências dos professores e formadores relacionados com a Inteligência Artificial na Educação.

Site do projeto: https://aipioneers.org


Nome do projeto: AI and the future of Education
Sigla: AI Pioneers
Programa: ERASMUS-EDU-2022-PI-FORWARD
Autoridade: Agência Executiva Europeia para a Educação e Cultura
Início: 01/01/2023  Final: 31/12/2025
Duração do projeto: 36 meses

Parceria:


logo da UE. Cofinanciado pela União EuropeiaFinanciado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.

                

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.